25 de agosto de 2021

E-COMMERCE: VENDA MAIS NAS DATAS COMEMORATIVAS.

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As datas comemorativas são uma excelente oportunidade para você alavancar as vendas do seu e-commerce. Segundo a Ebit|Nielsen, as datas comemorativas tiveram ainda mais crescimento durante a pandemia. Lucrar com as datas comemorativas é uma realidade que tende a crescer muito, ainda mais com o novo comportamento do consumidor.

Veja estas dicas que como vender mais nas datas comemorativas:

DATAS COMEMORATIVAS – Estas são as principais datas comemorativas: Dia Internacional da Mulher; Volta às aulas; Dia Mundial do Consumidor; Páscoa; Dia dos Pais; Dia das Crianças; Halloween; Dia dos Namorados; Black Friday; Dia Mundial dos Animais; Cyber Monday; Dia do Frete Grátis; Natal; Dia das Mães.

Existem datas comemorativas “não oficiais” que funcionam muito bem para alguns nichos. Como: Dia do Orgulho Nerd; Dia do Vegetarianismo; Dia do Professor; Dia do Orgulho Gay, Dia da Consciênci Negra, Mês das Noivas,  entre outros.

FAÇA UM PLANEJAMENTO –  você tem que definir um planejamento consistente. Defina seu público, quais os produtos que irão entrar na promoção, como irá usar as redes sociais, qual o conteúdo que irá produzir, quais serão as promoções, qual será o seu diferencial, etc.

TENHA CUIDADO COM A INFRAESTRUTURA – em épocas de datas comemorativas, as lojas virtuais costumam duplicar, triplicar, até mesmo quintuplicar o tráfego de usuários. Se a infraestrutura da sua loja não estiver preparada, o resultado da data comemorativa pode ser bem prejudicial para a operação. Você terá de ter suporte para  atender a demanda.

INVISTA EM PRODUTOS ESPECÍFICOS – Escolha quais os produtos do seu e-commerce que irão entrar na promoção da data comemorativa. Assim será mais fácil criar campanhas para esses ítens específicos. Além disso isso aumenta o foco dos consumidores. Quando você oferece alguns produtos selecionados que estão com descontos ou que tem um kit chamativo, você direciona o consumidor e o ajuda na tomada de decisão.

SEGMENTE SEU PÚBLICO – defina quem você quer atingir com a sua campanha promocional. Foque em um público ou faça campanhas para vários públicos específicos, explorando as particularidades de cada um. Você pode , fazer uma ação de remarketing com os usuários que já entraram na sua loja. Ou até focar num público diferente que está recorrendo a alternativas para presentear na data comemorativa.

FAÇA PROMOÇÕES CHAMATIVAS – tenha um diferencial competitivo. Ofereça descontos, se puder. Mas se você tem muitas peças paradas, as datas comemorativas podem ser períodos bons para colocá-las em promoção e girar seu estoque. Você pode criar um kit de produtos surpresa em que o cliente compra o combo, mas só fica sabendo quais são os produtos que comprou quando recebe a encomenda. As opções são inúmeras, você só tem que escolher a ideal para sua estratégia.

UTILIZE EMBALAGENS PERSONALIZADAS – a embalagem deve ser um diferencial da sua marca. Muitas pessoas compram para presentear. Disponibilize um presente que já comece encantando pela embalagem.Outra opção é oferecer a possibilidade do cliente personalizar a embalagem. Como escrever o nome da pessoa que será presenteada ou escolher o tema ou a estampa da embalagem. O importante é que sua embalagem seja especial e motive as pessoas a comprar.

PREPARE SEU ESTOQUE – é uma etapa essencial para que a data comemorativa funcione na sua loja virtual. Se você sabe que determinada campanha de data comemorativa vai gerar mais vendas no e-commerce, sua operação deve estar preparada para isso. Você deve ter um estoque preparado, mais completo e que permite mais adequações. É preciso que você tenha consciência do trabalho e do fluxo que seu estoque precisa.

OBSERVE A CONCORRÊNCIA – veja o que os concorrentes estão fazendo ou constumam fazer em datas comemorativas, aqui e no exterior. Isso pode dar muitas ideias de promoções.   

INVISTA EM CAMPANHAS NAS REDES SOCIAIS – faça um planejamento das suas redes sociais. Você pode postar conteúdos que tem a ver com a data um pouco antes. Conforme o dia vai chegando, voce entra com as promoções. O importante é que quando o usuário entre no seu perfil na rede social, ele entenda que você está realizando campanhas especiais para a data. E que, se ele for até o seu e-commerce, vai encontrar produtos que satisfazem a sua necessidade.

DECORE A LOJA VIRTUAL – Assim como suas redes sociais devem ser temáticas, a sua loja virtual deve ter a cara da data. A Black Friday é uma dessas datas que, normalmente, movimenta todo o setor de e-commerce. E pode ser que ela faça muito sentido para a sua operação. Se esse for o seu caso, não economize na divulgação. E começar pelo layout da sua loja é uma boa opção.

Decore o site do seu e-commerce com banners, imagens, cores da data, não deixe de ser chamativo. O ideal é que, em campanhas como a Black Friday, você possa criar uma categoria específica com promoções e kits de produtos especiais para a data. Você pode criar uma seleção de produtos como uma categoria única na loja.

DEFINA AÇÕES DE E-MAIL MARKETING – O e-mail marketing é uma excelente alternativa para alcançar o seu consumidor. No entanto, ela deve ser mais direcionada. O e-mail marketing é a oportunidade de você comunicar ao seu cliente quais são os seus produtos com descontos, quais são os kits e as surpresas que você preparou especialmente para a data comemorativa. Faça e-mails, curtos, diretor e objetivos. Os títulos devem chamar a atenção e dizer do que se trata.

FAÇA MARKETING DE CONTEÚDO – Além de usar as redes sociais para postara conteúdo útil e relevante sobre a data comemorativa, você pode utilizar e-mail marketing como maneira de distribuir conteúdos sobre a data comemorativa. Programe, faltando 1 mês para o Dia das Mães, um e-mail marketing falando sobre a ligação afetiva com a data. Uma semana depois, envie outro e-mail marketing falando que a sua loja vai entrar em promoção na semana da data comemorativa, com produtos exclusivos para o cliente presentear. E por fim, mais perto da data, dispare e-mails marketing divulgando os seus produtos que tem relação com a data.

Autor: Milton Correia Jr. Jornalista e redator.