13 de fevereiro de 2023

2023: PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PARA ABRIR O SEU NEGÓCIO!

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Autor: Milton Correia Junior. Jornalista e Redator.

Depois de três anos turbulentos, devido à pandemia, tudo indica que 2023 será o ano em que as coisas voltam à normalidade. Algumas das tendências que vão bombar em 2023 estão relacionadas a contextos tecnológicos, consciência ambiental, clubes, saúde, delivery e infoprodutos.

Veja as principais tendências para 2023:

TECNOLOGIA – há várias tendências e uma delas são as NFTs, uma tecnologia que funciona como um certificado digital para. Os NFTs têm sido amplamente utilizados para comercializar obras de arte no mundo digital, mas também já estão impactando outras áreas, como títulos e até mesmo no esporte.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL – cada vez mais as pessoas estão preocupadas em preservar o meio-ambiente. Agora há uma tendência de se produzir menos materiais descartáveis e reutilizar o que é usado. Materiais e resíduos podem ser comercializados ou trocados entre empresas parceiras, doados, reaproveitados em novos processos produtivos, convertidos em bioenergia, etc.

MODA RECICLADA – ou moda upcycling. Um nicho promissor são roupas e acessórios feitos com sobras ou sucatas.

COSMÉTICOS NATURAIS – outro nicho de mercado com grande potencial de crescimento são os cosméticos naturais feitos de forma sustentável, que respeitam a natureza. Xampus e condicionadores em barra e cremes feitos apenas com produtos naturais são duas das principais tendências do mercado de beleza em 2023.

SAÚDE – wearable é qualquer dispositivo tecnológico que possa ser usado como acessório, ou que possamos usar. S smartwatches e pulseiras fitness, relógios de pulso e pulseiras conectadas, que têm o monitoramento da saúde como um dos recursos mais atraentes, além de ajudar os usuários a medir sua frequência cardíaca ou velocidade de corrida. Além disso, os wearables permitem que você acompanhe notificações sem a necessidade do seu telefone, pague por proximidade e até use-o como GPS. Muitos wearables fazem parte de outra tendência em alta, o IoT (Internet of Things), conceito que propõe a interconexão de objetos do cotidiano.

CLUBES DE ASSINATURA – é um modelo de negócio no qual o cliente paga um valor mensal, semestral ou anual e recebe um produto regularmente em sua casa. Livros, bebidas, alimentos e produtos de higiene pessoal são os segmentos de maior destaque do setor, mas as possibilidades são muitas e continuam em alta. O truque é encontrar mercados inexplorados, ou raramente explorados, e investir em negócios de pagamentos recorrentes.

DELIVERY – outro setor que está crescendo. Encontrar um nicho de investimento em um bom marketing é crucial para quem deseja iniciar um negócio na área. Um setor que está em alta é o delivery de alimentos e, dentro desses limites, há diversos nichos a serem explorados, como marmitas para quem tem alguma restrição alimentar.

INFOPRODUTOS – produtos de informação são materiais de informação criados e distribuídos em formato digital, geralmente cursos online ou cursos sobre uma ampla gama de tópicos: aprender um idioma; como usar um software; dicas de viagem; cozinhar; tocar um instrumento. O vídeo é a principal ferramenta para a comunicação na era pós-pandemia. Uma das principais vantagens de criar um produto digital é que os lucros podem ser escaláveis, porque as oportunidades de vendas pela internet são muito maiores do que nos cursos presenciais. Você faz conteúdo uma vez e pode vendê-lo inúmeras vezes na internet.

IDEIAS DE NEGÓCIOS PARA ABRIR EM 2023

LOJA VIRTUAL – requer menos dinheiro que uma loja física e por isso estão em alta. Voce pode escolher o ramo entre moda e vestuário; beleza; esporte e fitness; games; decoração e mobílias; artesanatos; informática.

MARKETING DE AFILIADOS – os afiliados recebem uma comissão por cada visita, inscrição ou venda que geram para um comerciante. Esse arranjo permite que as empresas terceirizem parte do processo de vendas. Você divulgará infoprodutos de diversas plataformas online e a cada conversão em vendas receberá uma comissão. Sendo assim, você terá uma empresa de prestação de serviços com baixo investimento. Para começar a colocar em prática, existem diversos parceiros possíveis, como Hotmart, Monetizze, Udemy, Eduzz, Amazon, Awin, Lomadee e AdSense.

VENDA DE ALIMENTOS – doces em geral, como brigadeiros, bolos de pote e brownies; comidas fitness em marmitas congeladas ou em locais presenciais; buffet para festas com salgados, doces e pratos principais. Esses negócios podem começar com estruturas pequenas, como a cozinha da sua própria casa. Além disso, você pode fazer parcerias com locais que o seu nicho de mercado frequenta. Como, por exemplo, academias para quem trabalha com alimentos fitness.

CRIAÇÃO DE CONTEÚDO – pode ser feito através de blogs, YouTube, Instagram e LinkedIn, por exemplo. Tendo um perfil bem estruturado e com conteúdos de qualidade, será mais fácil alcançar mais pessoas e ter cada vez mais visibilidade. Uma das formas de fazer isso é a criação de storyboards. A monetização pode ser realizada através de anúncios, parcerias e vendas.

CONSULTORIA DIGITAL – você pode monetizar seus conhecimentos e conseguir clientes dando consultoria digital. Por exemplo: nutrição e exercícios físicos; negócios e gestão de empresas; gGestão de pessoas e carreiras profissionais; marketing digital. Com isso, é possível começar com pouco investimento e tornar seus negócios lucrativos através da contratação e indicação de pessoas que antes procuravam informalmente.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – empresas de preparo de refeições saudáveis ganharam o mercado e se tornaram uma das principais ideias de negócios em 2022. Por isso, vale a pena considerar abrir um negócio de alimentação fitness, que também possui diversas ramificações. Por exemplo, é possível fazer marmitas congeladas, para pessoas que preferem comprar toda a comida da semana e deixar armazenadas em casa. Ou, ainda, o seu estabelecimento pode cozinhar para entregas, aproveitando as horas de almoço e de lanche.

MERCADO PET – o Brasil possui um dos maiores mercados nesse nicho. Dessa forma, pode ser interessante investir nesse mercado, por meio de diversas atividades, como: banho e tosa; creche; passeios; venda de acessórios; parques recreativos. Use a criatividade para se diferenciar oferecendo doces e guloseimas e bebidas próprias para animais; festas de aniversário; moda exclusiva; itens personalizados, etc.