25 de outubro de 2021

FIM DE ANO:  FAÇA MARKETING LOCAL E ATRAIA OS CLIENTES DO BAIRRO E VIZINHANÇA.

Compartilhe

As festas de final de ano já estão chegando. É importante que os pequenos comerciantes e prestadores de serviço comecem a se organizar para conseguir mais clientes do seu bairro e vizinhança, usando as técnicas do marketing local.

Veja estas dicas:

IDEIAS DE MARKETING LOCAL PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO

A temporada de compras de fim de ano pode ser uma ótima época para as Associações Comerciais apoiarem os comerciantes locais.

Veja aqui algumas ideias de como a Associação Comercial unida com os comerciantes locais podem incrementar as vendas para as festas de final de ano.

Ideias de marketing local para as festas

CRIE UM GUIA LOCAL DE PRESENTES – se você quiser mostrar todos os diferentes produtos que as pessoas podem comprar de empresas locais, crie um guia de presentes, impresso ou online, para oferecer algumas idéias.

IMPRIMA UMA REVISTA DE COMPRAS – você também pode imprimir uma revista ou folheto especial que inclua informações sobre varejistas locais e outras empresas e entregá-los aos residentes próximos.

ORGANIZE UM EVENTO ESPECIAL – eventos especiais como desfiles, iluminações de árvores e muito mais podem atrair pessoas para o centro da cidade. Em seguida, você pode incluir vendas ou outras promoções destinadas especificamente a fazer com que as pessoas comprem de empresas locais.

TENHA EVENTOS REGULARES – você pode hospedar um evento regular uma vez por semana ou assim. Isso permite que os clientes adquiram o hábito de visitar o distrito comercial e os avisa quando há muita coisa acontecendo na área.

INCLUA VENDAS DE CALÇADA – você pode pedir às empresas locais que vendam alguns de seus produtos do lado de fora. Neste caso, a segurança terá de ser reforçada.

CRIE UMA PÁGINA NO FACEBOOK – Ter uma presença online em sites como o Facebook pode ser uma ótima maneira de alertar as pessoas sobre eventos e promoções locais. Portanto, você pode criar uma página no Facebook especificamente para o seu bairro, para que os residentes locais possam acompanhar as atualizações.

TROCA DE CUPOM / FOLHETO – pPara angariar mais vendas para uma variedade de empresas locais diferentes, você pode pedir aos proprietários que negociem cupons, panfletos e outros materiais promocionais para distribuir em seu bairro e região.

CONVIDE O PAPAI NOEL PARA A CIDADE – você também pode organizar um evento em que as crianças tirem fotos com o Papai Noel.  Ou você pode fazer com que o Papai Noel se desloque para visitar vários locais de negócios diferentes.

ORGANIZE UMA CAÇA AO TESOURO – um concurso ou caça ao tesouro de algum tipo pode ser uma ótima maneira de fazer as pessoas visitarem vários locais diferentes em um distrito comercial no centro da cidade. Você pode organizar sua própria caça ao tesouro com proprietários de empresas locais e até mesmo dar a ela um tema de feriado.

ENTREGUE BRINDES AOS PASSANTES – você pode oferecer algum tipo de comida ou guloseimas de diferentes comércios do seu bairro. Faça com que cada empresa inclua panfletos ou informações sobre os itens que comercializa. .

FAÇA UM MAPA COM DESTAQUES – para os clientes que não sabem exatamente o que podem conseguir em cada empresa do seu bairro,  imprima alguns mapas informativos e os tenha disponíveis em locais de destaque.

CONTRATE ARTISTAS LOCAIS – para criar um ambiente festivo em sua área, você pode contratar músicos locais para tocar músicas festivas para os compradores da área.

FAÇA UM CALENDÁRIO PROMOCIONAL – você também pode criar um calendário que inclua informações sobre empresas locais e quaisquer promoções relevantes.

OFEREÇA VALES-PRESENTE EM VÁRIAS LOJAS –os cartões-presente são muito populares durante as festas de fim de ano. E você pode ajudar as empresas locais em sua área a obter alguns negócios, fazendo com que se unam para oferecer cartões-presente que podem ser usados em uma variedade de locais diferentes no centro da cidade.

OFEREÇA TRANSPORTE LOCAL – para os clientes que desejam explorar diferentes empresas no centro da cidade, você pode facilitar isso oferecendo algum tipo de transporte divertido, como um trenzinho ou até mesmo passeios a cavalo e de charrete.

ORGANIZE UMA FEIRA DE ARTESANATO – você pode até mesmo conseguir a adaesão de pequenas empresas que não tenham uma loja física, hospedando uma feira de artesanato ou evento semelhante na área.

TENHA UMA HASHTAG DE COMPRAS LOCAIS – para incentivar as pessoas a compartilhar sua experiência em patrocinar empresas locais, você pode criar uma hashtag especial apenas para compradores de final de ano e clientes locais.

INCENTIVE CHECK-INS DO FACEBOOK – você também pode colocar placas lembrando as pessoas de se registrar em empresas locais no Facebook.

CRIE UM VÍDEO NO YOUTUBE –  você pode mostrar tudo sobre todos os diferentes negócios em bairro e região  criando um vídeo informativo e publicando-o no YouTube.

FAÇA UM PAINEL DO PINTEREST COM FOCO LOCAL – para compartilhar produtos relevantes e informações comerciais no Pinterest, você pode criar alguns painéis temáticos para mostrar tipos específicos de produtos de varejistas locais.

APOIE UMA INSTITUIÇÃO DE CARIDADE LOCAL – para mostrar o espírito filantrópico de sua área, você pode escolher uma instituição de caridade local e convidar membros para virem à sua área e coletar dinheiro ou educar as pessoas sobre uma causa.

SORTEIOS LOCAIS – os consumidores adoram ganhar coisas grátis. Portanto, você pode organizar um sorteio com várias empresas locais para que um ou mais clientes tenham a chance de ganhar uma seleção de itens locais.

DEIXE OS CLIENTES DECORAREM AS LOJAS –  você pode dar aos clientes a oportunidade de fazer algumas decorações festivas em diferentes empresas locais. E então essas empresas podem usar essas decorações caseiras para criar um ambiente único e festivo.

APROVEITE O DESFILE LOCAL – muitas comunidades realizam desfiles durante as festas de fim de ano. E você pode usar esses eventos como uma forma de divulgar diferentes negócios em sua comunidade, fazendo seu próprio carro alegórico ou expositor, ou até mesmo patrocinando o evento.

PARCERIA COM PUBLICAÇÕES LOCAIS – Para exibir algumas das ofertas de empresas locais e divulgar eventos ou promoções, você pode patrocinar ou lançar histórias para um jornal local, revista ou mesmo um site popular local.

ORGANIZE UM CONCURSO ONLINE – envolva os clientes online por meio de algum tipo de concurso em que os clientes podem enviar fotos, histórias ou outros itens nas redes sociais.

INCENTIVE AS FOTOS DO CLIENTE – você também pode criar oportunidades para fotos, como alguns cenários ou adereços para incentivar os clientes a compartilhar sua experiência de compra em sua comunidade.

ARVORE GIGANTE – a árvoe de natal gigante é uma iniciativa que sempre dá bons resultados por atrais a atenção dos consumidores.

CONFIGURE UM SITE DE REGISTRO DE PRESENTES – crie um site com diferentes produtos e cartões-presente de comerciantes locais e, em seguida, permitir que os clientes criem listas de desejos que podem enviar às pessoas.

FORNEÇA SACOLAS REUTILIZÁVEIS – sacolas reutilizáveis podem ajudar o meio ambiente e espalhar mensagens positivas durante as festas de fim de ano. Você pode fornecer às lojas algumas sacolas reutilizáveis que incluem mensagens sobre compras locais.

CLIENTES-ALVO ESPECÍFICOS – existem muitas oportunidades para eventos especiais durante as férias. Mas você pode ser ainda mais específico com os consumidores que deseja, organizando eventos voltados para públicos segmentados.

ORGANIZE UM EVENTO ESPORTIVO – eventos esportivos como corridas ou jogos podem levar as pessoas a visitar o seu bairro. Você pode organizar esse tipo de evento e, em seguida, ter empresas locais patrocinando-o para publicidade.

Autor:  Milton Correia Junior – Jornalisa e redator.