29 de janeiro de 2021

NOVO NORMAL: SETORES EM ALTA EM 2021

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Abrir um negócio num ano de recessão econômica parece muito arriscado.  Mas a crise também traz oportunidades e quem atender as novas necessidades do consumidor vai sair na frente em 2021.

Os negócios em alta em 2021 estão ligados a setores como tecnologia, delivery e vida saudável, como um reflexo dos novos hábitos de consumo pós-pandemia.

Veja estas dicas de setores promissores para novos negócios no novo normal de 2021.

PRODUTOS VEGETARIANOS E VEGANOS – O número de pessoas que se tornaram vegetarianas e veganas aumentou ainda mais durante a pandemia. Portanto, apostar nesse segmento é garantia de sucesso. Restaurantes, empresas de marmitas, cosméticos, produtos plant-based (naturais ou com o mínimo possível de processamento) são exemplos de oportunidades nesse segmento. Use a criativade para criar novidades e se diferenciar.

DELIVERY DE COMIDA – Este segmento é um dos que mais cresceu no ano passado. Na verdade, houve uma explosão na entrega de comida, na medida em que os restaurantes não podiam receber clientes. Você pode empreender nos ramos de refeições indiviuais, entrega de marmitas e produção de alimentos para nichos especiais, como idosos e pessos com restrições alimentares, como alergia a glúten, dietas, etc.

PRODUTOS DE INFORMÁTICA –  Ningém mais vive sem celular ou computador. Portanto, todos precisam de acessórios e assistência técnica. Em 2020, o segmento do e-commerce com maior aumento de ticket médio foi o de produtos de informática. As lojas online da categoria tiveram um aumento de 50% no valor médio de compra dos clientes e um crescimento de 101% no faturamento no segundo trimestre de 2020.

Esse tipo de negócio pode ser focado na venda de computadores e notebooks prontos, além de peças e acessórios, ou na montagem de computadores sob encomenda.

As empresas de maior destaque do segmento têm como diferenciais os serviços de montagem, certificados de qualidade, garantias avançadas e produção de conteúdo sobre informática.

GAMES PARA CELULAR – Outro segmento que cresceu muito na pandemia foi o de games, com um faturamento recorde de R$ 851 bilhões. Só o segmento mobile faturou R$ 402,5 bilhões, graças ao aumento exponencial de downloads de jogos para celular.

Por isso, o desenvolvimento de games para celular se torna um negócio em potencial para este ano.

Os aplicativos podem ser publicados pelo Google Play, App Store e Windows Phone Store — basta se registrar como pessoa física ou jurídica e pagar uma taxa única para publicar e vender o aplicativo.

COMÉRCIO DE WEARABLES – Os wearables são equipamentos com alta  tecnologia usados no corpo, como se fosse uma vestimenta, tais como pulseiras, óculos e relógios e até mesmo roupas especiais. O crescimento do segmento foi puxado pela Geração Z (jovens nascidos entre 1992 e 2010), que tem se adaptado às pulseiras que registram batimentos cardíacos e velocidade da corrida, óculos com assistentes pessoais e relógios que obedecem comandos.

Vale a pena apostar na venda desses dispositivos para 2021, já que a tendência veio para ficar.

CLUBE DE ASSINATURA – Mesmo em 2021, a tendencia será a das pessoas ficarem mais em casa. Para se distrair, nada melhor que um clube de assinaturas, modelo de negocio que cresceu 12% em 2020.

No clube de assinaturas a pessoa adquire um pacote de serviços, pagando um valor fixo por ele, e recebe o produto em casa,  sem precisar repetir o processo de compra.

Exemplos de segmentos de clubes de assinaturas: Livros; Bebidas; Alimentos; Cuidados pessoais; Pet, etc. O clube pode oferecer vinhos, cervejas, doces, produtos naturais, kits de aquiagem, cosméticos, acessórios para pets, itens para churrasco, cápsulas de café e qualquer produto de consumo frequente que o público possa receber em casa.

Basta encontrar um nicho de mercado que ainda não foi explorado e abrir seu negócio para faturar com pagamentos recorrentes.

COSMÉTICOS NATURAIS E ARTESANAIS – Na onda da consciência ambiental e busca por produtos sustentáveis, os cosméticos naturais ganham destaque no mercado de beleza. Apesar de ser recente no Brasil, o segmento tem grande potencial de crescimento para 2021, pois está em sintonia com as mudanças de hábitos dos consumidores pós-pandemia.

As principais tendências são sabonetes, xampus e condicionadores produzidos com ativos naturais e sem a adição de elementos nocivos ou ingredientes sintéticos em sua composição.

Outra tendência interessante é a dos xampus e condicionadores sólidos, que têm efeito superior ao dos líquidos e dispensam o plástico da embalagem.

NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS – A pandemia impulsionou o setor devido à crescente valorização do lar, da casa e da família. Em 2021 o fornecimento de insumos deve ser normalizado e os lançamentos devem voltar a crescer. Logo, esse pode ser o momento certo para o empreendedor que pensa em abrir uma imobiliária.

LOCAÇÃO DE CARROS – A locação de carros foi um dos serviços que ganhou força em 2020, já que compartilhar veículos se tornou arriscado devido à pandemia. Além disso, 56% dos jovens brasileiros (gerações Y e Z) consideram dispensável possuir um automóvel no futuro.

Para atender a esse público na realidade atual, as empresas de locação de veículos se apresentam como solução intermediária entre as concessionárias e aplicativos de compartilhamento.

Logo, a tendência é que esse mercado cresça ainda mais e se torne um dos negócios em alta de 2021.

SERVIÇOS DE TI – Para 2021, a tendência é que os serviços em nuvem continuem em destaque e que os projetos e consultorias para empresas na área disparem.

INFOPRODUTOS – Destaque para as videoaulas e cursos online. Com o YouTube e plataformas como Hotmart e Monetizze, fica fácil monetizar o conteúdo e transformar seu hobby em um grande negócio em 2021.

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e escritor.