1 de setembro de 2022

MARKETING: IDEIAS SUPERCRIATIVAS PARA DIVULGAR O SEU NEGÓCIO.

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Autor: Milton Correia Junior. Jornalista e redator.

Inovação é fundamental para quaquer negócio. Toda empresa que deseja sobreviver, crescer e enfentar a concorrência precisa ser criativa e inovadora constantemente.

Por isso, você terá de ser criativo para chamar a atenção de clientes que estão cada vez mais exigentes.

Veja estas dicas de como usar estratégias de marketing diferenciadas para divulgar o seu negócio e conseguir captar a atenção de clientes e futuros clientes.

FAÇA LIVE MARKETING – são ações promocionais feitas ao vivo. Você pode interagir com as pessoas de diversas maneiras, com carros de som, artistas na frente da loja, etc. Essas ações proporcionam aos consumidores experiências únicas e inesquecíveis. O marketing digital permite fazer lives nas redes sociais e também lançar novos produtos e realizar sorteios de brindes exclusivos.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA – além de um bom texto escrito, também é preciso utilizar outros recursos como vídeos, podcasts e interação nas redes sociais.  Ou seja, é preciso estar presente em todos os canais de divulgação como sites, blogs, redes sociais, etc.

CONSTRUA CASES DE SUCESSO – são importantes porque geram identificação. As pessoas gostam de cases de sucesso de pessoas iguais a elas. Mostre como seu produto ou serviço tem o poder de transformar a vida das pessoas sob o ponto de vista de quem passou por essa experiência.

CRIE PROGRAMAS DE FIDELIDADE – funcionam porque dão incentivos para o cliente voltar na sua loja ou utilizar seus serviços. Você terá prioridade sobre os concorrentes ao oferecer alguma vantagem para o cliente retornar e a sua loja ganha prioridade.

MOSTRE OS BASTIDORES – as pessoas gostam de saber como funciona o trabalho das empresas, como a cozinha de restaurantes, embalagem de produtos, criação de animais, etc. É quando percebem que por trás de todos os bens materiais produzidos, existe uma equipe que participa ativamente e que transmite uma série de emoções. Sempre há o que mostrar: maquinaria, entrosamento da equipe, processo de confecção de um produto, etc. Com os recursos das redes sociais você pode fazer isso ao vivo. Use os stories do Instagram para mostrar os bastidores da sua loja, por exemplo.

FAÇA SORTEIOS – mas antes de fazer, verifique como funciona a legislação da sua cidade, estado ou país. Nem sempre sorteios são permitidos, ou quando o são, têm de seguir regras estritas. Caso não haja impedimentos, use tecnologias que ajudam a promover sorteios ao vivo sem grandes complicações. Anuncie com antecedência, faça contagem regressiva, faça teaser com os produtos que serão sorteados, convide o público a interagir e a marcar pessoas queridas para poderem concorrer também. Experimente aplicativos como Wishpond e Agorapulse. Você vai ver como fica fácil interagir com seus seguidores com ferramentas especialmente voltadas para isso.

REALIZE CONCURSOS ONLINE – também é preciso saber tudo sobre a legislação antes de fazer. Promover concursos online gera engajamento e estimula a participação das pessoas de forma descontraída e criativa. Você pode, por exemplo, lançar desafios com perguntas sobre a sua marca, produtos ou serviços. Ou pedir para formularem frases criativas e originais que tenham relação com a proposta da marca.

MONITORE OS CONCORRENTES – você deve analisar seus concorrentes para ver o que eles estão fazendo e também se inspirar nas ações deles. Foque nas estratégias deles que estão dando certo. Só não vale copiar, tente ser original a fazer as suas próprias ações.

FAÇA BRANDING – claro que você quer aumentar suas vendas. Mas as suas ações de marketing também devem levar ao consumidor os valores da sua marca. Com seu produto e serviço certifique-se de entregar também boas práticas e faça jus aos princípios e ao lema da sua empresa. Mostre que a sua empresa está envolvida com o meio-ambiente e com as causas sociais.

PLANEJE UM FLASHMOB – com a ajuda de amigos você pode fazer um acontecimento onde um grupo de pessoas realiza performances em lugares públicos, sem aviso. Pode ser um número musical, de teatro, etc. Ações como essa chamam a atenção e cativam seu público como poucas. O importante é passar uma mensagem que tenha a ver com o perfil da sua empresa, fazendo uma experiência inesquecível daquele momento para quem assiste.

MELHORE SUA PRESENÇA ONLINE COM APLICATIVOS – o Yelp é um aplicativo colaborativo com tudo que o usuário precisa para se localizar ou encontrar serviços diversos na sua cidade. A ferramenta serve para impulsionar o negócio local à medida que mostra informação sobre os estabelecimentos, como endereço e telefone, além de avaliações e comentários dos clientes. Outra alternativa é anunciar no Google Maps, do Google Meu Negócio, cujo funcionamento é bem similar. O importante é facilitar a vida de quem está perto de você procurando pelos seus produtos ou serviços.

CRIE CONTEÚDOS EM SÉRIE – as pessoas gostam de seriados. Você pode pensar num conteúdo e exibi-lo gradualmente. Pode ser um vídeo sobre as dúvidas mais comuns dos usuários dos seus produtos, ou um texto contando os segredos da receita deliciosa que mais vende na sua loja. O importante é dividir o conteúdo em capítulos e mandar ver na criatividade.

UTILIZE O REMARKETING – para se comunicar com seus clientes. O remarketing é um recurso que possibilita encontrar as pessoas que já estiveram no seu site antes para levar-lhes novos anúncios sobre a sua empresa. Para isso, o Google usa diversas plataformas da sua rede de display, podendo mostrar seu anúncio em blogs, outros sites, YouTube e até aplicativos.

PATROCÍNIOS LOCAIS – você já pensou em patrocinar algum evento local para promover a sua marca? Além de dar mais visibilidade para sua empresa, ações como essa possibilitam estar frente a frente com seu público, aumentando as chances de atrair leads e fechar negócio. Você também pode ganhar o coração da sua audiência distribuindo nesses eventos cupons de desconto e kit de boas-vindas ou promovendo sorteios, debates e palestras relevantes.

FAÇA UM INFOGRÁFICO – uma imagem bem feita, com informações e números devidamente organizados, irá  chamar a atenção do público e passar sua mensagem de forma clara e objetiva.

COMECE UM PODCAST – tudo o que você precisa é um gravador (que pode ser próprio celular), conexão com a internet e a sua voz. Para os usuários, mais vantagens: eles podem acompanhar o seu incrível conteúdo no carro, na cama, no banho, na academia e onde mais estiverem.

GAMIFICAÇÃO – o termo significa o uso de atividades interativas, como os games, para incentivar a participação das pessoas em determinados contextos ou a assimilação de conteúdos. Os jogos conseguem engajar diferentes tipos de públicos por horas e horas. Logo, a criação de jogos para estimular a interação com a sua empresa, certamente, vai despertar sentimentos positivos associados à marca. Você pode disponibilizá-los no seu site ou no seu aplicativo, por exemplo