16 de setembro de 2022

DIA DAS CRIANÇAS: PREPARE SUA LOJA PARA VENDER MAIS!

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Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

O dia das crianças é comemorado em 12 de outubro e neste ano a data cai numa quarta-feira. Falta exatamente um mês e por isso é importante que você se prepare para impulsionar suas vendas em sua loja física ou online. O dia das crianças é uma das datas que mais movimentam o varejo e correspondem a 65% das vendas de brinquedo no ano.

Mas a data também movimenta muitos outros artigos como eletrônicos, roupas, doces, livros, pets e muito mais. Tudo é uma questão de adequar o seu comércio à data.

Veja estas dicas de como vender mais no dia das crianças:

GERENCIE SEU ESTOQUE – identifique os itens que possuem maior potencial de venda para essa data e verifique se ao divulgar massivamente esses produtos não correrá o risco de ficar sem o estoque. Pesquise as vendas dos anos anteriores. Identifique os produtos novos e/ou que estão em alta no momento e que podem gerar maior impacto de vendas.

AUMENTE O ESTOQUE – você tem de estar preparado para suprir a demanda. Faça um trato com seus fornecedores para trocar mercadoria que sobrou por outros produtos após o Dia das Crianças.

MOVIMENTE OS PRODUTOS – outra opção é fazer uma estratégia mista, com produtos em destaque que irão chamar a atenção do consumidor, mas também adicionando produtos que você precisa desovar do estoque, podendo dar um desconto maior. Faça essa separação com antecedência, pois ela que definirá sua estratégia principal de vendas. Além disso, fazendo esse planejamento você dá tempo dos seus fornecedores entregarem novos produtos a tempo. Dessa forma, até a data, sua loja e vitrine estarão cheias.

TRABALHE COM PROMOÇÕES – mesmo que influenciados pelas crianças, são os pais que decidem a compra final. Por isso, procure atrair os pais com promoções, a exemplo de kits com várias peças de roupas, ações como compre um leve outro, descontos progressivos ou brindes em compras acima de um determinado valor. Quem vende pela internet pode investir no frete grátis, algo que cativa sempre os compradores já que fretes altos espantam os compradores.

OFEREÇA TAMBÉM – kits de produtos do mesmo segmento; combos promocionais; descontos em itens específicos; frete grátis e/ou expresso (entrega mais rápida). Os filhos não são os únicos a ganharem presentes no Dia das Crianças. Sobrinhos e netos também estão na lista. Se você oferecer um bom combo, suas chances de agradar aos compradores é maior. Nessa etapa, não hesite em elaborar promoções que encantem o cliente, como: “Compre 3 e pague 2″ou “20% de desconto em pagamentos à vista”.

FAÇA COMUNICAÇÃO PELA INTERNET – hoje, as pessoas fazem buscas pela internet antes de se decidirem a ir a uma loja física e até mesmo acabam comprando online, caso achem um produto ou uma oferta interessantes. Portanto, faça uma comunicação original e criativa para a data, destacando seus produtos que podem ser interessantes. Seus posts nas redes sociais devem ser criativos e coloridos. Use a sua imaginação.

DEFINA SEU PÚBLICO-ALVO –  veja se a sua comunicação será dirigida para a crianças, para os pais ou responsáveis, ou ambos. Faça conteúdos inserindo o universo infantil junto a sua marca.

FALE COM AS CRIANÇAS, MAS VENDA PARA OS ADULTOS – Em 2014, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) publicou a resolução 163 que descreve a publicidade infantil como abusiva. Portanto, qualquer campanha nesse sentido deve ser feita com atenção. Publicidade infantil é qualquer tipo de comunicação mercadológica com o intuito de persuadir a criança a consumir um produto ou serviço.  Para evitar multas ou penalidades, tenha muito cuidado e dirija suas ações para os adultos – que, afinal de contas, são as pessoas que compram os presentes para o Dia das Crianças, seja para filhos, netos, afilhados, sobrinhos ou mesmo conhecidos.

CATIVE AS CRIANÇAS – você irá lidar com dois públicos que merecem atenção: as crianças e os pais. Saber como atrair os pequenos para seu estabelecimento é um dos passos cruciais para ser efetivo com os decisores da compra, que são os pais. Decore sua vitrine com temas infantis e desperte nelas o desejo de ter o seu produto.

FAÇA PROMOÇÕES LOCAIS – além de decorar sua loja, coloque personagens animados na porta, além de carrinhos de doces e pipocas. Distribuir essas guloseimas sempre dá resultado. Essas ações entretém crianças, e mesmo que seu produto não seja alvo principal das crianças vai ajudar a aproximar seus clientes e divulgar a sua marca.

DIFERENCIE SEUS PRODUTOS – Para adaptar o seu negócio ao Dia das Crianças e aumentar suas chances de lucro, você precisa tentar fugir do óbvio e trabalhar a criatividade. Veja se dá para investir na venda de outras mercadorias, diferentes das que você sempre comercializa.  Mesmo que as crianças não sejam seu público principal, aproveite a data com publicações nostálgicas e posts que façam referência a crianças.

ESTIMULE OS SENTIDOS – Além de petiscos, pense também em atividades, como pintura facial, tatuagem temporária e música. Essas iniciativas costumam chamar a atenção delas, sendo vistas com bons olhos pelos pais. Vale tanto para quem tem um restaurante, que vai receber a família na data, quanto para lojas de roupas ou brinquedos,

ATUALIZAÇÃO DE MERCADO – um erro comum entre os empresários é achar que o produto mais vendido do ano anterior será o mais procurado neste. É preciso atualizar os produtos e, principalmente, pesquisar quais são os mais desejados pelo público infantil. Isso por que os gostos e vontades das crianças mudam muito rapidamente.

FAÇA MARKETING LOCAL – como distribuição de panfletos com promoções e propagandas em jornais de bairro.