20 de março de 2023

GEOLOCALIZAÇÃO: USE PARA MONITORAR SEUS CLIENTES E VENDER MAIS!

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Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

Saber onde seus clientes estão e eles saberem onde está localizado o seu negócio é fundamental nos dias de hoje. Com o uso generalizado do celular (smartphone), fica mais fácil utilizar o processo de geolocalização. Ou seja, a atual tecnologia permite saber em segundos a posição geográfica de um objeto ou dispositivo, como o celular. E isso pode ser usado a seu favor, para incrementar suas vendas e conquistar mais clientes.

Um detalhe importante: no caso dos celulares, a geolocalização sempre é feita com a autorização dos proprietários.  

Veja em seguida o que é a geolocalização e como utilizar essa estratégia a seu favor:

O QUE É A GEOLOCALIZAÇÃO – é  a posição geográfica de um objeto ou um dispositivo num sistema de coordenadas. Ou seja, é onde se encontra dentro de um mapa. Isso é possível graças a sistemas que usam sinais como os do GPS (Sistema de Posicionamento Global), da radiofrequência, do AGPS (uma versão aprimorada do GPS) e do Wifi.

COMO FUNCIONA – é feita uma triangulação de dados por meio de satélites, como no caso do GPS, ou por torres de telefonia móvel, que usa ondas de rádio.

PARA QUE SERVE – com a geolocalização, você pode saber onde se encontra seu público-alvo. Ou seja, os lugares que frequenta na hora do almoço, quais os pontos de venda que mais o atrai, etc. Ao mesmo tempo, você pode usar a geolocalização para fazer campanhas de marketing localizadas, direcionadas ao público-alvo que mora ou trabalha na sua região.

UTILIDADE OFF LINE – a geolocalização pode ser útil tanto no meio offline, quanto no digital. No offline, muitas empresas usam essa tecnologia para encontrar novos pontos de venda. Ao analisar dados de localização é possível entender onde há maior movimentação de pessoas. Ou então identificar onde está sua concorrência. Essas podem ser informações interessantes para o posicionamento de um cartaz ou para a abertura de uma nova loja.  Além disso, pode ser uma super ajuda na hora de distribuir a mercadoria pelos pontos de revenda, estruturando melhor seu sell-in e sell-out.

UTILIDADE DIGITAL – já no meio digital, a geolocalização irá dirigir as suas estratégias de marketing diretamente para o público-alvo que mora, trabalha ou está próximo ao seu ponto-de-venda. Você pode fazer promoções dando descontos para as pessoas que estão próximas do seu negócio. Outra vantagem é que você faz campanhas direcionadas ao público que identificou na sua região. Você pode usar o Google Analytics para saber de onde vêm seus visitantes e como eles se comportam no seu site.

IDENTIFICAR A CONCORRÊNCIA – com a geolocalização você pode monitorar a concorrência e identificar novos mercados. Ou seja, lugares com com maior concentração do seu público e onde há uma área potencial que pode ser explorada.

USOS DA GEOLOCALIZAÇÃO – a geolocalização é um processo que possibilita encontrar um objeto usando suas coordenadas pelo GPS (para lugares abertos, como ruas) ou coordenadas de localização indoor (para ambientes fechados, como shoppings). As pessoas costumam usar a geolocalização para obter rotas no trânsito, buscar por um serviço próximo de onde estão, compartilhar check-ins em redes sociais para dividir sua localização com os amigos e até chamar um motorista de aplicativo.

Algumas empresas utilizam para identificar onde ficam seus clientes. Com a intenção de descobrir quantas vezes por dia ele passa pela sua loja. Outros criam uma base de dados que mostra onde moram para saber onde está a maioria dos seus consumidores e observar as regiões que atingem mais pessoas.

GEOLOCALIZAÇÃO NO GOOGLE

Google Maps, que conta com mapas estáticos e dinâmicos, com imagens do Street View e visualizações de 360º;

Google Routes, que auxilia as pessoas a criarem rotas entre dois pontos, com informações atualizadas em tempo real;

Google Places, que conta com mais de 100 milhões de sites, usa tecnologia inteligente de localização, e ajuda os usuários a encontrar lugares nos mais variados cantos do mundo.

COMO USAR A GEOLOCALIZAÇÃO

GEOTAGGING  – redes sociais como o Facebook e o Instagram usam marcas chamadas de geottaging, para identificar destinos de viagens e locais de entretenimento. Bares, teatros, casas noturnas e restaurantes podem ser facilmente localizados por essa ferramenta. Essa é uma boa maneira de ajudar potenciais clientes a descobrirem seu negócio.

CHECK- INS – é recurso que as pessoas usam para mostrar onde estão naquele momento. É uma boa lembrança de marca, que pode atrair perfis parecidos com o do seu cliente. Use para oferecer brindes e vantagens.

GEOTARGETING – permite você faça campanhas publicitárias dirigidas a um público de uma região específica.

GEOFENCING –Geofencing significa criar espécies de cercas virtuais para uma determinada área geográfica. Após definir o local, a empresa pode enviar notificações (push), e-mails e até mensagens de texto para um cliente ou possível cliente que entrar nesta área. é a interação em tempo real com o usuário, a partir da movimentação dele. Ao passar por determinada região, a pessoa recebe ofertas e descontos das lojas e prestadores de serviço que estão lá. Isso em tempo real e mediante autorização prévia do uso da localização. Assim, o geomarketing pode se valer dessa estratégia para enviar cupons de descontos virtuais, novidades, avisos de promoções, anúncios personalizados e até avisar sobre a proximidade de amigos, em caso de uma rede social.

GEOFILTROS – com a identificação da localização do usuário, aplicativos como Instagram e Snapchat oferecem a possibilidade de inserir filtros. Pode ser um ponto turístico da cidade ou a identidade de um evento, dando mais visibilidade. Pequenos negócios também podem se aproveitar dessa estratégia, criando um geofiltro da marca.

SITES PERSONALIZADOS – os sites podem usar a geolocalização do visitante para entregar um conteúdo personalizado. E-commerces podem dar prioridade a produtos disponíveis em um estoque mais próximo ao usuário, por exemplo. Ou então uma escola de negócios pode filtrar os cursos por estados.

FERRAMENTAS GRATUITAS DE GEOCALIZAÇÃO

Google Maps – Localizador mais popular e que conta com ferramentas de suporte, como Google Analytics, Google Adwords, Google Rent (imobiliário) e Dispositivo app (rastreador).

Foursquare / Swarm – Permite marcar referências (local frequentado – check-in) de bares, restaurantes, lojas, comércios, empresas etc.

Fearsquare – Tem a mesma função dos Foursquare e Swarm, mas alerta para locais não totalmente mapeados nos quais pode haver risco de acidentes ou assaltos, entre outros.

Facebook – Permite marcar a localização e publicar referências em fotos, vídeos e postagens de texto para a rede de amigos.

Twitter (Nearby) – Mostra quem está tuitando próximo ao usuário (empresa).

Waze – Além de traçar a melhor rota, divulga as referências comerciais por onde passa.

Buscar Iphone – Rastreador da Apple para encontrar aparelhos em comum

Instagram – Publicações de fotos com possibilidade de referenciar o local.

99Taxis e Easy Taxi – Ferramentas de chamada de táxi que utilizam a tecnologia do Google para facilitar o transporte.