5 de abril de 2022

DIA DAS MÃES: VEJA COMO VENDER MAIS !!!

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Autor: Milton Correia Junior. Jornalisa e redator. 

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para as vendas, logo depois do Natal. Por isso, aproveite esta data já que o comércio se mostra aquecido, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais.

Veja estas dicas para vender mais e aumentar o seu lucro:

FAÇA KITS – uma maneira de vender mais é fazer uma combinação de produtos. Uma cesta com vários produtos é um presente que vai agradar. Você pode elaborar kits por grupos de produtos, por serviço, por faixa de preço ou conforme os diferentes perfis de mães.

FAÇA  PARCERIAS – você pode fazer parcerias com outros estabelecimentos de segmentos diferentes como floriculturas, lojas de bijuteria, de roupas, de sapatos ou de chocolates. O objetivo é facilitar a montagem de cestas de presentes.

COLOQUE CARTÕES – invista na produção de cartões para colocar nos produtos. Eles são um mimo para as clientes. Você pode aproveitar para colocar sua logomarca e personalizar os produtos.

OFEREÇA VALES-PRESENTES – ofereça opções de vale-presente para facilitar o trabalho de quem precisa escolher o produto, mas não tem noção do que quer comprar. Você pode criar um design interessante para personalizar esses vales. Use formatos diferenciados, em tecido ou papel reciclável ou dobraduras criativas.

CRIE PERFIS NAS REDES SOCIAIS – use o Instagram e o Facebook para convidar as pessoas a visitar sua loja. Aproveite para combinar um desconto, brinde ou promoção. Não deixe de lembrar sempre que seu negócio é uma ótima opção nessa data. E não se esqueça do WhatsApp: ele é uma alternativa rápida e dirigida para avisar seu cliente sobre uma promoção, a chegada de novos produtos e outras novidades.

AMPLIE SEU HORÁRIO – sempre vão existir os consumidores que deixam para a última hora. Observe o fluxo dos clientes. Se necessário, estenda o horário de funcionamento da sua loja. Além da nova clientela, você possivelmente vai fidelizar a já existente.

PREPARE SUA EQUIPE DE VENDAS – é importante treinar sua equipe para lidar com o aumento potencial de clientes nessa data. Uma boa opção é capacitar os colaboradores para eles usarem uma abordagem que auxilia a tomada de decisão, facilitando o momento da compra.

PENSE EM UM TEMA – criatividade é um ponto muito importante para se destacar e vender mais. Falar sobre mãe remete a amor, carinho, amizade, união… A lista de palavras é enorme! Escolha uma delas para direcionar as suas ações promocionais. Depois disso, selecione itens e placas decorativas para criar uma vitrine caprichada.

FRASES ATRAENTES – aproveite a data temática para criar frases especiais e atrativas. “Dê um presente único para a melhor mãe de todas, a sua!”.

ATENÇÃO AOS DETALHES – certifique-se de que a decoração e o ambiente interno da sua loja estejam agradáveis. Atente-se ao uso das cores na decoração, para que não fique visualmente poluída, ao volume do som – caso você utilize esse recurso – e elementos como flores, que podem deixar o espaço mais bonito ou dar um aspecto de abandono, caso não sejam cuidados e renovados com frequência.

COMPRA POR IMPULSO – para o Dia das Mães, pequenos produtos, novidades e itens baratinhos são normalmente comprados por impulso. Aproveite esse hábito de consumo e exponha os seus produtos combinando itens de maior e menor valor, que possam ser adquiridos como um complemento ao presente principal. Outra ideia interessante é oferecer itens de menor custo como brinde na compra dos produtos mais caros da loja. Mas, atenção: não se esqueça de fazer os cálculos necessários e avaliar cuidadosamente se promoções desse tipo não irão prejudicar o seu caixa.

OFEREÇA IDEIAS CRIATIVAS – mães não são iguais! Tem as mais tradicionais, as mais modernas, as artistas, etc. Por isso, mesmo que você tenha uma loja de ferragens ou de artigos tecnológicos certamente você irá encontrar produtos que irão agradar e seu úteis para alguma mãe. Ofereça ideias de presentes diferentes e criativos.

Se o seu comércio vende itens distintos – como produtos para cozinha e de tecnologia, por exemplo – tente categorizá-los e organizá-los na loja de modo que os clientes consigam encontrar com facilidade os produtos que atendem ao estilo que combina com a sua mãe.

FAÇA CONTROLE DO ESTOQUE – veja se o estoque está preparado para a demanda de produtos especiais para as mães, levando sempre em consideração que quem compra são os filhos ou os pais. Entrar em contato com os fornecedores para conseguir produtos exclusivos para essa data. Mas lembre-se, tudo isso deve ser feito com boa antecedência para dar tempo dos produtos chegarem. Além disso, também é importante verificar quando foi feito o último inventário, para não perder o controle dos produtos em sua loja e consiga analisar todas as vendas de maneira correta.

INOVE PARA AS MÃES MODERNAS – procure apresentar presentes diferentes do clichê. Uma boa ideia para lojas de cosméticos, por exemplo, é oferecer um dia especial para as mães com hidratação na pele e maquiagem vendidos na loja. Nesse caso, uma das regras pode ser que no pacote, ao finalizar esse “spa day” , a mãe ganhe uma cesta de produtos, já paga previamente pelos filhos ou pais. A loja de cosméticos pode fazer parcereias com

CAPRICHE NAS EMBALAGENS – as embalagens podem fazer toda a diferença na hora da escolha da loja. Caso você venda doces, por exemplo, as embalagens serão um diferencial com relação aos seus concorrentes, caso eles não façam nada personalizado. Embalagens com coração, frases sentimentais ou até mesmo estampadas com uma foto de filho e mãe com certeza trarão mais vendas.

ACEITE DIFERENTES TIPOS DE PAGAMENTO – cartões  e até mesmo o PIX. Há lojas que já aceitam moedas virtuais.

FAÇA CAMPANHAS SENTIMENTAIS –  quando falamos no Dia das Mães, imediatamente começamos a lembrar de momentos especiais que passamos com elas. Por isso, sempre que for se remeter a esse dia, é importante usar de frases e colocações sentimentais, afinal a empatia é uma característica poderosa para venda. Existem algumas palavras-chave para usar nesse dia especial como: “mãe, família e amor”. Além disso, você também pode apostar em frases empoderadoras para atingir os filhos e os pais das mães mais modernas.

FONTE SEBRAE