1 de abril de 2021

COLOQUE SEU SITE NA PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE. VEJA ESTAS DICAS!

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USE BOAS PALAVRAS-CHAVE – As palavras-chave são os elementos que ligam seu conteúdo ao seu público-alvo. Quando uma pessoa vai procurar alguma coisa no Google, ela digita uma palavra-chave. Por exemplo: salgadinho, ou salgadinhos para festa, salgadinhos gourmet, salgadinhos bairro pinheiros, etc.

Nem sempre as palavras-chave mais populares representam as melhores alternativas para você. Isso porque elas podem ser concorridas demais, sendo exploradas por diversas empresas em seus conteúdos. Por isso tente usar palavras-chave diferenciadas. Em muitos casos, vale mais a pena investir em palavras-chave long tail, que apresentam menor volume de tráfego se utilizadas sozinhas, mas atingem perfis de consumidores mais específicos.

DEFINA SUA PERSONA – é um personagem fictício que serve como modelo de cliente ideal para sua empresa, reunindo seus dados demográficos  – sexo, idade, classe social, etc. – com características mais abstratas, como hobbies, necessidades, desejos etc. Com base na persona, você pode selecionar os tópicos que podem causar maior interesse e, a partir disso, buscar as palavras-chave que melhor se encaixam em sua estratégia.

USE FERRAMENTAS  – Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para você encontrar as melhores palavras-chave que irá utilizar nos seus conteúdos. Exemplos comuns são o SEMRush, o Ahrefs e o Ubersuggest.

CRIE CONTEÚDOS RELEVANTES E QUALIFICADOS – é preciso se adequar aos padrões de qualidade do Google para figurar na primeira página. Ele sempre dá prioridade considerando a relevância e a qualidade dos conteúdos.

Para convencer o Google que o seu conteúdo é adequado ao usuário, você precisa desenvolvê-lo em uma estrutura que facilite a experiência do público. No caso de blogposts, por exemplo, é fundamental utilizar parágrafos curtos, , a fim de tornar o texto mais escaneável para o leitor. O uso de elementos visuais também ajuda nesse aspecto.

UTILIZE LINK BUILDING – Trata-se de conseguir que outros sites incluam em seus conteúdos links direcionando o leitor para as suas páginas. Isso pode ser feito de modo orgânico (natural) ou partir de parcerias. Quando sites e blogs  que gozam de boa autoridade incluem links para os seus materiais, você ganha pontos com o Google.

Para conseguir esses links, é uma boa ideia investir na produção de conteúdos interativos. Esse tipo de material carrega grande originalidade e alto potencial de engajamento, o que motiva outros sites e blogs a indicá-los aos seus próprios leitores.

OTIMIZE SUAS IMAGENS PARA SEO – A busca visual é uma das grandes tendências de SEO para os próximos anos. Utilizando ferramentas como o Google Lens e o Pinterest Lens, os consumidores já são capazes de realizar pesquisas a partir de imagens, encontrar os produtos que buscam, e realizar compras. Para que tudo isso funcione, as empresas precisam otimizar suas imagens para SEO.

As imagens tornam praticamente todos os tipos de conteúdo mais agradáveis aos leitores, facilitando a retenção de informações e a própria compreensão da audiência. Dessa forma, são elementos indispensáveis para a criação de conteúdos realmente autênticos e qualificados. O ideal é colocar  uma legenda na imagem com palavras-chave adequadas.

Atenção: use imagens leves, que não alterem o tempo de carregamento da página. Afinal, sites lentos são percebidos de forma negativa pelos usuários, que rapidamente associam esse aspecto à reputação da marca.

ENFATIZE A LOCALIZAÇÃO – Para estabelecer relações duradouras com seus prospects, é preciso ser transparente sobre a realidade da sua empresa. Isso inclui deixar evidente sua missão, visão, valores e, claro, sua localização. Acontece que esse não é apenas um fator para aumentar a confiança no seu negócio, mas também é fundamental para o SEO local.

O SEO local utiliza a localização dos usuários para recomendar empresas fisicamente próximas a eles. Torna-se fundamental, portanto, não apenas para o rankeamento no Google, mas para a própria relevância da marca na região.

Ao enfatizar a localização, você possibilita que o seu negócio seja exibido, também, no Google Maps, levando ainda mais visitantes para os seus estabelecimentos físicos.

USE UMA META-DESCRIÇÃO ATRATIVA – A meta-descrição é o pequeno texto que aparece abaixo do título e da URL das páginas indexadas pelo Google. Elas são extremamente importantes por dois motivos: ajudar o Google  a compreender do que se trata o texto e atrair o interesse do consumidor. Por isso, suas meta-descrições precisam ser chamativas, sucintas e, de preferência, incluir a palavra-chave.

Exemplos de meta-descrição:

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FIQUE ATENTO ÀS TENDÊNCIAS DE SEO –  os critérios de seleção do Google passam por mudanças frequentes. É fundamental acompanhar os movimentos do Marketing Digital e mapear as alterações nos critérios utilizados, de modo a manter seus conteúdos sempre otimizados, alcançando posições cada vez melhores.

Há algum tempo, por exemplo, o mecanismo de busca atualizou seu algoritmo em uma tentativa de aperfeiçoar os resultados exibidos aos usuários. A partir da introdução do BERT, o buscador passou a compreender melhor a intenção de busca dos internautas, o que também modificou a forma como as empresas exploram as palavras-chave.

TENHA UM SITE RESPONSIVO – para sua página aparecer entre os primeiros resultados do Google, é imprescindível que ela conte com uma versão mobile friendly. Ou seja, que o seu site abra e rode perfeitamente nos celulares, Ou seja, que seja leve e abra rapidamente, já dizendo no ínício do que se trata, sendo direto e objetivo.

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.