6 de outubro de 2022

COPA DO MUNDO: PREPARE-SE PARA LUCRAR!

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Autor: Milton Corrêa Junior –  Jornalista e redator.

Meis, micros e pequenos empresários este ano têm a oportunidade de faturar mais com a Copa do Mundo do Qatar, em 21 de novembro. Os donos de pequenos negócios poderão vender produtos e serviços durante esse grande evento que se encerra em 18 de dezembro, a uma semana do Natal.

Diferentemente das edições anteriores, a Copa será realizada no final do ano, ou seja, quando é verão no Brasil, o que abre oportunidades para eventos ao ar livre e pode impulsionar o setor de bares e restaurantes.

Veja estas dicas de como lucrar com a Copa do Mundo de 2022:

PREPARE-SE PARA A COPA

ENTRE NO CLIMA – enfeite as vitrines da sua loja com temas relativos à Copa do Mundo. Como o evento vai se misturar com o Natal, você pode pensar em unir as duas coisas e usar a criatividade para fazer o Papai Noel vestido com a camisa da selação e outras ideias divertidas e interessantes.

FAÇA PARCERIAS – analise potenciais parcerias que podem ajudar sua empresa a entregar mais e melhor para a clientela. Por exemplo, fazer um sorteio de uma TV sozinho pode custar caro, mas se você encontrar mais empresas que tenham o mesmo público-alvo ou estejam próximas a você, pode propor uma parceria para realizar uma divulgação conjunta e o sorteio.

PLANEJE CONFORME O CALENDÁRIO – Tenha clareza das datas para poder realizar um bom planejamento. Cheque o calendário para saber exatamente quando serão os jogos do Brasil e de outras seleções importantes, como Argentina, Alemanha e Inglaterra. A Seleção Brasileira pode ter de três a sete jogos, se chegar à final ou à disputa do terceiro lugar. Ainda nessa análise do tempo, mapeie outras datas importantes que não estão relacionadas à Copa, pois neste ano a competição acontecerá no final do ano, dividindo as atenções com os festejos dessa época.

CHEQUE SEUS RECURSOS – saiba quais recursos que sua empresa já tem. Analise e seu estoque e/ou cardápio e considere a diversidade e a quantidade de produtos ou matéria-prima que você já possui. Analise, também, informações de seu fornecedor, como preço, prazo de entrega, confiabilidade, qualidade do produto, entre outros. Com isso, você começará a ter dados para saber o que irá divulgar e vender no período da Copa. Também será importante verificar a sua projeção no aumento das vendas e avaliar se os canais de venda e a equipe estarão bem dimensionados.

PREPARE AS REDES SOCIAIS – Uma dica é usar os stories do Instagram para mostrar a preparação da empresa para a Copa. Uma estratégia que costuma fazer sucesso criar a “Copa do Mundo dos seus produtos”, utilizando a interação com os seguidores nos stories. Funciona assim: você estabelece quais serão os produtos ou serviços que irão disputar e o produto ou serviço preferido vai avançando de fase. Assim, seus seguidores irão interagir com o seu perfil e você ainda poderá dar destaque ao seu portfólio, utilizando a temática da Copa como pano de fundo.

UTILIZE CANAIS DE VENDAS – além de encontrar bons fornecedores, é fundamental criar canais de venda eficientes. O WhatsApp pode ser o melhor deles: envie mensagens a todos os seus contatos explicando quais produtos ou serviços está vendendo. Explique os preços, condições de pagamento, procedimentos para a encomenda e como será feita a entrega.

USE AS REDES SOCIAIS – Você também pode usar as redes sociais, como Facebook e Instagram, para divulgar seus produtos e serviços. Tire boas fotos e anuncie com os preços. Fazer promoções, pacotes e dar brindes também ajuda. Você pode usar o gerador de link para WhatsApp pra compartilhar o contato do seu negócio no Instagram e facilitar o contato dos seus clientes.

DICAS DO QUE VENDER 

ADEREÇOS E ENFEITES – são baratos e podem ser revendidos com facilidade. Você poderá vender: Chapéus; Máscaras; Bandeiras de pano; Bandeiras de plástico; Cornetas; Apitos; Vuvuzelas; Tintas coloridas; Spray para pintar o cabelo; Bottons; Álbuns de figurinhas; Perucas; Unhas postiças; Óculos de plástico, etc.O ideal é vender nas cores do Brasil ou com temas da seleção brasileira. No entanto, há quem procure itens com temas de outros países. Por isso, vale a pena oferecer uma variedade de escolhas. Fique de olho nas seleções que estão mais bombando e pelos quais os brasileiros estão mais torcendo.

ROUPAS – além das camisetas da seleção brasileira ou de outros países, há mais peças de roupas que podem ser revendidas para ganhar dinheiro na Copa do Mundo 2022. Chuteiras, luvas de goleiro, bonés e meiões costumam ser mais procurados nessa época. As bolas de futebol também fazem muito sucesso.

MOVEIS, ELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS – também podem ter boa saída durante a Copa do Mundo. Isso acontece porque os torcedores procuram por sofás mais confortáveis, tablets para assistir aos jogos ou até mesmo aparelhos de cozinha para receber os amigos com comes e bebes. Portanto, é possível se aventurar na revenda desses artigos.

COMIDAS E BEBIDAS – nos locais próximos da exibição de jogos, você pode revender bebidas e comidas como ambulante. No entanto, é preciso verificar com a prefeitura da cidade se é preciso obter algum tipo de autorização para isso. Cada município tem as suas regras de como conseguir licença para vender nas ruas. Procure pelos ambientes nos quais as pessoas assistem bastante os jogos nas ruas. Há bares, praças e locais específicos onde há telões e o clima é de muita animação. Nesses ambientes, é mais fácil vender churrasco, cerveja ou outros alimentos.

SERVIÇOS – além da venda de produtos e comidas, você pode oferecer serviços durante a Copa do Mundo 2022. Serviços de beleza – manicures e maquiadores, por exemplo, podem se oferecer para enfeitar as unhas de clientes com motivos de Copa do Mundo, ou fazer maquiagens adaptadas para a ocasião.

PRODUTOS PARA PETS – os donos de pets vão gostar de ter os animaizinhos produzidos e vestidos para os jogos da copa com artigos e  roupas especiais nas cores verde e amarela.

VENDA BRINDES PERSONALIZADOS – a copa será também uma grande oportunidade para a oferta de brindes com temas alusivos ao evento, como camisetas, canecas, canetas, bandeiras, etc. Você pode criar um kit de vestuário ou itens de torcida, como “tal pai/mãe, tal filho(a)” ou um kit “família pé quente”. Também pode estimular o consumo do seu produto ou serviço como um presente. Pode ser um item físico ou mesmo uma experiência (assistir ao jogo de determinada seleção servindo pratos típicos daquele país, por exemplo).

VENDA CAMISAS DE FUTEBOL – a procura por camisas de futebol é alta em qualquer época do ano, mas   durante a copa do mundo essa procura aumenta ainda mais. Ou seja, entre os meses que antecedem a copa até o dia da grande final, a tendência é que muitas pessoas estejam procurando camisas de seleções. Sendo assim, você pode aproveitar essa demanda para comercializar essas camisas. Para isso, basta encontrar um bom fornecedor para que você consiga revender essas camisas com um preço competitivo e ter uma boa margem de lucro.

COMERCIALIZE ITENS ALUSIVOS AO BRASIL – Bandeirinhas verde e amarela, cornetas, perucas, confetes, entre outros itens, possuem uma procura bastante alta. Além disso, você também pode aproveitar para personalizar canecas, copos, canetas, chaveiros e outros objetos com as cores alusivas ao Brasil e colocá-los à venda.

ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS – se você possui equipamentos como sistema de som, telões, computadores, iluminação, decoração ou, até mesmo mesas e cadeiras, pode aproveitar para ganhar dinheiro com a copa do mundo alugando-os para pessoas interessadas.

FAÇA AÇÕES PROMOCIONAIS 

DESCONTOS NA COMPRA DE UM SEGUNDO PRODUTO – se você vende uniformes completos da seleção brasileira, ofereça luvas de goleiro por metade do preço. Se está vendendo televisores para assistir aos jogos, dê descontos em produtos como home theaters ou frigobares para gelar as bebidas. Já quem vende produtos mais simples, como bebidas ou fantasias, deve aproveitar o momento para oferecer o famoso “dois por um”. Por exemplo, “compre uma corneta e ganhe uma peruca verde e amarela”, ou “compre uma dúzia de cervejas e ganhe um aperitivo”.

OFEREÇA BRINDES – são divertidos e acabam atraindo clientes, principalmente em tempos de festa e clima descontraído. É possível associar itens baratinhos para acompanhar as vendas. Acessórios para assistir aos jogos, como bandeiras, perucas e tintas coloridas, são boas opções.

CONVIDE O CLIENTE A PARTICIPAR – é uma boa forma de conhecer melhor o seu público e estreitar os laços. Pelas redes sociais do seu estabelecimento, convide-os a fazer alguma ação em troca de prêmio. Por exemplo, peça que escrevam histórias pessoais que ocorreram durante as Copas dos anos anteriores e ofereça descontos ou produtos ao melhor relato. Outra ideia é pedir que enviem uma foto ou vídeo dos amigos torcendo, ou que resumam em uma frase o que a Copa do Mundo significa em suas vida.

FAÇA BOLÕES – geram engajamento e são uma oportunidade para se conectar com os clientes. Ofereça um espaço, seja online ou na loja física, para que cadastrem seus palpites com relação aos jogos. Os prêmios podem ser produtos, serviços ou condições especiais para comprar no estabelecimento.

FAÇA KITS – dê descontos maiores de acordo com o número de itens adquiridos. Por exemplo, comprando vuvuzela, óculos personalizados e bandeira de plástico separadamente, o cliente gastaria R$ 30. Já em um kit pronto com tudo isso mais tintas coloridas de brinde, o preço continuaria o mesmo. Assim, você incentiva o consumidor a adquirir todos aqueles produtos.

COLHA INFORMAÇÕES – peça aos clientes que preencham fichas com dados pessoais, curtam o Instagram ou Facebook do seu negócio ou que se cadastrem em uma newsletter por email.

CRIE PROMOÇÕES – bares e restaurantes podem criar uma promoção nas bebidas durante a transmissão dos jogos. Dessa forma, será possível atrair mais clientes e realizar mais vendas.

APROVEITE OS ASSUNTOS EM ALTA  – para atrair a atenção das pessoas para o seu negócio. Use a criatividade para criar novos pratos ou vender produtos que tenham a ver com os assuntos em evidência.

TRANSMITA OS JOGOS AO VIVO – a transmissão de jogos ao vivo é muito importante para bares e restaurantes, mas não se restringe a esse tipo de negócio. Outros tipos de empreendimentos podem utilizar os jogos ao vivo como forma de aproximar os clientes ou de melhorar o engajamento dos colaboradores. Um exemplo disso é uma barbearia que transmite as partidas de outras seleções enquanto os clientes cortam o cabelo e fazem a barba. Portanto, a transmissão de jogos ao vivo é uma das formas de manter o fluxo de vendas e, até mesmo, atrair novos clientes para o seu negócio.

CRIE CONTEÚDO SEGMENTADO  – se você é redator ou trabalha com mídia pode criar conteúdo segmentado falando sobre a preparação esportiva das seleções, culturas, costumes, culinária, curiosidades de outros mundiais, história e tudo que possuir relação com o mundial. Esse material pode ser postado em diversos canais, como TikTok, Instagram, YouTube, Facebook, Twitter, sites, blogs, entre outros.

FAÇA MARKETING DE AFILIADOS – consiste na divulgação de infoprodutos (produtos digitais) e no recebimento de comissões sobre cada venda realizada. você pode divulgar produtos que possuem algum tipo de relação com o mundial e ganhar comissões sobre as vendas efetuadas. Além disso, também é possível realizar o caminho inverso. Ou seja, produzir um e-book ou curso online com algum ensinamento de valor e recrutar afiliados interessados que o ajudem a divulgar e vender esse produto digital.