14 de setembro de 2021

CONQUISTE MAIS CLIENTES EM SEU BAIRRO E REGIÃO: USE O GOOGLE MEU NEGÓCIO!

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Os  MEI, microe pequenos empresários precisam estar presentes na internet para atrair clientes e interagir com eles.

Nesse processo, os sites de busca são muito importantes, pois a cada 10 pessoas, 8 usam do Google para buscar informações sobre as empresas e 95% usam o Google para comparar negócios antes de decidir com qual entrar em contato primeiro.

Daí a importância da sua empresa estar bem posicionada no Google. E uma das maneiras é utilizando o Google Meu Negócio. Essa ferramenta tem o objetivo de impulsionar as vendas locais por meio de informações sobre a empresa nas páginas de resultado e também no Google Maps.

Veja estas dicas de como estar presente no Google Meu Negócio e vender mais no seu bairro e região.

O QUE É – O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps. A ferramenta permite um diálogo direto entre empresas e clientes, além de oferecer aos empreendedores a possibilidade de passar importantes informações aos usuários, como endereço; telefone de contato; horário de funcionamento; horários de pico; notas sobre o serviço/produto; perguntas e respostas; eventos que acontecerão etc.

BENEFÍCIOS – Maior confiabilidade – as empresas que estão no GMN são consideradas pelos clientes como mais confiáveis; Mais cliques – recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para entrar no site; Facilidade de mensuração de resultados – permite que os donos do negócio acessem as seguintes informações: como os clientes pesquisaram a empresa e de onde eles são; quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa usando o telefone exibido na conta; quantos pedidos de rota foram feitos; quantos cliques o site teve.

SELECIONA CLIENTES – O Google Meu Negócio permite que cheguem até você as pessoas que estão querendo produtos ou serviços no seu bairro ou região.

AUMENTA O ALCANCE DE UMA EMPRESA – quem procura, por exemplo, por salgadinhos em Pinheiros, está querendo entar em contato com comerciantes desse bairro de São Paulo. Só o fato de fazer sua empresa aparecer na primeira página do Google e no Google Maps já expande sua presença digital. Ainda assim, você pode atrair mais consumidores tanto a nível local quanto de outras regiões e estados.

GERA MAIS INTERAÇÕES COM O PÚBLICO – O público pode participar com notas de avaliação para o seu negócio (produto, serviço, atendimento, etc.) e com ideias, opiniões, críticas e dúvidas. É importante que você  responda os comentários, postando novidades em sua página no Google + e inserindo fotos do seu negócio para atrair um maior engajamento e interesse sobre suas ofertas.

COMO CADASTRAR SUA EMPRESA NO GMN

Acesse a página da plataforma e faça o login – acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “Comece Agora”. Logo após, você deverá fazer o login na plataforma, que é o mesmo que você usa para acessar o Gmail. Caso esteja r logado no Google, será encaminhado para a próxima etapa.

Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio” com o nome da empresa, o telefone, o site e a categoria de mercado (loja de materiais de construção, loja de artigos esportivos, salão de beleza, etc.).

Caso você não atenda os clientes em um local específico, mas sim em diferentes áreas (como em diversos prestadores de serviço), deverá marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.

Por fim, clique em “Continuar”.

Confirme sua autorização para gerenciar a empresa – Verifique se as informações de endereço e contato da sua empresa estão corretas e, então, preencha a caixa de autorização para gerenciar sua empresa.

Ao confirmar essa informação, você será encaminhado para uma outra página em que o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você.

Confirme o local do seu negócio – Logo após essa etapa, você já será redirecionado para o seu painel de controle. Para começar a editar suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, você deverá confirmar o código enviado pelo Google. Esse código chega via Correios e demora, em média, de 7 a 15 dias úteis para chegar em seu endereço.

Em seu painel, aparecerá um banner vermelho na parte superior da tela com o botão “Confirmar agora”. Clique nele e siga os passos apontados na carta enviada pelo Google para você.

Essa carta tem o código que deverá ser inserido no Google Meu Negócio.

Adicione mais informações em sua página recém-criada – Depois de confirmar sua localização, você terá toda a liberdade necessária para adicionar as informações complementares ao seu cadastro.

Não esqueça de incluir fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros dados e conteúdos relevantes.

COMO OTIMIZAR A SUA PÁGINA NO GMN

Mantenha seu perfil constantemente atualizado – Horário de funcionamento, endereço e telefone de contato são os principais.

Gere interação no perfil da sua empresa – Um dos fatores importantes do Google Meu Negócio é a quantidade de avaliações deixadas pelos clientes. Por isso, procure sempre estimular quem já comprou com você a deixar um comentário contando sobre a experiência. Responda aos clientes, mostrando que o espaço é de troca entre a empresa e o consumidor.

Caso você receba uma avaliação negativa, não deixe de responder ao usuário. Colha as informações passadas por ele e não deixe de analisar quais mudanças podem ser feitas para garantir uma experiência melhor.

Use o Google Postagens – Por meio do Google Meu Negócio, você tem acesso a uma ferramenta de postagens. Essas postagens podem ser feitas em formato de textos, vídeos, imagens e eventos.

Tenha em mente que esses conteúdos publicados só ficarão ativos por uma semana. Sendo assim, novamente, é necessário que você sempre mantenha o seu perfil atualizado, com novas informações para os usuários.

Permita agendamentos – Essa especificidade do Google Meu Negócio pode ajudar restaurantes, consultórios, escritórios a otimizarem seu tempo — e lucro —, permitindo que os usuários marquem horários para visitarem o local.

Habilite a troca de mensagens – A plataforma do Google Meu Negócio permite a troca de mensagens, como um chat online. Isso possibilita aos clientes um contato direto com sua empresa, tirando dúvidas de forma rápida e prática.

Da mesma forma, não se esqueça de conferir diariamente quais foram as mensagens enviadas a você e responda cada uma delas. Configure sua conta para já enviar mensagens automáticas de boas-vindas e habilite o chat apenas em horário comercial.