11 de julho de 2023

COMO DIVULGAR SEU NEGÓCIO NA VIZINHANÇA. FAÇA MARKETING LOCAL!!!

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Quem acabou de abrir a sua empresa quer se tornar  conhecido no bairro e região. O mesmo vale para quem deseja incrementar o seu negócio e conquistar mais clientes. Para isso, terá de lançar mão de algumas estratégias de marketing local.

Você precisa garantir que os vizinhos se tornem seus clientes e divulguem seu trabalho para conhecidos, destacando seu negócio da concorrência e aumentando suas vendas. É muito mais prático e cômodo comprar produtos e solicitar serviços de quem está próximo.

Por isso, é muito importante que sua vizinhança e pessoas da região saibam da existência do seu negócio. Veja estas dicas:

CRIE PANFLETOS — a primeira coisa a fazer é mandar criar e imprimir panfletos para serem distribuídos, além de funcionarem como anúncios locais, são baratos, podem ser distribuídos em diversas regiões e atingem diferentes públicos de várias idades e classes sociais. No panfleto devem constar as informações básicas sobre o seu negócio. Não se esqueça de colocar os links para o seu site e redes sociais (Facebook, Instagram e outros). Também é muito importante o endereço de e-mail da sua empresa. Inclua também a oferta de um desconto para quem apresentá-lo na hora da compra.

CRIE CADASTRO — sempre que receber clientes, procure fazer com que preencham um cadastro com informações básicas: nome, endereço, e-mail e endereços nas redes sociais. Ofereça algo em troca como brindes, descontos, etc.

ESTIMULE INDICAÇÕES — É importante que os clientes indiquem você para outras pessoas. Uma boa maneira de estimular a divulgação boca a boca é oferecer algo em troca, como brindes e descontos.

FIDELIZE OS CLIENTES — clientes fieis merecem regalias e recompensas. Crie maneiras de recompensá-los com brindes, descontos, ofertas especiais, etc.

PARTICIPE E PROMOVA EVENTOS LOCAIS — procure saber sobre os eventos que acontecem em seu bairro e região. Marcar presença é fundamental para tornar seu negócio conhecido e criar engajamento com a comunidade. Para participar deles, é importante caprichar no seu estande, ter panfletos e materiais de divulgação e oferecer uma variedade de produtos ou serviços para que o público conheça durante o evento.

CRIE SEUS PRÓPRIOS EVENTOS — promova seus próprios eventos e convide outros negócios. Por exemplo, se trabalha com alimentação, pode convidar quem trabalha com bebidas e outros negócios afins.

FAÇA PARCERIAS LOCAIS — veja se o seu produto ou serviço pode ser complementado com os oferecidos por outro negócio da região. Procurar essas lojas que já existem e já tem um público e propor parcerias para elas é uma ótima maneira de fazer sua divulgação local. Essa parceria pode ser um desconto especial para quem comprar na outra loja ou um brinde, por exemplo. O importante aqui é garantir que seu negócio seja conhecido pelos clientes do outro e vice-versa; assim, todos saem ganhando.

ENTRE EM CONTATO A MÍDIA LOCAL — e as redes sociais da região. Veja se o seu bairro tem um perfil no Instagram ou no Facebook dedicado a publicar as últimas notícias e novidades da região. Ou até mesmo algum veículo de mídia local, como um jornal ou revista. Procurar quem cuida desses perfis e perguntar como funciona a promoção de negócios locais é uma ótima maneira de divulgar o seu negócio. Assim, é possível fechar parcerias e até mesmo oferecer descontos para quem comprar com você e disser que te encontrou pelos perfis onde seu negócio foi divulgado. Para isso, é fundamental explicar a promoção no post de divulgação.

USE SERVIÇOS DE E-MAIL MARKETING — esse tipo de serviço, que existe tanto de forma gratuita quanto paga, permite que você armazene os endereços de e-mail das pessoas que acompanham seu trabalho, mantendo contato com elas, enviando mensagens, promoções ou até mesmo informações relevantes sobre os produtos com os quais você trabalha. Assim, você não corre o risco de perder o contato com seus clientes, caso não tenha mais acesso a alguma das mídias sociais.

FAÇA ANÚNCIOS — eles podem ser feitos tanto na mídia tradicional, quanto na digital. Por exemplo, anuncie nos jornais de bairro e também naqueles catálogos coletivos que reúnem os anúncios dos comerciantes da região. No meio digital, os anúncios permitem que você divulgue seus produtos de forma direta por meio do uso de palavras-chave pesquisadas pela sua audiência no Google. Existem formas variadas de fazer anúncios: alguns levam o público diretamente para a página de compra, outros trazem mais informações sobre o produto, etc. Sendo assim, vale a pena avaliar qual deles é o mais efetivo e investir aos poucos para ter resultados mais eficientes.

DICAS DE MARKETING DIGITAL LOCAL

USE O E-MAIL — O envio de mensagens por e-mail ainda dá bons resultados. Você pode enviar propaganda, boletins, promoções e descontos. Além disso, irá formar uma lista de pessoas interessadas em seu negócio. Outra vantagem é que a sua marca ficará mais conhecida.

FAÇA PROMOÇÕES — As pessoas gostam muito de promoções e descontos. E podem até enviar suas promoções para outras pessoas se acharem interessante. Ofereça-os em seu site ou página do Facebook, ou em um site de descontos, como o Groupon.

USE AS REDES SOCIAIS — As pessoas usam a mídia social para encontrar recomendações locais. Por isso é fundamental que a sua empresa tenha uma página empresarial no Facebook, Instagram, WhatsApp e LinkedIn, entre outras.

No Instagram, pesquise as hashtags mais populares e relevantes e incentive os usuários a se envolverem com o que você postar.

No Twitter tente postar artigos de notícias locais relevantes, fotos de alta qualidade de seus produtos e retweets engraçados ou envolventes, se eles estiverem de acordo com sua marca. Siga empresas locais ou figuras públicas alinhadas com sua marca e valores.

No Facebook, tente postar eventos ou informações locais, destacando as avaliações dos clientes ou criando um grupo no para os usuários discutirem questões relacionadas a sua empresa.

UTILIZE AS TÉCNICAS DE SEO — O SEO é uma técnica para que a sua empresa seja encontrada com mais facilidade nos sites de busca, como o Google.

PESQUISE PALAVRAS-CHAVE EM SEU SETOR E ÁREA LOCAL — Tente organizar e analisar esses dados usando o Microsoft Excel, que facilita a combinação de dados de várias fontes e a criação de visualizações, relatórios e muito mais.

USE PALAVRAS-CHAVE EM TUDO O QUE FAZ — Desde o conteúdo do site até as postagens na mídia social e os cupons online.

LOCALIZE SEUS ANÚNCIOS — Cada item de publicidade paga deve conter palavras-chave locais, mencionar eventos locais ou fazer referências culturais localizadas.

CONFIGURE SUA LISTAGEM DO GOOGLE MY BUSINESS -Um perfil com palavras-chave locais relevantes aumenta suas chances de aparecer na lista do Google Mapas (o item mostrado embaixo de uma imagem do mapa quando as pessoas pesquisam no Google “supermercados em Campinas”, por exemplo).

CONFIGURE SEU PERFIL NO BING PLACES FOR BUSINESS Ele funciona de maneira semelhante ao Google My Business e pode atrair qualquer pessoa que pesquise os mesmos itens no Bing.

REÚNA O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE AVALIAÇÕES DE CLIENTES — no Yelp, no Google e em sites específicos de seu setor. Sua empresa deverá ser exibida quando alguém pesquisar “avaliações” e suas outras palavras-chave. De acordo com uma pesquisa recente, 86% dos clientes leem avaliações de empresas locais (e 95% dos clientes de 18 a 34 anos).

OBTENHA BACKLINKS DE PUBLICAÇÕES LOCAIS OU BLOGUEIROS. Quanto maior o número de sites relevantes vinculados diretamente ao seu, melhor será sua classificação de mecanismo de pesquisa.

FAÇA ANÚNCIOS — A exibição de anúncios nos mecanismos de pesquisa pode ser tão eficaz quanto aparecer no primeiro lugar. Tente usar o AdWords para Google ou Bing Ads (geralmente são mais baratos por clique). Também veicule anúncios PPC em redes de mídia social. O Facebook, por exemplo, permite que você anuncie de forma acessível e é uma das melhores redes de publicidade direcionada, incluindo a localização.

 

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.