22 de novembro de 2022

VERÃO 2023: AQUEÇA SUAS VENDAS !!!!

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Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

Os próximos meses, que serão quentes em temperatura, também poderão aquecer as suas vendas. Depois do final do ano, há uma tendência natural das vendas caírem nos primeiros meses do ano que se inicia. Mas isso pode ser revertido com estratégias para atrair o consumidor. Mesmo que você não venda produtos sazonais, como sorvetes, bronzeadores, moda e artigos esportivos, pode usar a imaginação para adequar o seu estoque aos meses mais quentes do ano.

Veja estas dicas de como faturar mais no verão de 2023:

DEFINA O SEU PÚBLICO – analise qual o perfil do público que pretende alcançar neste verão. Idade, sexo, hábitos, gostos, preferências, etc .

ANALISE SEU ESTOQUE – veja quais os produtos mais adequados a promoções de verão. Se você não vende produtos sazonais, pode achar uma maneira de adequar o seu estoque a promoções de verão. Por exemplo: produtos eletrônicos, ferramentas, móveis, utensílios domésticos, tudo pode ser oferecido em promoções para o verão. Vasta usar a imaginação e criar uma maneira de fazer ofertas interessantes.

CRIE VITRINES DE VERÃO – vitrines temáticas certamente atrairão as pessoas em dias mais quentes. Por exemplo, uma livraria pode colocar fotos de pessoas lendo ao ar livre. Você também pode colocar cartazes e até mesmo decorar a calçada. Relacione seus produtos com as atividades que os clientes fazem durante o verão.

ORGANIZE EVENTOS DE VERÃO – ofereça aulas gratuitas, demonstrações de produtos e tudo o mais que possa atrair os clientes à sua loja.

UNA-SE A OUTROS VAREJISTAS – una forças com outros varejistas que atendem o mesmo público e veja o que podem fazer juntos. Distribua cupons nas lojas uns dos outros. Ou crie um pacote especial.

VENDA PARA TURISTAS E VIAJANTES – se a sua cidade recebe uma boa quantidade de turistas durante o verão, divulgue sua loja para os visitantes. Traga panfletos para o seu centro de boas-vindas local. Contacte as empresas de turismo e crie uma oferta exclusiva para os seus clientes. E certifique-se de que sua empresa esteja listada no Yelp e no Google, para poder ser encontrada facilmente.

CRIE PRODUTOS ESPECIAIS PARA O VERÃO – produtos de edição limitada podem criar um burburinho em sua loja. Por exemplo: sugestões para uma cesta de piquenique, misturas especiais de café, combos de alimentos para fazer pratos especiais para os dias quentes.

VÁ PARA FORA – os dias quentes são perfeitos para você sair da sua loja e fazer coisas ao ar livre. Por exemplo, faça uma venda na calçada para chamar a atenção de seus clientes enquanto eles dirigem ou passam. Se a sua localização receber muito tráfego de pedestres, considere colocar uma tigela de água para animais de estimação.

ORGANIZE CONCURSOS DE VERÃO – todo mundo adora ganhar alguma coisa, então pense em coisas que estimulem a propaganda boca a boca. Faça um concurso de fotos, pedindo aos clientes que compartilhem suas fotos de férias ou fotos de animais de estimação, crianças em sua página do Facebook ou Instagram. Dê um prêmio para a foto que tiver mais curtidas. Ou você pode criar uma oferta online que incentive os clientes a visitar sua loja física. Sorteie uma cesta de piquenique, um combo com protetor solar e hidratante, etc.

PARTICIPE DE FESTIVAIS E FEIRAS LOCAIS – durante o verão, muitas cidades realizam festivais e feiras, e os varejistas costumam alugar um estande. Olhe para os eventos em sua área e veja se você pode participar. Você não apenas estará onde seus clientes estão, mas também terá exposição a novos compradores que podem não estar cientes de sua empresa.

FAÇA OFERTAS – o verão é uma época de saldos, ofertas e promoções. Crie um calendário de promoções com descontos, ofertas especiais, cupons, brindes e/ou pacotes. Se você ainda não tem um programa de fidelidade, comece um e considere dar o dobro de crédito em determinados dias da semana.

OFEREÇA PACOTES DE PRODUTOS – faça uma mistura entre os itens mais vendidos e os menos vendidos para garantir que você remova os produtos das prateleiras.

FORNEÇA CUPONS DE VERÃO – um cupom estratégico pode gerar mais vendas e aumentar a fidelidade do cliente. Quer você os ofereça semanal ou mensalmente ou durante todo o verão, certifique-se de lembrar seus clientes sobre suas ofertas de cupom. Algumas ideias incluem: cupons para compradores de primeira viagem; promoções de referência; cupons mínimos de compra; cupons em troca de comentários nas mídias sociais.

DISTRIBUA AMOSTRAS – caso o seu negócio permita, distribuir amostras sempre dá bons resultados.  Especialmente para itens menores de uso diário, distribuir amostras pode ser uma forma de seus clientes se familiarizarem com outras opções de produtos. Os varejistas nos nichos de itens de cuidados pessoais, utensílios domésticos, maquiagem e suprimentos podem ser criativos com amostras de produtos.

LANCE UM PROGRAMA DE PONTOS DE VERÃO – os varejistas podem fornecer um programa de pontos de verão que dá a seus clientes um item grátis no final. Muitos clientes adoram o desafio de adquirir pontos para ganhar algo no final. Especialmente se seus produtos tendem a precisar de substituição ocasionalmente, essa estratégia pode funcionar para aumentar as vendas.

LANCE UMA LOJA POP-UP – lojas pop-up são os comércios temporários. Portanto, são perfeitas para serem abertas em locais de veraneio, durante a temporada. E também podem ser lançadas em shoppings locais, eventos comunitários ou funções especiais de feriados. Analise sempre se o retorno irá pagar o investimento e ainda dar lucro.

LANCE UM CLUBE DE ASSINATURAS DE VERÃO – um clube de assinatura é uma empresa que entrega produtos todo mês (ou quinzena, semana, etc.) para seus associados mediante um pagamento recorrente. Se fizer sentido para sua loja de varejo, criar um clube de assinaturas de verão pode ajudá-lo a contar com a entrada de dinheiro.  As assinaturas funcionam melhor para varejistas que vendem itens de compra repetida. Embora possa funcionar muito bem para restaurantes, também pode funcionar para varejistas que vendem muitos itens específicos para o verão durante o clima mais quente.

CRIE OFERTAS TEMÁTICAS – considere a criação de ofertas temáticas disponíveis apenas em dias específicos. Uma loja de equipamentos para atividades ao ar livre pode tematizar cada dia de venda conforme o tipo de pessoa para quem vende atividades ao ar livre, incluindo o alpinista, o ciclista, o motociclista ou o mergulhador em cavernas. Quanto mais criativo você for com seus temas e o que está à venda todos os dias, mais atraentes serão suas promoções.

APROVEITE OS VALES-PRESENTE DA LOJA – venda cartões-presente com tema de verão no caixa e inclua-os em qualquer oferta especial quando possível. Os cartões-presente são uma ótima maneira de conquistar novos clientes e manter os clientes existentes voltando.

CRIE PRODUTOS DE VERÃO DE EDIÇÃO LIMITADA – camisetas exclusivas, cosméticos especiais para o verão, doces, novos sabores de café, receitas exclusivas de comidas, enfim use a imaginação para criar coisas que atrairão os consumidores.