3 de agosto de 2021

COMECE SEU NEGÓCIO COM POUCO DINHEIRO. VEJA ESTAS IDEIAS!

Illustration of small business vector set
Compartilhe

Quem não tem muito dinheiro para investir num negócio próprio, pode começar fazendo algo que exija pouco investimento. Geralmente o ideal é optar por algo que possa ser feito sozinho, como um pequeno comércio ou prestação de serviços.

Mas mesmo com pouco dinheiro, você terá alguns gastos para a abertura do site empresarial e compra do domínio e também para formalizar a empresa.

Veja estas dicas de como começar um negócio com pouco capital.

Fonte: SEBRAE

TRABALHOS DE CONSERTO – Serviços feitos em casa ou na casa do cliente não requerem muitos investimentos iniciais. Basta ter habilidade para reparos e adquirir ferramentas básicas. Você pode investir em consertos de eletrodomésticos e de roupas, por exemplo.

REVENDA – Se você tem um bom olhar para determinados itens, como antiguidades, por exemplo, não deixe de ganhar dinheiro com isso. Compre produtos com potencial e revenda-os com lucro. Você terá um negócio com potencial para fazer muito sucesso. Roupas usadas e outros artigos também podem ser revendidos com lucro.

CONSTRUÇÃO DE CHATBOTS – é um software que conversa com uma pessoa de maneira natural, atendendo suas necessidades. É um tipo de negócio para quem tem facilidade com informática e programação. Você pode fazer cursos e se especializar na construção e manutenção de chatbots, sites e blogs.

SERVIÇOS DE MARKETING – Ideal para quem tem formação na área. Há cursos na internet, alguns gratuitos, em sites como Coursera, Udemy, Hubspot. Rock Content e Udacity.

TESTADOR OU RESENHISTA – Pessoas e empresas (principalmente startups) sempre procuram por testadores de seus produtos e serviços. Comece criando perfis em sites de trabalho freelancer. Assim, as empresas podem entrar em contato com você sabendo quais são suas qualificações. Mais tarde, isso pode se tornar um negócio especializado em testes e resenhas.

CONSTRUÇÃO DE PLANOS DE NEGÓCIOS – Auxilie pessoas que têm boas ideias, mas não sabem como estruturá-las e colocá-las no papel.

BLOGGER OU VLOGGER – A criação de conteúdo para internet está em alta. Se você tem conhecimento sobre um assunto com mais profundidade do que a média das pessoas, comece um negócio na web. Isso inclui culinária, viagens, moda, DIYs, consertos, automóveis e muito mais! Tudo o que você precisa é de um tema, blog ou canal no Youtube.

PLANEJAMENTO DE REFEIÇÕES – as pessoas têm procurado cada vez mais uma forma de se alimentarem melhor. No entanto, muitos ainda não sabem muito bem o que comprar, quando, onde ou o que fazer na cozinha. Isso requer conhecimentos de nutrição. Se você não tem essa formação, poderá fazer cursos e se especializar.

PLANEJAMENTO DE VIAGEM – viagens podem se tornar um negócio com pouco investimento. Nem todo mundo tem tempo de comparar preços de hospedagens e passagens ou escolher restaurantes e lojas. O planejador de viagem faz isso tudo para a pessoa. É preciso ter um pouco de experiência com viagens e ser muito organizado, além de falar alguma outra língua, de preferência. Ainda assim, tudo pode ser feito direto da sua casa.

TRABALHOS COM PETS – Comece oferecendo serviços de passeio com cães. Também pode investir em cursos de banho e tosa ou adestramento de cães.

GUIA TURÍSTICO – viajantes procuram por pessoas que sejam das cidades e conheçam locais que nem todo mundo conhece. Comece com os tours gratuitos a pé, mas que sugerem quantias para os participantes oferecerem conforme o que acharem do passeio.

FOOD TRUCK – Esse talvez seja o negócio que exija mais investimentos. Mas você não precisa comprar uma van logo no início: muitos negócios de alimentos começam com apenas uma bicicleta. Investimento não se trata apenas de recurso financeiro.

PRODUÇÃO DE MARMITAS – requer um pouco mais de investimentos mas é um mercado que está em alta. Muita gente começa na própria cozinha. Você pode trabalhar também com segmentos, como marmitas fitness, vegetarianas e veganas.

PRODUTOS PARA PETS – você pode começar fazendo roupas e acessórios  com baixo custo de produção. Você também pode fazer rações nutritivas para animais que precisam de dieta. Essa é uma demanda que existe nesse mercado e que tem chances de trazer lucro considerando a recorrência.

MODELO DE ASSINATURA –  é aquele  em que o cliente paga uma mensalidade para ter acesso a certos bens ou serviços. Hoje é possível fazer assinatura de vinho, cerveja artesanal, livro infantil, cafés especiais e alimentos saudáveis.  A pessoa assina pelo site ou aplicativo e recebe em casa, todo mês. Você pode oferecer a assinatura de produtos que você mesmo produz ou montar kits com produtos de terceiros.

Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.