17 de novembro de 2021

TENDÊNCIAS DE NEGÓCIOS PARA 2022: FIQUE ATENTO PARA FATURAR MAIS.

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Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o mercado sofreu um forte impacto em 2020 e 2021. Em 2022, deveremos ter uma volta maior ao presencial, tanto no comércio quanto na prestação de serviços. No entanto, o e-commerce continua forte, pois as pessoas já se habituaram a comprar por esse sistema.

Por isso devemos ficar atentos a algumas tendências que já vêm em alta nos últimos dois anos. Além delas, outras inovadoras também demonstram que podem ser grandes oportunidades.

E-COMMERCE – mesmo com a volta das pessoas às lojas de rua e shoppings, o e-commerce vai continuar em alta. Por isso é uma boa oportunidade para quem está começando ou deseja também vender por esse sistema. Há grandes vantagens, como a de não precisar ter uma loja física ou até mesmo estoque, que pode ser terceirizado. Outra vantagem é que você pode vender para todo o país.

Mas é um tipo de negócio que, hoje em dia, tem forte concorrência. Você terá que buscar um diferencial e investir em marketing para se destacar. Caso não tenha experiência, o ideal será contratar os serviços de uma agência especializada que cuidará de todo o processo de divulgação do seu negócio. A agência também irá criar conteúdo para sites, blogs e e-mails, além de alimentar as redes sociais.

HOME OFFICE – o trabalho em casa também continua em 2022, porém de maneira mais aprimorada. Para quem já tem uma empresa ou deseja abrir uma, há a possibilidade de trabalhar em casa, mesmo que tenha que contar com o auxílio de outras pessoas, que também estarão em suas residências. A tecnologia permite que isso seja feito remotamente. O controle de estoque, caixa, vendas, faturamento pode ser todo feito por sistemas e plataformas. Até mesmo reuniões e treinamentos podem ser realizados à distância.

DROPSHIPPING – este é o sistema ideal para quem não tem dinheiro para investir num novo negócio. No dropshipping, a pessoa atua, de forma intermediária, sem a necessidade de ter o produto ou serviço em si. Na realidade se torna um revendedor, onde o seu trabalho consiste em vender algo do vendedor para os clientes. Isso pode ser interessante pois não precisa se preocupar com fatores como produção ou estoque. Contudo, para ter lucro é preciso uma dedicação maior.

CRIAÇÃO DE CONTEÚDO – com o aumento nas vendas online, o marketing digital se tornou ainda mais necessário. Dentro das inúmeras estratégias, a criação de conteúdo é uma das mais importantes. Diante dessa demanda, tem crescido a procura por profissionais para produzir textos para blog, site e redes sociais. Um bom material poderá, além de trazer informações relevantes, influenciar na decisão de compra de um cliente. Algumas empresas contratam agências ou pessoas especializadas para produzir esses conteúdos.

NICHOS COM MAIOR POSSIBILIDADE DE SUCESSO EM 2022:

IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS – o brasileiro consome muitos produtos importados, especialmente por serem mais barato e diversificados. A maior parte deles vem da China e do oriente. Por isso o setor de importação de produtos é uma boa escolha para quem deseja ter o seu próprio negócio em 2022.

Os itens importados podem ser comercializados em uma loja, seja ela física, virtual ou ambas. Outra opção é que a pessoa seja apenas um distribuidor, fazendo a conexão entre os fornecedores no exterior e os comerciantes aqui no país. Ter itens exclusivos e novidades podem te destacar diante da concorrência. Faça uma boa pesquisa de mercado para não ficar limitado apenas ao mercado chinês. Outro cuidado que deve-se ter é sobre as regras de importação e legislações em vigor para que todo o processo de importação ocorra dentro da legalidade.

INFOPRODUTOS – criar produtos digitais também pode ser um bom negócio para o ano que vem. É possível produzir e comercializar itens virtuais, como: cursos online; e-books; audiobooks; infográficos; apostilas; videoaulas; aplicativos; livros; músicas. A maioria deles tem como foco a área do conhecimento. O interessante que qualquer pessoa, que possua alguma habilidade, pode explorar esse nicho. Ela poderá criá-lo ou até mesmo contratar alguém para produzir e comercializar.

Uma das vantagens é que o custo para produzir é infinitamente menor quando comparado a uma versão física, por exemplo. Além do material, também tem uma economia em relação ao frete e estoque, por exemplo.

Importante: analise sempre se o seu infoproduto tem mercado e adesão das pessoas. Pesquisar as necessidades e interesses do público para criar algo a partir daí. Outro fator a ser considerado é que, embora não seja uma regra, o ideal é que o infoproduto tenha um potencial ilimitado de vendas.

MARKETING DE AFILIADOS – neste tipo de atividade você irá divulgar os infoprodutos em plataformas online. A cada venda concluída, recebe-se uma comissão. É uma chance para quem comercializa os seus infoprodutos, quanto para quem busca uma oportunidade para fazer uma renda extra.

O lado positivo é que não precisa de investimento, altamente lucrativo, diversidade de produtos, possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo. Porém é preciso ter cuidados: este trabalho exige uma grande dedicação para obter bons resultados e lucros, boas estratégias de vendas, alto poder persuasivo. Essa divulgação poderá ser feita de várias maneiras, sendo as redes sociais as mais utilizadas por esses profissionais.

SETOR ALIMENTÍCIO – ninguém vive sem se alimentar, por isso os negócios voltados para o ramo da alimentação estão sempre em alta. Embora exista uma alta concorrência e até mesmo um certo nível de saturação, há a grande vantagem de existir muitas maneiras de explorá-lo. Para iniciar esse tipo de negócio não é preciso investir muito dinheiro. A pessoa pode começar aos poucos, vendendo para a vizinhança e conhecidos, e ir crescendo ao longo do tempo. Espaço físico: restaurante, lanchonete, barraquinha, foodtruck, empório e delicatessen, entre outros. Ou poderá contar apenas com o regime de entrega – delivery.

ARTESANATO – é uma das atividades que mais estará em alta em 2022. A mudança comportamental das pessoas, que estão em busca de produtos menos industrializados, tem levado a um crescimento na procura por itens artesanais. Também pesa a preocupação com o meio ambiente. Produtos que tenham um valor agregado e, principalmente, com uma proposta ecológica estão entre as principais apostas. Isso inclui artigos de decoração, roupas, acessórios, bolsas e até mesmo alimentos. É uma boa oportunidade de negócio para quem é artesão ou deseja ter uma loja especializada nesses artigos.

CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL – esta é uma forte tendência que veio para ficar. Diante disso, cresce a necessidade das marcas e empresas contratarem profissionais especializados nessa área. A pessoa poderá atuar tanto de forma independente, prestando serviços, como também criar a sua própria agência.

ESPECIALISTA EM FACEBOOK ADS E GOOGLE ADS – são os principais anúncios que vemos na internet. is da área de marketing. Estar em destaque é primordial.  Para se destacar em uma busca é preciso adotar algumas técnicas, que incluem o uso de SEO (palavras-chaves) e o os anúncios pagos. Especialistas nessas áreas podem aproveitar o mercado aquecido para criar as suas próprias empresas de marketing.

FRANQUIAS – o setor de franquias ainda segue como uma boa aposta para quem tem dinheiro para investir em um negócio mais consolidado no mercado. Depois de uma forte queda em 2020, o setor voltou a reagir positivamente e deve seguir nessa curvatura de crescimento em 2022. Contudo, esteja sempre atento aos nichos que estão mais em alta.

EDUCAÇÃO – com a pandemia, o ensino passou a ser remoto. Com isso, houve uma queda no desempenho dos estudantes. Para não comprometer o aprendizado, muitos pais resolveram aderir alternativas para reforçar os estudos. Quem possui experiência nesse ramo poderá investir em uma empresas que prestam o serviço de aulas particulares para crianças e adolescentes. A vantagem é que requer um investimento mais baixo, comparado a outros segmentos, e pode trazer um bom retorno a curto prazo.

ALIMENTAÇÃO EM CASA – com o delivery em alta, investir em franquias de marcas de alimentos que entregam em domicílio. O investimento inicial varia, começando na faixa dos R$70 mil. O retorno costuma acontecer em um ano.

FARMÁCIAS – um dos setores que mais faturaram nos últimos anos foi o farmacêutico. As redes de farmácias estão querendo ampliar cada vez mais os seus negócios. Contudo, esse é um dos investimentos mais altos. Os valores iniciais ficam em torno de R$ 200 mil com um retorno médio de dois anos.

CLUBE DE ASSINATURAS – este setor já movimenta mais de R$1 bilhão por ano no Brasil. Um dos motivos é que ele permite a estruturação de quase todos os tipos de negócios. Isso porque ele consiste em oferecer produtos e/ou serviços para os seus membros, que pagam mensalidades para usufruir dos benefícios.  Isso tem atraído a atenção dos investidores, fazendo com que o segmento esteja em alta. É indicado para quem deseja ter receita recorrente de forma mais simples e rápida.

ESTÉTICA – Outro setor que segue em alta é o de estética. Englobam essa lista vários modelos de empreendimentos, dentre eles: cabeleireiro; manicure e pedicure; design de sobrancelha; estética corporal; massagem; SPA; limpeza e cuidados com a pele; depilação.

Os homens estão cada vez mais vaidosos e buscando por serviços de cabelo, barba e pele. Esse, inclusive, pode ser um nicho a ser explorado, uma vez que a concorrência ainda é infinitamente menor do que a do público feminino. O setor infantil também é outro modelo de mercado rentável. Cresce cada vez mais salões de beleza para crianças.

CUIDADOS ANTES DE COMEÇAR O PRÓPRIO NEGÓCIO

Mercado: veja se existe público e oportunidades de crescimento. Alguns negócios podem parecer interessantes, mas não ter perspectiva de ampliar a médio e longo prazo. Não cometa o erro de investir pensando em apenas lucrar a curto prazo.

Concorrência: por mais interessante que seja o negócio, veja se ele não está saturado. Estude o mercado para medir a concorrência e também utilize essa pesquisa para analisar os pontos fortes e fracos de cada um para aprimorar a sua empresa.

Capital inicial: saber o quanto tem para investir é importante. Nunca utilize toda a sua renda no início. Tenha sempre uma reserva para caso de emergência ou o negócio não dê certo. Se descapitalizar no começo pode ser um grande risco. Tenha sempre em mente que o lucro não vem rápido e, portanto, é preciso estar sempre amparado.

Fonte de consulta: SEBRAE

 Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.