9 de novembro de 2023

BLACK FRIDAY 2023: VENDA MAIS ESTE ANO!

Compartilhe

A Black Friday já se transformou na segunda mais importante data comercial do ano. Por isso, os micro e pequenos empresários não podem perder esta oportunidade de vender e faturar mais. Em, 2023 a Black Friday será realizada no dia 24 de novembro, a última sexta-feira do mês.

Na verdade, as vendas começam com as promoções sendo feitas durante toda a semana, a chamada Black Week. A previsão de faturamento em 2023 é de R$ 186 bilhões (16 bilhões a mais do que em 2022), o que significa que os consumidores estarão dispostos a comprar mais. Portanto, é preciso começar com o planejamento desde já.

VANTAGENS DE PARTICIPAR DA BLACK FRIDAY

  • A Black Friday é uma das três datas que mais movimentam o comércio (junto com o Natal e o Dia das Mães) e essa é a principal razão para ela fazer parte das estratégias de vendas da sua empresa;
  • Uma pesquisa mostra que 50% dos consumidores pretendem comprar algo na Black Friday;
  • Entre as pessoas da classe A, o percentual de quem pretende fazer compras na data sobe para 65%.

A BLACK FRIDAY VAI ALÉM DE UM ÚNICO DIA – segundo uma pesquisa realizada pela MindMiners, 28% das pessoas começam a acompanhar os preços dos produtos que desejam comprar até três meses antes da Black Friday. Cerca de 25% delas iniciam essa pesquisa seis meses antes da data. Por isso, o site da sua loja física ou on-line terá maiores chances de ser visitado, se você já começar a falar de ofertas de Black Friday pela internet ou colocar cartazes na sua loja física.

A BLACK FRIDAY PODE IMPULSIONAR AS VENDAS DE FIM DE ANO – com um bom planejamento de vendas, a data pode ajudar a alcançar bons resultados por um período maior no fim de ano. Neste caso, vale fazer ações para não perder clientes que compraram no seu estabelecimento durante a Black Friday, oferecendo promoções personalizadas ou cupons de desconto especiais para o Natal e as festas de confraternização.

A BLACK FRIDAY AJUDA A MOVIMENTAR O SEU ESTOQUE – estoque parado representa prejuízo. E esse é um problema que a Black Friday pode ajudar a resolver. Ao escolher os produtos que vão entrar nas promoções de Black Friday, ofereça descontos mais significativos para os itens que estão “encalhados” ou têm menor saída. Você pode optar também pela oferta desses produtos como brinde ou fazer combos com outras mercadorias da sua loja.

OS 10 SETORES COM MELHOR DESEMPENHO NA BLACK FRIDAY 2022

Na Black Friday 2022, o setor de Turismo & Transporte apresentou o maior crescimento, com alta de 21,4% comparado ao mesmo período de 2021.

Veja os dez melhores desempenhos setoriais da Black Friday 2022 em comparação com a Black Friday de 2021:

  • Turismo & Transporte: alta de 21,4%;
  • Drogarias & Farmácias: alta de 19,8%;
  • Cosméticos & Higiene Pessoal: alta de 17,7%;
  • Supermercados & Hipermercados: alta de 13,7%;
  • Alimentação – Bares & Restaurantes: alta de 11,7%;
  • Varejo Alimentício Especializado: alta de 10,9%;
  • Vestuário: alta de 5%;
  • Óticas & Joalherias: alta de 2,2%;
  • Livraria, Papelaria & Afins: alta de 2,1%;
  • Veterinárias & Pet Shops: alta de 0,4%.

UMA PESQUISA APONTOU OS PRODUTOS MAIS DESEJADOS PARA A BLACK FRIDAY 2023:

Smartphone: 24%; Calçados: 22%; Roupas e acessórios: 21%; Perfumes e cosméticos: 20%; •         Eletrônicos (TV, áudio e vídeo): 19%;          Eletrodomésticos (geladeira, fogão, lavadora etc): 18%; Móveis: 16% ; Utilidades domésticas (liquidificadores, batedeira etc): 15%; Computador (notebook, laptop, desktop): 14%; Fones de ouvido: 11%; Brinquedos: 10%; Itens de mercado (alimentos, bebidas não-alcóolicas, produtos de limpeza etc): 10%; Decoração: 10%; Livros: 9%; Tratamento de beleza: 9%; Viagens (passagens, hotéis etc): 9%; Material de construção: 7%; Smartwatch: 7%; Artigos esportivos: 7%; Produtos inteligentes (assistentes virtuais, robô aspirador etc): 7%; Games: 6%; Bebidas alcóolicas: 5%; Bicicleta: 5%; Imóvel: 4%; Automóvel: 4%; Motocicleta: 3%.

VEJA ESTAS DICAS DE COMO FATURAR MAIS NA BLACK FRIDAY DE 2023

ORGANIZE TUDO – desde a sua loja física ou e-commerce, até o estoque. No site ou nas redes sociais, verifique se todos os produtos têm boas imagens e descrições. Confira se as páginas do e-commerce estão carregando rápido e se o seu sistema suporta vários pagamentos ao mesmo tempo.

Na loja física, invista em uma decoração atraente e em cartazes que destacam as principais ofertas. Para o estoque, certifique-se de que há espaço e mercadorias suficientes para atender a alta demanda do período.

ESTABELEÇA METAS – de acordo com o que você mais precisa. Pode ser aumentar as vendas, esvaziar o estoque, liberar espaço para produtos de Natal e Ano Novo, conquistar novos clientes, entre outras.

VENDA PRODUTOS QUE ESTÃO EM ALTA – alguns itens são mais buscados que outros. Para identificá-los, uma alternativa é monitorar os comentários dos seus clientes nas redes sociais ou entrevistar alguns consumidores para perguntar o que eles esperam.

ANALISE SEUS CONCORRENTES – pesquise em sites especializados; veja o que influenciadores do seu nicho estão falando na internet; pesquise por tendências em ferramentas como o Google Trends e Google Alertas.

DIVULGUE COM ANTECEDÊNCIA – faça seu negócio ser visto por meio de conteúdos atrativos. Não esqueça de acompanhar as tendências do período.

MONITORE SEUS CLIENTES NAS REDES SOCIAIS – para entender as tendências atuais. Você pode, por exemplo, perceber que um produto vendido na sua loja terá uma procura alta e criar ofertas personalizadas para ele.

CRIE OFERTAS QUE CHAMAM A ATENÇÃO – com ofertas atrativas, é possível ganhar dos seus concorrentes. Veja como: Crie cupons de desconto; Ofereça descontos progressivos, como 5% na compra de um produto, 10% na compra de dois e 15% em três ou mais; Faça ofertas relâmpago, aquelas disponíveis por um tempo curto, explorando o senso de urgência das pessoas;

Dê brindes com o logotipo da sua marca para quem comprar acima de um valor determinado; Aceite diversas formas de pagamento, como cartões de crédito e débito, Pix e boleto; Disponibilize várias opções de frete, para o cliente escolher aquele com melhor custo-benefício.

FAÇA QUEIMA DE ESTOQUE – é uma excelente oportunidade para abrir espaço para novos itens. Veja como: Seja criativo nas promoções e deixe claro que os descontos são maiores por se tratar de uma queima de estoque; Aprenda a usar o gatilho mental de urgência. Use frases como “Última oportunidade!” e “Oferta válida apenas hoje”; Divulgue seus produtos em diferentes canais, como site, redes sociais e na sua loja física, se tiver uma.

ESTATÉGIAS DE MARKETING E DIVULGAÇÃO

FAÇA UMA CAMPANHA PRÉ-BLACK FRIDAY – divulgue nas redes sociais. Durante a Black Friday, é essencial divulgar os produtos com descontos em todas as suas redes sociais. Crie um cronograma de postagens e comece a divulgar antes de 24 de novembro, para gerar curiosidade nos seguidores.

CONECTE-SE COM OS CLIENTES – responda rápido todas as dúvidas sobre produtos, prazo de entrega, entre outras; Invista em boas artes ou imagens para usar no seu e-commerce ou redes sociais da loja; Crie um plano de marketing para estruturar todas as suas ações de relacionamento com o consumidor; Seja transparente e ofereça desconto real em cada produto.

E-MAIL MARKETING – o e-mail marketing é uma forma muito útil para enviar comunicações aos seus clientes. Durante a Black Friday, use-o para informar o público em tempo real sobre os produtos com desconto e até quando as ofertas vão durar.

PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO – identifique os clientes que mais compram na sua loja e crie um programa de fidelidade para oferecer descontos e outras vantagens exclusivas a eles.

LANDING PAGES PROMOCIONAIS – são páginas de vendas com foco em conversão. Ou seja, o objetivo é que a pessoa forneça seus dados pessoais, como e-mail e número de telefone, em troca de alguma vantagem. Ofereça descontos atrativos e exclusivos. Crie uma estratégia de promoção chamativa e que não prejudique a saúde financeira do seu negócio. Entender a rentabilidade de cada produto e calcular o limite de desconto possível é essencial.

ORGANIZE SEU FLUXO DE CAIXA – é possível organizar o controle de entradas e saídas seguindo apenas 4 passos. Organize todos os seus gastos incluindo os custos fixos e variáveis, impostos, taxas de serviço, entre outras; Faça a previsão de receitas a partir das compras recorrentes ou já fechadas e considerando a média mensal de vendas. Lembre-se de diluir o valor dos parcelamentos ao longo dos meses e considere também as datas de maior e menor faturamento no decorrer do ano.

REGISTRE TODOS OS DADOS – tenha todas as informações levantadas salvas em uma planilha do Excel ou em software específico; Mantenha a constância e sempre atualize o seu fluxo de caixa. Isso não só proporciona uma visão clara da saúde financeira do seu negócio, mas também ajuda na tomada de decisões estratégicas.

FRETE GRÁTIS – oferecer frete grátis é uma das principais formas de aumentar as vendas. Porém, só faça isso se você tiver certeza de duas coisas: que vai conseguir cumprir com essa promessa e que não vai ficar no prejuízo.

TENHA BONS FORNECEDORES – não fique sem sem estoque na Black Friday. Selecione bons fornecedores para o seu negócio. Siga essas dicas para contratar empresas de confiança: Avalie o tamanho do catálogo de produtos oferecidos; Pesquise online ou com concorrentes sobre a reputação da empresa; Confira se o preço está de acordo com a qualidade; Veja se o fornecedor tem flexibilidade para fazer entregas em curto prazo; Procure saber se os prazos de entrega são cumpridos; Pergunte se há serviço de suporte, em caso de dúvidas.

ORGANIZE SEU ESTOQUE  – o cuidado com o estoque precisa ser redobrado durante as datas promocionais. Para mantê-lo organizado, confira o que você pode fazer: Faça um inventário para conhecer todos os itens em estoque; Deixe os produtos mais vendidos em posições mais acessíveis; controle as entradas e saídas para entender o ritmo das vendas;

FAÇA PÓS-VENDA – para fidelizar os clientes conquistados. O cliente faz questão de que você cumpra o prazo de entrega e preste suporte em caso de necessidade. Faça pesquisas de satisfação; Mande mensagens de agradecimento pela compra; Envie ofertas e novidades por e-mail.

COLETANDO FEEDBACK – o feedback é uma boa forma de entender como os consumidores se sentem a respeito dos seus produtos, atendimento, entre outros pontos.

ORGANIZE SEU SITE – ter um site organizado é fundamental para quem vende pelo e-commerce, tem loja física ou faz ambas as coisas. Destaque os produtos com maior desconto; Use banners chamativos, com fotos nítidas de cada item e com letras maiores, que chamem a atenção; crie uma página só para a Black Friday; simplifique a experiência e permita que o cliente compre o que ele quer no menor número possível de cliques; Confira se está tudo certo, se todas as imagens e descrições estão carregando de maneira rápida;

ABA DE RECOMENDAÇÕES – crie uma aba para destacar os itens mais populares ou os que você quer que as vendas sejam maiores.

ANALISE OS RESULTADOS – e compare com os de 2022. Se você queria vender mais, basta verificar se a receita do seu negócio cresceu durante a Black Friday 2023; Caso sua vontade fosse girar o estoque para alguns produtos, verifique se eles foram vendidos e em quais quantidades; Melhorar a satisfação dos clientes: para isso, faça pesquisas de satisfação e confira diretamente com as pessoas como foram as experiências de compra; Atrair mais consumidores: avalie se durante a Black Friday você conseguiu ampliar sua base de contatos. Uma maneira de fazer isso é comparar com outros períodos do ano.

PLANEJE SUA ESTRATÉGIA  PARA A BLACK FRIDAY

Qual será seu investimento para a data (avaliação de fluxo de caixa, compra de estoque, divulgação, ambientação da loja e/ou site etc.);

O calendário de ações promocionais (antes, durante e pós Black Friday);

Quais serão seus indicadores de vendas (específicos e mensuráveis para o período);

As metas de vendas e de faturamento (incluindo a projeção de lucro).

Consulte o histórico do período em anos anteriores para estabelecer seus objetivos de forma mais realista.

Se essa for sua primeira Black Friday, vale fazer uma pesquisa de mercado sobre a data ou usar uma ferramenta que ajude a avaliar o comportamento de compra dos seus clientes e comparar com a média de negócios similares ao seu.

IDEIAS PARA FAZER UMA BOA BLACK FRIDAY

DICA PARA MICROEMPREENDEDORES – monte combos de produtos complementares. Montar combos de produtos complementares é uma ótima maneira de aumentar sua receita durante as vendas da Black Friday. O ideal é agrupar pelo menos um produto de baixo custo com outro mais caro ou de alta margem de lucro para tornar sua oferta mais atraente.

E se você trabalhar apenas com um produto ou serviço no seu negócio, não tem problema.Monte um combo oferecendo um cartão-presente, um produto complementar adquirido especialmente para uma promoção de Black Friday ou um cupom-desconto com um estabelecimento parceiro.

DICA PARA SERVIÇOS – ofereça descontos por indicação. Uma maneira eficiente de garantir uma carteira maior de clientes e aumentar suas vendas na Black Friday é incentivar descontos baseados na indicação de quem já conhece seu serviço.Isso pode ser feito através de um sistema de recompensas, onde clientes recebam descontos progressivos de acordo com o número de pessoas indicadas para sua empresa.E você ainda pode oferecer um brinde especial para quem postar foto indicando seu estabelecimento nas mídias sociais. Não esqueça de criar uma hashtag especial para esta ação!

DICA PARA E-COMMERCE – crie condições favoráveis para as compras por impulso. A Black Friday favorece as compras não programadas ou feitas por impulso. Segundo um levantamento, os principais fatores para esse tipo de compra são:

  • Frete grátis (38%);
  • Descontos acima de 50% (37%);
  • Entrega rápida (23%);
  • Pagamento flexível (16%);
  • Adiantar compras de Natal (13%).

RECOMPENSE CLIENTES ANTIGOS – apostar em quem já comprou com você é uma abordagem interessante para vender mais na Black Friday. Então, que tal dar a essas pessoas a chance antecipada de conhecer – e comprar – suas melhores ofertas da Black Friday? Você precisará comunicar que essa oportunidade está disponível apenas para “clientes VIP”, reforçando o gatilho mental da exclusividade.

A oferta de bônus ou descontos adicionais ajuda a criar senso de urgência, aumentar as vendas na Black Friday e, ao mesmo tempo, promover a retenção de clientes. Não esqueça: clientes recorrentes são mais propensos a comprar de você do que clientes em potencial. Invista nisso!

DICA PARA SETOR DE ALIMENTAÇÃO – aposte em pratos sazonais e ofertas-relâmpago. Explorar a questão da urgência é uma forma de fazer clientes sentirem necessidade de aproveitar uma oferta e fechar a compra o mais rápido possível. O sucesso da Black Friday se baseia exatamente na ideia de oferecer oportunidades que terminam rapidamente. Então, se você atua no ramo da alimentação, tente “jogar” com esse sentimento criando um menu especial para a Black Friday.

Além de pratos exclusivos para o período, crie ofertas relâmpago com descontos ou combo de produtos disponíveis por um tempo limitado. Divulgue tudo nas suas redes sociais e inclua uma contagem regressiva informando o fim da promoção, usando expressões como “aproveite”, “não perca”, “últimas unidades”, “por tempo limitado” etc.

COMO APROVEITAR A BLACK FRIDAY PARA RETER CLIENTES

USE DADOS PARA TER INSIGHTS SOBRE CLIENTES –  cada vez mais empresas usam dados para entender seus clientes e do próprio negócio. Usar os dados a favor do seu negócio ajuda a buscar insights (percepções) sobre tendências de consumo, a conhecer seu público, o perfil de renda de quem compra no estabelecimento ou estabelecer metas realistas, a partir da avaliação do segmento e da performance em relação à concorrência. Com o uso de dados, é mais fácil criar ações estratégicas mais precisas para envolver e fidelizar clientes.

CRIE PROGRAMAS DE FIDELIDADE – outra boa maneira de aumentar a retenção de clientes pós Black Friday é implementar um programa de fidelidade que ofereça recompensas para quem é cliente. Um estudo da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) aponta que 65% das pessoas priorizam comprar em estabelecimentos onde participam de programas de fidelidade.

Garanta que as recompensas sejam viáveis e tenham valor para seus clientes e reforce os benefícios do programa através de mensagens de e-mails ou apps de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram. Quem participa deste tipo de iniciativa, naturalmente vai buscar sua loja ou site com mais frequência.

INCENTIVE A AVALIAÇÃO DE CLIENTES – você já comprou ou conhece alguém que tenha consumido um produto/serviço a partir da indicação de familiares ou após ler recomendações na internet? Se a sua resposta foi sim, já sabe a força que as avaliações têm. As chamadas “provas sociais” podem ajudar bastante na fidelização pós-Black Friday. Para isso, incentive clientes a fazerem avaliações no seu site ou nas redes sociais em troca de um presente ou desconto especial e veja a mágica acontecer.

BUSQUE A EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AOS CLIENTES – o atendimento ao cliente é um dos fatores que mais favorecem a fidelização de clientes. Mesmo quando há automatização do serviço em alguns canais, receber um atendimento humanizado e de qualidade agrega muito valor a qualquer negócio.

Após a Black Friday, é comum que haja um aumento significativo de pessoas fazendo contato nos canais de atendimento, seja para realizar trocas e devoluções ou para buscar mais informações sobre o produto/serviço adquirido, prazos de entrega etc. Nessa hora, você e sua equipe precisam “brilhar”, proporcionando um atendimento de excelência, com respostas rápidas e soluções satisfatórias.

INVISTA NA AUTOMATIZAÇÃO E NA PERSONALIZAÇÃO DE E-MAILS – além do bom atendimento em todas as etapas da jornada de consumo, é importante manter a proximidade com quem já comprou na sua loja. Para isso, investir no envio automatizado de e-mails pode ajudar bastante na retenção de clientes. Envolva as pessoas com ofertas personalizadas, promoções especiais e um bônus com desconto exclusivo. Use os dados de frequência de consumo para identificar clientes que não fazem compras por um determinado período (30, 60 ou 90 dias) e dispare um e-mail automático com ofertas especiais para trazer essas pessoas de volta.

COMO DIVULGAR SEU NEGÓCIO NA BLACK FRIDAY 2023

USE LISTAS DE TRANSMISSÃO DO WHATSAPP – o  famoso aplicativo de mensagens pode ser uma excelente alternativa para comunicar suas ofertas não só neste período, mas também nas festas de fim de ano, ajudando a estender o efeito “Black Friday”.  A melhor forma divulgar promoções e vender no WhatsApp é utilizar as listas de transmissão. Este recurso, disponível no WhatsApp Business, permite enviar a mesma mensagem de forma individual para cada pessoa que faz parte dela. Além disso, você pode criar listas segmentadas, enviando ofertas mais relevantes para determinados grupos de clientes com perfil semelhante de compra.

APOSTE NO E-MAIL MARKETING – investir em e-mail marketing é uma maneira b em eficiente de direcionar clientes para sua loja em vez da concorrência. O primeiro passo para construir uma boa estratégia de disparo de e-mails é ter uma lista de assinantes. Se já não tiver essa listagem, considere criar meios para que os clientes forneçam seu endereço eletrônico e autorizem o envio de mensagens promocionais. Nas lojas virtuais, isso costuma fazer parte do cadastro. No entanto, nas lojas físicas, às vezes é necessário oferecer algo em troca dessa informação (pequenos descontos ou brindes de pouco valor podem ajudar nesse objetivo). Uma vez que tenha esta lista de assinantes, envie as mensagens com ofertas.

A linha de assunto do e-mail merece atenção especial, pois é ela que vai despertar o interesse em abrir a mensagem.

Para isso, a linha de assunto deve seguir duas regras:

  1. Criar um senso de urgência;
  2. Mostrar que a mensagem é sobre Black Friday.

Use frases chamativas como “Você está pronto(a) para a Black Friday?” ou “Abre que tem oferta de Black Friday”, “Últimas horas de Black Friday” e por aí vai. Vale também usar emojis.

EXPLORE O ESPAÇO DA SUA LOJA

Num estabelecimento físico, é importante atrair clientes em potencial para áreas-chave da sua loja. Na Black Friday 2023, use a seu favor a vontade das pessoas em circular no espaço à procura de ofertas.

Exponha produtos novos e sazonais na entrada, atraindo potenciais clientes com itens que expressam as últimas tendências.

Na parte de trás da sua loja, coloque os seus “campeões de venda”, fazendo com que as pessoas passem por todo o espaço para chegar até estas mercadorias.

Já no balcão do caixa, perto da maquininha de cartão, distribua itens pequenos e de baixo custo como doces, brinquedinhos ou acessórios para favorecer compras não-planejadas enquanto os clientes aguardam na fila para pagar.

Incentive clientes a compartilhar compras na sua loja nas redes sociais

Quem nunca compartilhou a foto de algo que comprou nas redes sociais? Fazer postagens desse tipo faz parte da experiência de compra de muita gente.

Então, não custa nada incentivar que as pessoas publiquem o que compraram na sua loja.

Crie uma hashtag personalizada para sua empresa e convide clientes para usá-la na rede social preferida.

APOSTE NA AMBIENTAÇÃO DA VITRINE – uma vitrine atraente ainda faz muita diferença numa estratégia de divulgação para a Black Friday. Quando bem-feitas, elas ajudam a criar apelo e despertar interesse de quem passa na porta da sua loja. Então, equilibre bem as cores e sinalize os descontos que estão sendo oferecidos para atrair mais visitantes. Se você oferecer o pagamento parcelado, destaque também a informação do número de vezes que as compras podem ser pagas. Outro elemento importante é a sinalização externa. Se puder, divulgue e sinalize sua melhor oferta na porta da loja

LOJA VIRTUAL

Se você tem uma loja virtual, criar uma etiqueta bonitinha ou embalagem elaborada pode contribuir bastante para despertar nas pessoas a vontade de tirar uma foto bacana do seu produto e postar.

Faça uma área de Black Friday no seu site. Crie uma área no seu site voltada para concentrar as melhores promoções da Black Friday 2023. Uma boa estratégia é adicionar um relógio de contagem, indicando o tempo de duração de uma oferta ou o quanto falta para o produto entrar em promoção. Se possível, exiba também os últimos itens pesquisados pelos visitantes do site, mostrando os produtos que estão sendo mais procurados no momento.

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.