6 de setembro de 2022

WHATSAPP BUSINESS: CONHEÇA OS RECURSOS PARA CAPTAR MAIS CLIENTES

Compartilhe

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

Micro e pequenos empresários também podem usar os recursos do Whatsapp Businnes para captar mais clientes. Desde economizar tempo até personalizar suas conversas, usar a conta do WhatsApp Business significa criar uma experiência de compra tranquila para seus usuários.

Veja como utilizar os recursos mais comuns do Whatsapp Businnes para conquistar seus clientes:

PERFIL DA EMPRESA – é muito importante  ter um bom perfil perfil comercial com informações úteis para seus clientes, como endereço, descrição da empresa, endereço de e-mail e site. Um perfil comercial dá à empresa um “rosto” e uma identidade familiares. Para ter um selo “Verificado” ao lado do nome da sua empresa, o WhatsApp precisa confirmar que esta é uma conta comercial verificada.

RESPOSTAS RÁPIDAS – são mensagens frequentes para responder a perguntas comuns. As respostas rápidas permitem que você salve e reutilize as mensagens que envia com frequência para que possa responder facilmente a perguntas comuns em pouco tempo. Basta pressionar “/” no teclado para selecionar uma resposta rápida e enviar.

MENSAGEM DE SAUDAÇÃO AUTOMÁTICA – o WhatsApp para empresas permite que você crie uma mensagem de saudação que os usuários receberão quando iniciarem um diálogo com sua empresa ou após 14 dias de inatividade. Ao enviar uma mensagem instantânea, você dá as boas-vindas e apresenta uma empresa a um novo cliente em potencial sem atrasos e tempo de espera.

Etapas para configurar uma mensagem de saudação: Configurações > Configurações comerciais > Mensagem de saudação. A partir daqui, você pode criar uma nova mensagem de saudação ou editar uma existente.

DEFININDO A MENSAGEM – as mensagens de ausência são semelhantes às mensagens de saudação. Ou seja, o aplicativo envia uma mensagem personalizada para as pessoas que estão tentando se conectar com a empresa após o horário de trabalho. Você pode escrever mensagens personalizadas e configurar para que sejam ativadas no horário escolhido. Etapas para configurar uma mensagem ausente: Configurações > Configurações comerciais > Mensagem ausente > “Ativar mensagem ausente”.

MARCAR CONTATOS – as empresas podem organizar seus contatos e separá-los por categorias para facilitar o acesso. Dessa forma, você pode pesquisar facilmente seus contatos e mantê-los agrupados e organizados.  Etapas para adicionar um marcador a um novo contato: Clique no botão de menu na página de bate-papo do cliente > escolha um marcador e salve. Etapas para adicionar uma nova etiqueta: Clique no botão de menu na página de bate-papo do cliente > clique em “Nova etiqueta” > clique em salvar.

ESTATÍSTICAS DE MENSAGENS DE ACESSO – o WhatsApp for Business permite acessar métricas vitais, como quantas de suas mensagens foram enviadas, entregues e lidas. Etapas para acessar as estatísticas: toque no botão Menu > Configurações > Configurações de negócios > Estatísticas.

CATÁLOGOS – outro recurso que será benéfico para o seu negócio é o recurso Catálogos. Ele permite que sua empresa exiba seus produtos para que as pessoas possam navegar e conferir facilmente os que estão interessadas e gostariam de comprar. Com os catálogos, você não precisa enviar cada item, preço e descrição um por um, como costumava fazer antes. Agora tudo está convenientemente agrupado na sua página do WhatsApp, e você não precisa redirecionar seus clientes para o site ou outro lugar. Para cada item do seu catálogo, você pode adicionar informações, incluindo preço, descrição e código do produto. Isso é muito mais fácil para seus clientes do que ter que perguntar sobre cada item separadamente ou ir do WhatsApp para o site.

COLEÇÕES – em outubro de 2021, o WhatsApp adicionou Coleções para facilitar ainda mais as compras. Eles funcionamo como pastas para agrupar itens dentro de uma conta comercial. Os usuários podem navegar para a categoria que estão procurando imediatamente sem percorrer toda a lista de produtos. Uma vez adicionado, você pode modificar a coleção como itens para manter as informações atualizadas. Dica: pense nas coleções como categorias em sites de comércio eletrônico. Ofertas como “Última chance” ou “Venda” podem ser usadas tanto no WhatsApp quanto no site. Usar esses recursos na conta do WhatsApp Business significa fornecer uma experiência de compra semelhante e bem pavimentada.

COMO CRIAR

  1. Abra o aplicativo WhatsApp Business.
  2. Vá para a guia Bate-papos.
  3. Toque em Mais opções > Ferramentas de negócios > Catálogo > Adicionar nova coleção.
  4. Digite um nome para sua coleção.
  5. Toque em SEGUINTE.
  6. Selecione os itens do catálogo que deseja incluir nesta coleção.
  7. Toque em CONCLUÍDO.

Depois de adicionar os itens, coleções e catálogos, os usuários podem navegar pelos seus serviços ou produtos e fazer o pedido dentro do WhatsApp. Mais tarde, eles podem compartilhar seu pedido e discutir as opções de pagamento no chat. Para você como comerciante, essas comunicações podem vir em grande volume. Para gerenciar esses pedidos de forma oportuna e agradável para um cliente, o WhatsApp oferece mensagens comerciais interativas.

MENSAGENS COMERCIAIS INTERATIVAS – Este tipo de mensagem permite incluir botões interativos e mais apelativos nas suas mensagens. Esses botões podem ser de 2 tipos:

– CTA: ao clicar neste botão, o usuário seria redirecionado para uma determinada página da web ou fazer uma ligação

– Resposta rápida: permite que os usuários respondam com as opções predefinidas sem precisar digitar a resposta manualmente

BOTÕES INTERATIVOS NO WHATSAPP – são ótimos para uma jornada tranquila do cliente. Ao usar os botões CTA, os usuários podem transferir-se convenientemente entre as plataformas. Digamos que uma pessoa queira agendar uma ligação com sua empresa. Antes, ele tinha que copiar o link, depois ir para o navegador e colar o link. Agora, ele só precisa clicar no botão direito, e o bot o redireciona para seu ponto de destino. Os botões interativos nas mensagens são mais fáceis, rápidos, compreensíveis e convenientes para seus clientes. Eles criam uma jornada mais suave que levará a maiores taxas de engajamento com sua empresa.

Observe que estas são opções pagas. Se você planeja usar mensagens de modelo com botões, terá que pagar por cada mensagem enviada.

LISTAR MENSAGENS E BOTÕES DE RESPOSTA – além dos botões CTA e Resposta Rápida, em junho de 2021 o WhatsApp anunciou os novos formatos de mensagens interativas que chegam à sua plataforma: Listar Mensagens e Botões Responder. Novas mensagens de lista permitem adicionar até 10 opções, para que as pessoas possam simplesmente clicar na opção desejada em vez de digitá-la manualmente. Os botões de resposta permitem que os clientes escolham rapidamente até três opções simplesmente digitando a opção preferida.

MENSAGENS DE LISTA – novas mensagens de lista permitem adicionar até 10 opções, para que as pessoas possam simplesmente clicar na opção desejada em vez de digitá-la manualmente. Esse tipo de mensagem oferece uma maneira mais simples e consistente para os usuários selecionarem ao interagir com uma empresa.

BOTÕES DE RESPOSTA – os botões de resposta permitem que os clientes escolham rapidamente até três opções, simplesmente tocando na opção desejada. Esse tipo de mensagem oferece uma maneira mais rápida para os usuários selecionarem em um menu ao interagir com uma empresa.

Especificações de mensagens interativas pelo WhatsApp:

– Você pode combinar mensagens interativas no mesmo fluxo.

– Os usuários não podem selecionar mais de uma opção simultaneamente de uma lista ou mensagem de botão, mas podem voltar e reabrir uma mensagem anterior.

– As mensagens do botão de lista ou resposta não podem ser usadas como notificações. Atualmente, você só pode enviá-los dentro de 24 horas após a última mensagem enviada pelo usuário. – Se você tentar enviar uma mensagem fora da janela de 24 horas, receberá uma mensagem de erro.

INTEGRAÇÃO DE LOJAS DO FACEBOOK – o Facebook Shops é uma ferramenta que permite criar experiências de compras personalizadas para seus negócios e integrá-las perfeitamente à família de aplicativos do Facebook. Por meio de sua loja, você pode mostrar os produtos e serviços que está vendendo e se conectar com clientes em potencial. É uma ferramenta inestimável para qualquer negócio em crescimento.

COMO VINCULAR SUA CONTA DO WHATSAPP BUSINESS A UMA LOJA DO FACEBOOK

Vincular sua conta do WhatsApp Business à sua loja do Facebook oferece a opção de fazer com que os clientes que visitam sua loja enviem uma mensagem por meio do aplicativo WhatsApp Business.

Para vincular essas contas, você deve:

– Ter um número de telefone cadastrado no aplicativo WhatsApp Business. Nota: Os números de telefone registrados no WhatsApp Messenger não podem ser vinculados a uma loja.

– Ser um administrador na sua conta do Facebook Business Manager.

– Vincular sua Página e Catálogo do Facebook na mesma conta do Gerenciador de Negócios.

– Ter permissões Gerenciar Página para a Página do Facebook e Gerenciar Catálogo para o Catálogo no Gerenciador de Negócios.

– Vincular sua conta do WhatsApp Business à sua loja

Como proceder:

Para começar, crie uma loja no Facebook Commerce Manager. Em seguida, adicione seu número do WhatsApp Business à sua loja e defina o WhatsApp como o método de contato principal. Depois que essas etapas forem concluídas, você poderá configurar sua loja para que os clientes possam tocar no botão Mensagem nas páginas da sua loja para iniciar um bate-papo com você no aplicativo WhatsApp Business.

PAGAMENTOS WHATSAPP – os pagamentos do WhatsApp estão disponíveis para países selecionados: Índia;  Brasil (somente para uso pessoal); EUA (para alguns usuários). As compras no aplicativo são realizadas pelo Facebook Pay (processado pela Cielo) e pela Novi, a carteira digital do Facebook. Como comerciante, você pode solicitar e receber pagamentos sem sair do chat.

DIRETÓRIO DE NEGÓCIOS DO WHATSAPP NO ​​BRASIL – é um novo recurso disponível no Android que ajuda as empresas a serem descobertas em um mapa. Os usuários do WhatsApp podem usá-lo para encontrar lojas, restaurantes e empresas locais sem sair do aplicativo. Os fornecedores locais de varejo e serviços podem se inscrever nesta categoria clicando na tela Bate-papo, Mais opções > Ferramentas de negócios > Diretório de negócios. Você é obrigado a ter a versão mais recente de um aplicativo e um número de CNPJ exclusivo. Leia mais sobre os requisitos no diretório do WhatsApp.

Existem outras maneiras de ser descoberto no WhatsApp por clientes em potencial. Os usuários podem pesquisar a empresa local com base na geolocalização – outro bom motivo para definir uma conta comercial no WhatsApp de maneira otimizada para pesquisa.

COMO AS PESSOAS PODEM SE CONECTAR COM A SUA EMPRESA NO WHATSAPP

CONTATO VIA FACEBOOK E/OU INSTAGRAM – depois de definir sua conta do WhatsApp Business, você pode vinculá-la a um perfil do Facebook e/ou Instagram. Seus clientes terão a opção de entrar em contato com você pelo número de telefone, que aparecerá na página ou perfil vinculado. Quando eles tocarem nele, eles poderão enviar uma mensagem diretamente para você no WhatsApp.

Além do número de telefone, você também pode sincronizar informações comerciais dessa página do Facebook com sua conta do WhatsApp Business. Isso atualizará automaticamente seu perfil do WhatsApp Business com informações da página do Facebook.

SOLICITE INFORMAÇÕES ÚTEIS – quando um cliente precisa de uma confirmação de envio ou cartão de embarque, ele pode fornecer seu número de celular para você em seu site, em seu aplicativo ou em sua loja para enviar as informações desse cliente no WhatsApp.

INICIE UMA CONVERSA – um cliente pode ver um botão de clique para conversar em um site ou anúncio do Facebook para enviar mensagens rapidamente para sua empresa. Você pode adicionar um botão “Enviar mensagem” para que os usuários conversem com sua empresa logo após visualizar o anúncio.

CÓDIGOS QR – os clientes podem enviar mensagens para você no WhatsApp digitalizando o código QR da sua conta comercial. Você pode personalizar a mensagem pré-preenchida e seu código QR exclusivo não expirará, a menos que você o redefina ou exclua sua conta do WhatsApp Business.

3 etapas fáceis para criar seu código QR:

Abra o WhatsApp Business > Configurações.

Toque em Configurações > Ferramentas de negócios > Link curto.

Toque no QR Code para ver seu código QR.

LINK CURTO – você pode compartilhar um link curto com seus clientes que eles podem usar para iniciar um bate-papo com você.

Como criar um link curto: um link curto para sua empresa é gerado automaticamente quando você cria uma conta no aplicativo WhatsApp Business. Para acessar este link curto:

Vá para WhatsApp Business > Configurações > Configurações de negócios.

Toque em Link curto para visualizar o link gerado automaticamente.

Depois de acessar o link curto, você pode:

Toque no botão “Copiar” se desejar copiar o link curto e colá-lo em algum lugar do seu site ou de outras páginas do Facebook.

Toque no botão “Compartilhar” se desejar enviar este link diretamente para seus clientes. Qualquer pessoa que tenha acesso ao link poderá enviar uma mensagem para você.

Toque em “Criar uma mensagem padrão” para criar um modelo de mensagem que você receberá quando o cliente abrir seu link curto.