AS TRAVESSURAS E OS ENCANTOS DO SACI PERERÊ
No Brasil, celebra-se no dia 31 de outubro, o Dia do Saci, que valoriza o folclore e a cultura popular brasileira, resgatando mitos, tradições e histórias. Um dos principais objetivos é despertar o interesse para as lendas nacionais que são pouco propagadas. O Dia do Saci, portanto, é o dia de contar estórias e libertar todos os sacis.
O saci-pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. A lenda revela que o saci é um negro jovem de uma só perna, portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe concede poderes mágicos. É brincalhão, se diverte com os animais e as pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, assustando viajantes noturnos com seus assovios – bastante agudos e difíceis de serem localizados.
Essa festividade é uma oportunidade de mergulhar as raízes culturais nacionais, destacando esse travesso personagem que faz parte do imaginário nacional.
As regiões do Brasil associadas às lendas do Saci-Pererê, como o interior de São Paulo e cidades do Cerrado, se destacam como destinos turísticos ideais para vivenciar essa celebração única.
O Saci no interior de São Paulo
O Sítio do Pica-Pau Amarelo localizado em Taubaté – é o cenário onde o escritor Monteiro Lobato deu vida a diversas histórias incríveis, incluindo as que envolvem as aventuras do Saci. O local é mágico e possibilita uma visita a casa de Dona Benta, a Tia Nastácia e, claro, o Sítio, onde você pode explorar a Mata do Saci e conhecer a lenda de perto. Lá, as crianças podem vivenciar aventuras emocionantes em eventos realizados ao longo do ano.
O Parque do Ibirapuera também oferece uma homenagem ao Saci-Pererê com a escultura do artista Victor Brecheret. O monumento representa o famoso personagem folclórico, tornando-se um local icônico para apreciar a cultura brasileira.
Nos arredores da terra da garoa, Paranapiacaba, é uma vila famosa por sua ligação com o folclore brasileiro. A região abriga a Casa do Saci, onde você pode aprender mais sobre essa figura lendária e as tradições que a cercam.
Em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, desde 2003, a encantadora cidade também celebra a Festa do Saci, que oferece uma mistura de música, teatro, narrativas folclóricas, oficinas, brincadeiras e outras atividades. Este evento se tornou uma tradição que proporciona diversão para todas as idades