30 de janeiro de 2023

CARNAVAL 2023 COM BLOCOS NAS RUAS: VEJA COMO FATURAR MAIS!

Compartilhe

Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.

O carnaval de 2023, com blocos nas ruas, promete um grande movimento e um bom faturamento para comerciantes e prestadores de serviços. Turismo, restaurantes, venda de alimentos e bebidas, comércio de roupas e adereços são alguns dos negócios que podem lucrar mais com a tradicional festa brasileira.

Veja estas dicas de como faturar mais com o carnaval de 2023:

TENHA PRESENÇA DIGITAL – decore o seu site com motivos carnavalescos, assim como seus anúncios, pop-ups, landing pages, etc. O mesmo vale para a presença da sua empresa nas redes sociais, com conteúdo útil dando dicas para o carnaval e também anúncios e promoções com muita cor, confete e serpentina.

PROMOVA SUA MARCA ONLINE – aproveite o momento em que as pessoas procuram por festividades no Google, nas redes sociais e em outros canais virtuais para promover sua marca digitalmente durante o período do carnaval. Por exemplo, use hashtags relacionadas às festividades na hora da publicação dos posts nas redes sociais — assim é possível engajar mais usuários da web interessados no assunto.

Prepare conteúdos criativos, use vídeos, imagens e postagens engraçadas com marcação de amigos, hashtags e legendas divertidas para despertar o interesse dos usuários nas redes sociais. Lembre-se de compartilhar conteúdo relevante sobre as características da empresa com seus posts promocionais.

NEGOCIE COM OS FORNECEDORES – para ter um bom lucro é preciso comprar bem: faça uma boa negociação com os fornecedores. Detalhe importante: não dependa apenas de um único fornecedor para itens que vendem bastante, pois você poderão ficar sem condições de repor o seu estoque. Tenha sempre várias opções.

TREINE SEU TIME – seus vendedores precisam estar treinados e motivados com prêmios e comissões para vender mais e dar o melhor atendimento aos clientes.

DECORE SUA LOJA – o carnaval é perfeito para uma decoração alegre e descontraída das vitrines e de toda a loja com muita cor e alegria. O cliente precisa sentir esse clima com todos os sentidos. Decore o ambiente e, conforme seu setor de atuação, invista em adereços para os funcionários, principalmente aqueles que têm contato direto com o cliente. Tome bastante cuidado para não exagerar e desviar o foco dos clientes do que realmente importa: os produtos à venda.

FAÇA PARCERIAS – analise com quais outros empresários ou associações comerciais você pode fazer parcerias. Lembre-se que a união faz a força e um setor ajuda o outro em suas vendas, inclusive com propaganda conjunta.

ESCOLHA OS MELHORES PRODUTOS – analise seu público-alvo e o tipo de mercadoria que estão buscando. Depois, procure por fornecedores que ofereçam esse produto com qualidade e volume necessários para atender à demanda. Observe também o mercado atual e veja quais são as tendências na música, na moda e na internet.

FAÇA PROMOÇÕES TEMÁTICAS – ofereça descontos nos seus produtos e serviços durante o período de carnaval. Ofereça brindes exclusivos com compras acima de determinado valor — junto com cupons usados para obter desconto em compras futuras — permitindo a geração de leads qualificados que podem resultar em futuras vendas.

E-COMMERCE – COMO LUCRAR COM O CARNAVAL DE 2023.    

AJUSTE SEU LAYOUT – tenha uma identidade visual com cores vivas, elementos que fazem alusão à data e um nome chamativo para a sua campanha de marketing. Reproduza a mesma identidade na divulgação e comunicação com o consumidor utilizando o mesmo layout para e-mails, posts para redes sociais, blogs e demais ações.

FAÇA PROMOÇÕES– o comércio on-line é perfeito para se fazer promoções, especialmente as que usam os gatilhos mentais, como compre antes que acabe, só hoje, oferta imperdível, etc. Ofereça também desconto no produto por categoria; desconto progressivo; cupom para a próxima compra; frete grátis. Se seus produtos são adequados para a data, crie uma página dedicada ao carnaval, destacando suas melhores ofertas e itens. E lembre-se de divulgar as promoções em todos os canais da empresa. Aproveite também para girar o estoque parado, oferecendo boas condições aos compradores. Cupons de desconto com temática carnavalesca ou um brinde festivo são boas pedidas.

PENSE EM TODOS OS PÚBLICOS – há pessoas que não curtem o carnaval e preferem viajar e ter sossego. Esse público pode estar interessado e outros tipos de produtos e não pode ser esquecido. Por exemplo, móveis e decoração, alimentos e bebidas e delivery. Se o seu E-commerce seja de um nicho que realmente não se encaixe com a temática carnavalesca, inove criando um carnaval próprio para o seu setor. Uma ideia é a “Folia Geek”, oferecendo promoções em itens selecionados. E crie também conteúdos originais e relevantes nas redes sociais e e-mails marketing.

ESTEJA PRESENTE NAS REDES SOCIAIS – as plataformas mais populares para pesquisar o melhor produto são: Instagram (66%); Youtube (51%); Facebook (36%); TikTok (11%). Diversifique o texto, imagens e vídeos, para atingir camadas diferentes do seu público.

CRIE EMBALAGENS PERSONALIZADAS – utilize a identidade visual estabelecida para a campanha, além de complementar com pequenos brindes. Caso deseje dar um toque a mais, embale o pedido com papéis coloridos e use confetes e serpentina para proteger as mercadorias.

FAÇA PÓS-VENDA – conquiste seu cliente dando um suporte pós-venda. Ofereça serviços como suporte humanizado, com atendentes treinados para responder a eventuais dúvidas; desconto para a próxima compra, incentivando a recompra e a fidelização de clientes; newsletter com conteúdo exclusivo e voltado para seu segmento, com uma mistura de curiosidades, publicidade e novidades do seu e-commerce.

FAÇA PESQUISAS – de satisfação e avaliações. Assim, você pode mensurar a eficácia de suas estratégias e traçar novas táticas para atingir um público maior e de maneira mais uniforme.