3 de abril de 2023

SEO LOCAL: USE AS TÉCNICAS PARA IMPULSIONAR O SEU SITE E ATRAIR CLIENTES!

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Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

Use as técnicas do SEO para que o site do seu negócio local seja encontrado rapidamente no Google por quem está fazendo uma busca no seu bairro, cidade ou região. SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), e significa o conjunto de técnicas usadas para um site alcançar bom posicionamento nas pesquisas do Google e em outros buscadores como Yahoo!, Bing, etc.

As técnicas de SEO vão fazer com que o seu site seja bem posicionado nas pesquisas do Google.  O SEO local, por sua vez, é pensado para pesquisas que contêm um componente geográfico. Ou seja, quando alguém faz uma busca por um comércio ou serviço numa determinada cidade, bairro ou região. Por  exemplo: restaurante japonês em Pinheiros, bairro de São Paulo.

A geolocalização é fundamental para empresas que dependem de estabelecimentos físicos, como restaurantes, lojas, consultórios odontológicos, pet shops e outros.

Veja estas dicas de como otimizar o seu site utilizando as técnicas de SEO LOCAL:

OTIMIZE SEU SITE – crie uma página de contato com endereço e telefone. Caso tenha mais de um estabelecimento, não se esqueça de incluir todos. Faça com que seja possível que celulares e outros dispositivos móveis possam clicar no seu número de telefone para realizar uma chamada direta. Adicione um mapa com sua localização. Acresente depoimentos, pois dão mais relevância social e credibilidade. Utilize o seu domínio para se beneficiar do SEO. Por exemplo: www.seusite.com.br/blog.

ADICIONE PÁGINAS DE LOCALIZAÇÃO – ao seu site. Se você tiver mais de um local de comércio, crie páginas de localização. Elas fornecem aos leitores seu nome, endereço, número de telefone, horário da loja, descrições exclusivas da loja, informações sobre estacionamento / trânsito, promoções e depoimentos de clientes satisfeitos. Também é importante evitar a duplicação de conteúdo em várias páginas de localização. Para empresas de localização única, crie uma página Sobre nós localmente descritiva. Você pode até ganhar pontos de bônus se adicionar um mapa do Google ao seu site na sua página de localização.

COLOQUE O NOME DA CIDADE – se você deseja posicionar o cliente para uma cidade específica, como Campinas, por exemplo, inclua no título e na descrição da página o nome da cidade. Por exemplo: O cãozinho feliz, a mais completa pet shop de Campinas.

TENHA UM SITE RESPONSIVO – hoje, quase 90% das buscas são feitas pelos celulares. Por isso, o seu site deve ser feito de maneira que funciona perfeitamente nos celulares. Ou seja, devem ser leves, abrir rapidamente e rodar sem problemas. Leve em conta que nem todos têm celulares de última geração e o seu site deve funcionar bem também nos aparelhos mais simples ou antigos.

PRODUZA CONTEÚDO LOCAL – crie um blog, mande e-mails e faça postagens nas redes sociais com conteúdo que seja útil para seus clientes. Não se preocupe apenas em vender ou anunciar. Crie  uma imagem de autoridade para a sua empresa. Desenvolva contéudos locais que ajudem as pessoas do seu bairro, cidade ou região a resolverem seus problemas e necessidades. Isso vai fazer com que a sua empresa seja olhada com simpatia. Inclua nos seus posts o nome de sua cidade e vizinhas, além de termos geralmente utilizados. Inclua notícias e acontecimentos locais, trazendo informações úteis à sua audiência. Patrocine eventos locais, times ou organizações e escreva sobre eles. Entreviste ou convide especialistas locais para escrever em seu blog.

PESQUISE PALAVRAS-CHAVE – pesquise quais as palavras-chave que as pessoas mais utilizam em suas buscas por produtos ou serviços semelhantes aos seus. Você pode utilizar o KeywordPlanner para saber quais consultas relacionadas ao seu bairro e cidade possuem ligação com seus serviços e produtos. Depois disso escolha as que possuem maior volume de busca e relação com o que deseja escrever.

INSCREVA-SE NO GOOGLE MEU NEGÓCIO – assim você terá um perfil detalhado sendo apresentado às pessoas que realizarem uma pesquisa. Além disso, o Google Maps também irá apresentar um perfil detalhado e sua localização.

USE AS REDES SOCIAIS – esteja presente nas principais redes sociais, como Facebook, Youtube, Instagram e outras. Também inscreva-se em sites como o TripAdvisor, um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. Já o Foursquare é um aplicativo que usa as suas informações de geolocalização para ajudar você a descobrir novas experiências de consumo, recomendando lugares interessantes como bares e restaurantes em qualquer parte do mundo.

CONSIGA AVALIAÇÕES – quem faz uma compra ou quer contratar um serviço, gosta de ler a opinião de quem já usou. É comum as pessoas lerem as avaliações e analisarem as classificações, sendo um fator decisivo de suas compras. Classificações ruins afastam os consumidores. E a falta de classificações pode não transmitir credibilidade para sua marca. Estimule seus clientes a realizarem uma avaliação de seu negócio, sabendo que a pr incipal motivação é a qualidade de seus produtos/serviços associados a um atendimento de excelência.

FAÇA PARCERIA COM BLOGS LOCAIS – veja se em sua região exitem blogs relevantes que tenham alguma relação com o seu negócio. Receber links destes blogs poderão ajudar a impulsionar o seu SEO local. Busque parcerias e utilize esse canal de tráfego para aumentar o volume de visitas ao seu site.

PARTICIPE DA SUA COMUNIDADE LOCAL – quanto mais você participar da comunidade local, mais retorno retorno receberá. Faça parcerias com ONGs, patrocine eventos e apareceça na mídia local como uma autoridade em seu setor. Essas são maneiras de obter destaque na mídia, conhecimento da marca e links de entrada.