25 de maio de 2022

COMO DIVULGAR SUA EMPRESA NA INTERNET. VEJA ESTAS DICAS!

Compartilhe

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator. 

Para conquistar novos clientes e vender mais, a sua empresa precisa estar presente na internet, aproveitando tudo o que o mundo digital pode oferecer para alavancar o seu negócio.

Veja estas dicas de como usar a internet para tornar a sua marca mais conhecida:

USE O GOOGLE MEU NEGÓCIO – esta é a melhor ferramenta para conquistar clientes próximos ao seu negócio, pois eles podem ver a localização do seu estabelecimento, conferir as fotos, fazer perguntas, etc. Outra vantagem é que é tudo de graça. Entre no site entrar no site do Google meu Negócio – https://www.google.com/intl/pt-br/business/sign-up/ – clique em “começar agora”, preencher as informações solicitadas e esperar um código de confirmação que eles enviarão ao endereço informado via Correios. Após confirmar o código você estará habilitado a fazer diversas edições, como se fosse um pequeno site bem fácil de mexer. Assim, além de dar informações pertinentes aos usuários, você consegue deixar o seu negócio mais atraente.

ANUNCIE NO GOOGLE ADS – O Google AdWords é uma excelente maneira de atingir novos clientes. Você pode definir o orçamento para a veiculação dos anúncios e conseguir bons resultados, desde que faça uma boa segmentação e elabore uma descrição atraente. Também é fundamental que você defina o seu objetivo antes de começar a veicular os seus anúncios: o que pretende, qual o público que pretende atingir, quanto pode gastar, quais os resultados que espera, etc. É possível personalizar seu anúncio para levar as pessoas ao site, receber ligações ou até mesmo conseguir visitantes ao seu estabelecimento.

FAÇA SEO – adote as estratégias de SEO – SEARCH ENGINE OPTIMIZATION – para que o seu site tenha maiores chances de aparecer na primeira página do Google quando as pessoas fizerem pesquisas. Essa estratégia leva um tempo para dar frutos, mas vale muito a pena. Há diversas técnicas que contribuem para o rankeamento do seu site nos resultados de busca. Entre os principais fatores que o Google leva em consideração para subir um site de posição, estão a velocidade de carregamento das páginas; responsividade (deve funcionar bem em qualquer dispositivo); palavras-chave relevantes; backlinks.

TENHA UM BLOG – uma estratégia que vai alavancar o seu site é a criação de um blog. Este é um canal que irá produzir material útil para o seu público-alvo e irá colaborar para o seu site aparecer com destaque no Google.

FAÇA VÍDEOS – produzir vídeos é outra maneira de colocar a sua empresa em evidência. Vídeos com conteúdo útil vão passar uma imagem de autoridade, de que você domina o assunto.  Outra vantagem é que as pessoas poderão encontrar a sua empresa quando fizerem buscas diretamente no Youtube.

FAÇA PODCASTS – os conteúdos de voz, que lembram o rádio, estão em evidência. Produzir áudios também é uma maneira de divulgar o seu negócio. O importante é produzir conteúdo útil e criativo que irão conquistar o seu público.

USE AS REDES SOCIAIS – faça perfis profissionais no facebook, instagram, twiter e outras redes sociais que estão em evidência. Um detalhe importante: o conteúdo deve seguir critérios e ter qualidade. Para fazer postagens você deverá definir o seu público-alvo (sexo, idade, interesses, poder aquisitivo, etc.), nos objetivos da sua divulgação, na identidade visual da marca, etc. A partir disso faça um planejamento sobre o que irá postar e com qual frequência. Importante: meça os resultados da sua divulgação periodicamente e mude a estratégia para melhorar.

IMPULSIONE SEUS MELHORES POSTS – você irá pagar para impulsionar os seus melhores posts, aqueles que deram mais retorno, mas é necessário para conseguir maior visibilidade. Tanto no Facebook quanto no Instagram, é possível criar uma campanha personalizada pelo gerenciador de anúncios ou impulsionar seus posts. Você deve analisar as reações, os comentários e os compartilhamentos. Se o engajamento for grande com os seus seguidores, há boas chances de funcionar com outras pessoas.

USE OS INFLUENCIADORES – faça parcerias com influenciadores digitais. Hoje é possível encontrar digital influencers que atingem com os mais variados públicos. Mas não escolha um influenciador com base apenas no número de seguidores, o ideal é encontrar alguém que fale com o seu público-alvo, tenha um comportamento que não fere princípios da sua empresa e consiga um bom engajamento.

USE HASHTAGS – inclua palavras-chave relacionadas à sua área de atuação. Desse modo é mais fácil ser encontrado por quem procura seus produtos ou serviços.

PARTICIPE DE COMUNIDADES ONLINE – mas redes sociais, especialmente no Facebook, há muitos grupos dos mais variados assuntos. Geralmente, as pessoas entram para tirar dúvidas, trocar experiências e até mesmo criar uma rede de relacionamentos. Ao ingressar em comunidade onde o seu público se encontra, evite ao máximo fazer propagandas do seu negócio. Além de chatear os participantes, você pode ser expulso pelo administrador. Procure ajudar os participantes em suas dúvidas: mande um link de um artigo do seu blog relacionado ao assunto. Com isso, você consegue divulgar os seus serviços do jeito certo e aumenta a autoridade no assunto.

INCENTIVE O PÚBLICO A DIVULGAR O SEU NEGÓCIO – há marcas que dão brindes e descontos para clientes que as mencionarem em suas publicações.

ENVIE EMAILS COM NOVIDADES REGULARMENTE – o email ainda é uma ferramenta que produz ótimos resultados. Só tome cuidado para não exagerar na dose e praticar spam. O ideal é criar listas segmentadas para enviar ofertas personalizadas aos contatos.