24 de agosto de 2021

MANDAR E- MAILS AINDA FUNCIONA. ENVIE E CONQUISTE MAIS CLIENTES!

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Nesses tempos de redes sociais, as pessoas se perguntam de mandar e-mails ainda funciona para atrair clientes. Funciona sim: 92% dos usuários na internet tem ao menos 1 conta de e-mail e 72% checam a sua caixa de entrada de e-mails seis vezes ou mais todo dia.

E mais: 44% das pessoas que recebem e-mails promocionais realizam ao menos uma compra. A cada 1 real investido, R$44,25 é o retorno médio na estratégia de e-mail marketing.

Mas para que os seus e-mails se destaquem no meio de tanta coisa que as pessoas recebem, é preciso seguir algumas regras. Veja quais:

USE FERRAMENTAS ADEQUADAS – Para enviar e-mail de maneira profissional, há ferramentas que ajudam na gestão do envio: E-Goi; MailChimp; Get Reponse; Aweber; RD Station e outras.

DEFINA O SEU PÚBLICO-ALVO – saiba as características das pessoas para as quais irá mandar os seus e-mails. Saiba quais são os seus gostos e interesses. A partir disso irá estabelecer a linguagem correta para enviar conteúdo útil e relevante e também promoções que irão interessar.

FORME A SUA LISTA DE ENDEREÇOS – jamais compre listas prontas. Para formar a sua, faça chamadas no seu site e peça o cadastro em troca de brindes ou de material útil, como e-books ou news letters. Sempre atualize a sua lista.

DOSE O CONTEÚDO – mande 80% de conteúdo e 20% de promoções.

FAÇA TÍTULOS ATRAENTES –  a pessoa só irá abrir o e-mail se se sentir motivada a isso. Por isso o título tem de conquistar o cliente na primeira leitura.

MANDE NA FREQUÊNCIA IDEAL – nada de mandar e-mails demais, pois isso cansa a pessoa que recebe e enche a caixa dela. Procure um equilíbrio e divida sua lista de e-mails em três ou mais partes e vá fazendo uma rotatividade.

CRIE UM CALENDÁRIO EDITORIAL – programe e-mails temáticos de acordo com as datas do ano, as estações, etc. Com promoções sazonais. Um calendário editorial bem-feito é a base para aproximação com seus clientes, oferecendo conteúdo de qualidade e boas promoções.

ENVIE E-MAILS PERSONALIZADOS – receber um e-mail exclusivo em datas especiais, como aniversário, faz a pessoa se sentir querida. Todos gostam dessa atenção. Chame seu cliente pelo nome, no seu texto no e-mail e no próprio assunto. Todos preferem ser chamados pelo nome. Quando você utiliza uma ferramenta de e-mail marketing, isso fica muito fácil, pois esse processo torna-se automatizado.

MANDE E-MAIS ATRAENTES – Utilize conteúdos atrativos e de qualidade para engajar tráfego para o seu site e instigue seu cliente e futuro cliente a compartilhar o conteúdo que você envia. Mande e-mails de acordo com os gostos e interesses do seu público-alvo. Envie uma campanha, oferta ou conteúdo que atraia. Oferecer algo desinteressante e sem relevância para seu cliente pode ser um tiro no pé, pois ele pode passar a ignorar suas mensagens.

CAPRICHE NO TEXTO E NAS IMAGENS – textos bem escritos e objetivos e imagens leves e bem feitas dão um ar de profissionalismo e seriedade ao material. E-mail marketing deve ser sempre em HTML, misturando textos e imagens. É muito comum as empresas simplesmente inserirem uma imagem no corpo do email. Para os servidores de e-mail, esse já é um alerta de que possivelmente trata-se de um SPAM.

NÃO ESQUEÇA DO CALL-TO-ACTION – sempre é importante o e-mail ter um botão para o cliente clicar.Ou seja, uma chamada-para-ação Clique, baixe, saiba, adquira: todos os verbos no imperativo que exijam do leitor tomar uma ação. Enfatizar o que você deseja que ele faça pode ser um desfecho eficiente para sua mensagem.

AVALIE E ESTUDE – Sempre confira quantos clientes abriram, quantos clicaram em links e veja o que pode ser melhorado.