3 de agosto de 2023

MARKETING VERDE: DIVULGUE SUAS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE E CONQUISTE MAIS CLIENTES!

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 Os consumidores agora exigem que sua empresa seja sustentável. Adote as práticas de sustentabilidade e faça a divulgação usando o marketing verde.

 

O Marketing Verde, ou Marketing Ambiental, é uma estratégia que busca diferenciar uma empresa ou marca e suas soluções com um posicionamento de consciência ecológica. A postura eco-friendly (amiga do meio ambiente) assumida nas comunicações contribui com a sua imagem, reputação, divulgação e venda de produtos e serviços.

Isso quer dizer todo o processo de comunicação para que o público saiba que determinada empresa ou marca adotam posturas que visam preservar o meio ambiente e tornar o planeta sustentável para as gerações futuras. Trata-se de um conjunto de estratégias empresariais pensado para valorizar os benefícios ambientais e sustentáveis de seus produtos. Ou seja, ao colocá-los no mercado, a divulgação pontua como eles provocam o mínimo de efeitos negativos no meio ambiente.

Qualquer conceito de marketing verde deve, portanto, abordar a estratégia de apontar a forma como os produtos são produzidos. Isso envolve a ausência de materiais tóxicos, a utilização de itens reciclados ou renováveis e a redução de embalagens, dentre outras iniciativas.

As práticas sustentáveis podem estar presentes desde a extração da matéria-prima até sua distribuição para os consumidores. O marketing verde pode explorar tudo isso, mostrando que a empresa está comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social em todo o processo produtivo.

O QUE É O MARKETING VERDE

O Marketing Verde é uma estratégia que consiste em vender produtos e serviços, destacando os seus benefícios ecológicos e ambientais. Este conceito é também conhecido por marketing ambiental, eco-marketing ou marketing sustentável.

As empresas que fazem Marketing Verde não comunicam apenas uma imagem ecológica, mas adotam boas práticas em toda a sua cadeia de produção, processos e se mostram preocupadas com fatores sociais, econômicos, ambientais e culturais.

Assim, o Marketing Verde acontece, por exemplo, quando uma empresa anuncia que os seus produtos ou serviços são feitos com baixas emissões de carbono, têm embalagens produzidas em materiais reciclados ou são feitos com matérias-primas adquiridas de produtores locais, através de práticas justas.

Algumas empresas podem ainda posicionar-se com a imagem ‘verde’ e diminuir o seu impacto na natureza ao doar parte dos seus lucros ou vendas para iniciativas sociais e ambientais, como plantarem uma árvore por cada produto adquirido.

PRINCÍPIOS DO MARKETING VERDE

Existem alguns princípios fundamentais que o Marketing Verde deve seguir:

  • Ser viável a nível econômico;
  • Correto a nível ambiental;
  • Justo a nível social;
  • Aceite a nível cultural;
  • Seguir os 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar;
  • E os 4Ss – Segurança, Sustentabilidade, Satisfação ao cliente e Aceitação Social (social acceptance).

Quando uma empresa aposta nestes princípios consegue ter um negócio sustentável, consciente e responsável e promover uma imagem positiva junto dos consumidores para ganhar vantagem competitiva no mercado.

É importante que estes princípios sejam realmente implementados e não simplesmente promover um “discurso verde”, denominando produtos como sendo ecológicos ou produzidos respeitando normas ambientais quando isso não acontece de verdade. Esta prática, conhecida como greenwashing, pode dar origem a um grave problema de reputação da marca e prejudicar a empresa de forma irremediável.

CONSUMIDOR CONSCIENTE

O consumidor está mais consciente e não se incomoda de pagar um pouco a mais para comprar de empresas que se preocupam com o bem-estar das pessoas e do planeta. Consumidores de todo o mundo passam a defender e se engajar em práticas ecologicamente corretas. Eles não só vestem a camisa da sustentabilidade (desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro), mas buscam produtos e serviços que compartilhem dos mesmos ideais.

Em alguns casos, não é apenas uma preferência, mas a escolha vem acompanhada de cobrança: eles limitam suas opções a quem é eco-friendly. Por isso mesmo, pressionaram as empresas a tomar uma atitude de conscientização sobre o meio ambiente. Por isso, as marcas modernas perceberam as mudanças de padrão de consumo e passaram a investir pesadamente em soluções sustentáveis e ações de divulgação nesse sentido.

Confira alguns números:

  • 95% dos executivos, empresários e consumidores estão atentos e preocupados com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade (PwC, 2015)
  • 87% dos consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis (FIEP, 2019)
  • 54% dos consumidores frequentemente ou sempre preferem marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente (Opinion Box, 2017)
  • 42% deles se preocupam muito com as práticas sustentáveis de uma empresa ao comprar um produto (Opinion Box, 2017).
  • Dados da Nielsen e do Conference Board (2017) apontaram que mais da metade dos entrevistados em todas as gerações achavam importante que as empresas implementassem programas para melhorar o meio ambiente.
  • Dados da McKinsey (2020) apontam que 63% dos consumidores entrevistados consideram a promoção da sustentabilidade de uma marca como um importante fator de compra.
  • O relatório “Green Packaging Market Report” (2021), da Grand View Research, projeta que o mercado global de embalagens verdes deve atingir US$ 441,41 bilhões até 2028. Ele será impulsionado pela crescente demanda dos consumidores por alternativas favoráveis ao meio ambiente para produtos de embalagem não-sustentáveis.

 

BENEFÍCIOS DO MARKETING VERDE PARA AS EMPRESAS

Incorporar o marketing verde à sua estratégia é demonstrar que se preocupa com o mundo e com os padrões de consumo, o que funciona como uma forma de se posicionar no mercado

Em consequência, o ecomarketing ajuda a criar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes

Quando seu negócio demonstra consciência ecológica, atrai consumidores com o mesmo pensamento, alinhados com os seus valores

Outros que não têm o mesmo grau de interesse pela causa eco-friendly devem seguir como seus clientes, pois verão sua empresa com mais simpatia

Atualmente, os consumidores estão tão engajados com as práticas sustentáveis que preferem até pagar mais caro por isso, o que permite aumentar sua margem de lucro

Sua empresa ganha em credibilidade, transmitindo uma postura séria e comprometida com o futuro

Os investidores passam a olhar para o seu negócio com outros olhos, enxergando nele um maior potencial

A longo prazo, é um tipo de investimento que tende a gerar economia ao seu negócio

Aumenta a simpatia do público em geral com a sua marca

BENEFÍCIOS

Ter um diferencial em relação aos seus concorrentes;

Ganhar credibilidade e agregar valor à marca;

Conquistar a simpatia da população;

Atrair os consumidores mais conscientes;

O marketing de recomendação se torna uma consequência: pessoas satisfeitas com a postura da empresa passam a recomendá-la para outras pessoas que também são ecologicamente conscientes;

Acionistas conscientes não investirão em empresas não-conscientes.

Atender as exigências de consumidores cada vez mais exigentes nesse sentido;

VANTAGENS DE ADOTAR O MARKETING VERDE

  • Reduz custos operacionais, pois muitas iniciativas são voltadas para combater o consumo excessivo e o desperdício;
  • Melhora a imagem e a reputação da empresa perante consumidores, pois sua marca fica associada a elementos positivos, como a sustentabilidade;
  • Fideliza clientes à sua marca, pois os atuais consumidores têm preocupação com empresas que adotam iniciativas de sustentabilidade e marketing verde;
  • Demonstra a preocupação do seu negócio com o futuro da sociedade e os impactos gerados ao meio ambiente, enaltecendo os valores da empresa que garantem o bem-estar coletivo;
  • Traz um diferencial competitivo para a organização, pois demonstra que a empresa não está preocupada somente com a venda de produtos ou serviços para os clientes, mas também com o impacto positivo no meio ambiente.

CUIDADOS AO ADOTAR O MARKETING VERDE

Para poder divulgar ao público sua preocupação com o meio ambiente, uma empresa deve adotar ações de sustentabilidade. Caso contrário, cairá no chamado greenwashing, ou seja, quando uma empresa divulga coisas que não faz ou que não estão de acordo com o que prega. Ações enganosas poderão acabar com a reputação da marca e afastar o público.

Para dizer que são sustentáveis, quando na verdade não o são, algumas empresas costumam adotar práticas que podem confundir o público, como cores naturais em suas embalagens; as expressões “ecologicamente corretas” e “naturais”; certificados ecológicos inexistentes, etc. Outra maneira de reconhecer o marketing enganoso é usar palavras de ordem excessivas. Adicione a falta de transparência e você terá uma empresa que está revestindo seu marketing de açúcar na busca de vendas.

Para implementar ações de sustentabilidade real na empresa, isso começa com esforços internos na cultura organizacional. Não adianta investir em ações de marketing para “mostrar” aos consumidores o quanto é eco-friendly, se não incorporou esses valores. Para começar, é preciso pensar sobre como as atividades atuais do seu negócio podem reduzir impactos ambientais. A partir do momento que você consegue diminuí-los, já estará fazendo a sua parte para preservar o meio ambiente.

Use as possibilidades que tem em mãos e não se esqueça de que mudanças de mentalidade funcionam melhor ainda pelo exemplo. Por isso, a dica é incentivar os donos e os fundadores da empresa a demonstrarem atitudes e comportamentos ambientalmente corretos.

PILARES DO MARKETING VERDE

3 Rs da Sustentabilidade. Uma empresa sustentável deve colocar essas ações em prática antes de adotar o marketing verde. Veja quais são:

  • Reciclar o lixo.
  • Reduzir a quantidade de lixo produzido.
  • Reutilizar a mesma embalagem, desenvolvendo produtos que possam ser reutilizados.

Já os quatro pilares do marketing verde são derivados dos princípios da sustentabilidade. Uma empresa deve atuar de forma:

  • Socialmente justa, com ética, respeito ao próximo, solidariedade e compreensão.
  • Economicamente viável, buscando meios de crescimento econômico sem agredir o meio ambiente.
  • Culturalmente diversa, valorizando a diversidade, promovendo a igualdade para a criar relações de respeito com todos, sem discriminação.
  • Ecologicamente correta, sem agressão à natureza, com respeito ao meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais e buscando um equilíbrio entre o que é retirado da natureza e o que é oferecido em troca.

Para aplicar esses pilares, a empresa deve atuar com responsabilidade social, econômica, cultural e ambiental.

INICIATIVAS DE MARKETING VERDE PARA VOCÊ USAR NO SEU NEGÓCIO

Economize água sempre que for possível, inclusive, em seu processo produtivo

Pesquise programas que contribuam com a redução da poluição e procure colaborar com pelo menos um deles

Prefira embalagens descartáveis e recicláveis e evite usar materiais não-biodegradáveis

Procure meios de aumentar a durabilidade dos produtos que oferece

Reaproveite materiais para ir além da admiração dos consumidores e também gerar economia

Separe e destine o lixo adequadamente e ofereça as condições necessárias para essa ação na empresa

Substitua produtos ou serviços que poluem o meio ambiente por alternativas ecologicamente amigáveis.

DICAS PARA IMPLEMENTAR O MARKETING VERDE

Baseie o marketing verde em atitudes e não apenas em um discurso amigo do meio ambiente

Busque reduzir a emissão de poluentes

Incentive o consumo consciente

Nunca se esqueça dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar

Nem dos 4 Ss: aceitação social, satisfação do consumidor, segurança e sustentabilidade

Use um selo verde (certificação ambiental) para legitimar a preocupação da sua empresa com a sustentabilidade

Trabalhe com fornecedores ecologicamente corretos.

EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE

FAÇA DIAGNÓSTICO DO IMPACTO AMBIENTAL — revise seus processos internos ao longo de toda a cadeia produtiva e identifique pontos de melhoria. A partir daí, será possível traçar planos de ações pautados no ecomarketing e, efetivamente, tirá-los do papel.

DIMINUA O USO DE PLÁSTICO — reduzir o consumo de plástico no escritório, como copos e canudos plásticos, é só o começo. É importante conscientizar colabores neste sentido, inclusive fornecendo garrafas ou canecas individualizadas. Outra maneira para reduzir o consumo de plástico é repensar as embalagens, evitando o uso do material.

RECICLE MATERIAIS — as empresas devem investir em estratégias para promovê-la, como firmar parceria com associações de reciclagem.

SELEÇÃO CRITERIOSA DE FORNECEDORES — toda a sua cadeia produtiva deve ser sustentável. Não adianta termos uma empresa que pratica marketing verde se os fornecedores não acompanham esse conceito. Por isso, escolha criteriosamente seus parceiros de negócio. Pesquise a origem das matérias-primas utilizadas, bem como os produtos que são revendidos. Em muitos casos, ser coerente com suas próprias ações de marketing verde demandará um custo maior. Mas a recompensa vale a pena.

USO DE FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA — a energia elétrica vinda de fontes não renováveis gera um gasto enorme para a empresa e contribui para o impacto negativo ao meio ambiente no longo prazo. Por isso, uma das ações possíveis de marketing verde é utilizar fontes renováveis de energia, como a energia solar.

INCENTIVO À ECONOMIA COLABORATIVA — a economia colaborativa parte de um conceito de que o consumo pode ser compartilhado em vez de individualizado. Sua empresa pode pensar em algumas ações de marketing verde bem simples nesse sentido. Incentivar as caronas para o deslocamento ao trabalho é algo possível, por exemplo.

REDUÇÃO DO LIXO — as empresas acabam desperdiçando matéria-prima e destinam grandes quantidades de lixo para o meio ambiente. Por isso, identifique as principais fontes de geração de lixo nos setores do seu negócio e elabore ações personalizadas para reduzir esse volume.

DICAS DE COMO SE TORNAR UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL

SER HONESTO SEMPRE: suas mensagens e iniciativas devem ser autênticas, afirmando seu compromisso com questões ambientais ao oferecer produtos e serviços sustentáveis.

OBTENHA CERTIFICAÇÕES: há certificados de negócios que podem ajudá-lo a comercializar suas práticas de sustentabilidade. Atenda aos padrões exigidos para conseguir essas certificações.

INVISTA EM EFICIÊNCIA EMPRESARIAL: um produto que já oferece benefícios ambientais pode ser melhorado? Ótimo. Busque por pontos de melhoria em suas estratégias de marketing verde.

INCORPORE A SUSTENTABILIDADE EM SUA CULTURA: o marketing verde depende de seu negócio se comprometer com a causa. Por isso, as iniciativas neste sentido devem se incorporar na cultura organizacional.

ESCOLHA ORGANIZAÇÕES COM VALORES SEMELHANTES: alinhe sua empresa com organizações que apoiam um futuro sustentável em todos os pontos da sua cadeia produtiva, o que ajuda a aumentar sua credibilidade como um defensor do meio ambiente.

COMO INSERIR O MARKETING VERDE NA SUA ESTRATÉGIA

Invista fortemente em reciclagem e reaproveitamento de materiais — isso além de ambiental e socialmente correto, irá gerar economia a médio e longo prazo, além da admiração dos consumidores;

Economize água na produção;

Elimine ou substitua produtos poluentes por outros que não sejam, ou que sejam menos poluentes;

Separe e destine o lixo de forma adequada;

Sua empresa pode desenvolver programas que colaborem para a redução da degradação ambiental, ou colaborar com programas que já existam;

Não use, ou tente reduzir o uso de materiais não-biodegradáveis;

Pense em formas de aumentar a durabilidade de seus produtos;

COMUNICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DA SUA EMPRESA

Após adotar as práticas de sustentabilidade na sua empresa, vem a etapa seguinte, que é a de tornar conhecidas as estratégias que sua empresa adotou para preservar o meio ambiente e a saúde da população.

CONTE SUA HISTÓRIA — conte como a sua empresa se tornou sustentável. Use o seu site para isso ou produza conteúdo que será enviado por e-mail e também postado nas redes sociais. Mostre como ser sustentável é importante para você e a sua empresa. Explique o que ocasionou essa mudança. Pessoas se conectam com uma história que traga sentido para mudanças. Mas a história deve ser real e contada com transparência. Marcas que inventaram histórias ou fantasiaram os fatos já tiverem sua imagem bastante denegrida.

COMPROVE CREDIBILIDADE — é importante que as mensagens de sustentabilidade sejam embasadas em fatos concretos e também auditados e certificadas por terceiros. Sem credibilidade, a comunicação é entendida como greenwashing e tem um efeito negativo no valor da sua marca. Algumas opções de iniciativas de sustentabilidade com credibilidade são as certificações, como LEED, ISO, eureciclo, FSC e muitas outras. A vantagem dos certificados é que uma organização idônea estará dando um aval sobre a sua sustentabilidade.

COMUNIQUE PARA PÚBLICOS DIVERSOS — a comunicação pode ser feita para colaboradores, fornecedores, parceiros, órgãos reguladores, sociedade ou consumidores. Cada um desses atores pode ter interesse na sustentabilidade da sua empresa e, dependendo do seu negócio, mudar a percepção de um ator-chave pode criar muito valor para a sua marca.

Por exemplo, quando você comunicar a sustentabilidade da sua empresa de forma efetiva com órgãos reguladores, poderá diminuir pressões de fiscalização e evitar multas. Se sua empresa faz parte de uma cadeia de valor e seus produtos são usados por outra empresa, como uma fabricante de embalagens, então pode ser um grande diferencial competitivo se posicionar como sustentável para seus compradores, pois cada vez mais a transparência da cadeia de fornecimento é cobrada das marcas.

ESCOLHA DIFERENTES CANAIS — cada público deverá ser atingido por diferentes canais de comunicação. Você vai precisar escolher o melhor canal baseado no seu público.

  • Redes sociais: Consumidores, sociedade e colaboradores;
  • Relatório online: Colaboradores, fornecedores, parceiros e órgãos reguladores;
  • Embalagens e rótulos: Consumidores e sociedade;
  • Feiras e eventos setoriais: Consumidores, fornecedores e parceiros;
  • Eventos próprios: Consumidores, colaboradores, fornecedores e parceiros;
  • Comunicação no site institucional: fornecedores, parceiros e consumidores se sua marca vende seus produtos pelo próprio site.

Com o canal e público para a sua comunicação da sustentabilidade já decididos, é muito importante usar a mensagem correta. Pense bem em: qual o impacto você quer ter no seu público-alvo? Qual a opinião que você quer formar? Além disso, é muito importante traçar uma estratégia de comunicação e planejar como ela será feita e com qual recorrência. Para criar a imagem de marca sustentável, é preciso relembrar, a todo momento, ao seu público-alvo suas atitudes sustentáveis.

MEÇA OS RESULTADOS — nem sempre é fácil de fazer de forma quantitativa, mas, mesmo se a métrica for qualitativa, é essencial definir um objetivo claro, indicadores de mensuração e qual a meta esperada para o indicador. Assim, você saberá dizer se o resultado atingiu ou não a sua expectativa.

Medir o sucesso da comunicação é o fator-chave para que você e a sua empresa seja cada vez mais eficientes. Quando você captura valor de forma eficiente, aumenta o incentivo de ser mais sustentável.

COMO PEQUENAS EMPRESAS PODEM INICIAR CAMPANHAS DE MARKETING ECOLÓGICAS

FAÇA MARKETING DIGITAL — o marketing digital é uma solução perfeita para pequenas empresas ecológicas, por ser mais fácil de fazer: é menos caro; funciona mais rápido; tem um menor impacto ambiental; não está limitado a um local específico.

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO LOCAL DE TRABALHO — o comportamento sustentável no local de trabalho inclui:

o       colaborar com fornecedores que utilizam embalagens ecologicamente amigáveis;

o       condução de veículos com energia renovável;

o       separar o lixo e descartar o lixo sem prejudicar o meio ambiente;

o       incentivando os funcionários a trazer o almoço;

o       colocar latas de lixo em todos os cantos do escritório para facilitar a reciclagem;

o       realizar eventos da empresa o mais livre de resíduos possível.

USE EMBALAGENS ECOLÓGICAS — elimine o plástico e considere o uso de materiais sustentáveis biodegradáveis e recicláveis

FAÇA NEGÓCIOS — com empresas, fabricantes e parceiros ambientalmente conscientes. Avalie seus fornecedores e analise se eles compartilham seu compromisso com a sustentabilidade.

PARTICIPE DE INICIATIVAS FOCADAS NO MEIO AMBIENTE — isso permite que você aumente o conhecimento da sua marca e estabeleça sua imagem como uma corporação ambientalmente consciente. Dessa forma, você garante benefícios a todas as partes envolvidas e ao meio ambiente. Aqui estão as maneiras de contribuir para causas ecológicas: fazendo doações; voluntariado; oferecendo incentivos de vendas “verdes ”, como plantar árvores ou contribuir com uma parte de uma venda para um grupo ambiental.

TENHA UM POSICIONAMENTO CLARO — a pergunta inicial que você deve se fazer é: a estratégia geral da minha organização é coerente com a estratégia de Markerting Sustentável? É importante que você alinhe as suas ações com a imagem da marca. É importante desenvolver um Marketing Digital focado em soluções sustentáveis, evitando se tornar clichê ou parecer que só está tentando lucrar em cima de uma causa nobre.

CRIE AÇÕES QUE IMPACTEM SEUS CLIENTES — antes de divulgar nas Redes Sociais que a sua marca se preocupa com o meio ambiente, assegure-se de ter ações que cumpram e sustentem essa imagem. Para isso, existem diversas ações e elas podem envolver não apenas o meio ambiente, como também a sociedade. Confira algumas ações abaixo:

  • Educação ambiental através de palestras e eventos em escolas, regiões periféricas, com os seus consumidores ou ainda com seus próprios colaboradores;
  • Incentivo da reciclagem e cumprimento da logística reversa de embalagens;
  • Inovação: essa talvez seja a mais importante. Por um motivo muito claro: é através dela que é possível criar ações de sustentabilidade que encaixem na sua empresa e façam a real diferença no Planeta.

USE OS 4 P’S DO MARKETING NA SUSTENTABILIDADE — se sua organização quer mostrar a sustentabilidade interna com sucesso para o público, gerando maior valor ao produto e à estratégia de comercialização, é necessário compreender as necessidades e desejos dos clientes, ao mesmo tempo que viabiliza a ecoeficiência em todos os procedimentos e produtos.

Para isso, você pode utilizar os 4 P’s do Marketing em uma gestão sustentável, que são:

  • Preço: tributação, despesas e margens de lucro final de acordo com os custos do produto e aliando-se a fornecedores que também participem de ações sustentáveis.
  • Produto: use práticas sustentáveis ao gerar produtos e serviços, agregando valor e fortalecendo a imagem da sua marca. Você pode fazer isso optando por embalagens reciclagens, insumos que não são refinados e matéria-prima já reciclada.
  • Praça: avalie se os processos, da produção à distribuição, são sustentáveis e por meio disso veja se é necessário mudar o local em que sua empresa está para ter um menor impacto no Planeta. Algumas opções para fazer isso são: usar equipamentos que consumam pouca energia, começar a vender pela internet e utilizar os insumos de forma inteligente.
  • Promoção: evite que a divulgação dos seus serviços, bens e produtos gere lixo e poluição, reduzindo impactos ao ambiente.

ADEQUANDO OS 4PS DO MARKETING À GESTÃO SUSTENTÁVEL

PREÇO — Há clientes que pagam mais por produtos e marcas que incluem a sustentabilidade na linha de produção e na gestão. Planeje o custo do seu produto ou serviço; o custo da ação de sustentabilidade; a tributação; as despesas, bem como sua margem de lucro para gerar o preço final de seu produto.

Confira algumas iniciativas para adequar o preço à questão sustentável:

  • Dê preferência a acordos comerciais com fornecedores que mantêm ações sustentáveis, preferencialmente, os que possuem certificados ambientais. (Rótulo Ecológico da ABNT, Selo FSC, ISO 14001, Produto Orgânico Brasil, Procel, LEED etc.)
  • Faça acordo com empresas que trabalham com produtos sustentáveis, fornecendo seu espaço para elas poderem fazer divulgação de sua marca e, em contrapartida, elas reduzem seus preços para que os produtos sejam comercializados junto aos seus clientes.

PRODUTO — o p de produto também pode ser explorado no que diz respeito à sustentabilidade. utilizando práticas sustentáveis na geração dos serviços e produtos da sua empresa, você agregará valor e fortalecerá a imagem da marca.

Confira algumas dicas:

  • Opte por embalagens recicláveis, elas serão reutilizadas no futuro como matéria-prima de outros materiais.
  • Opte por insumos não refinados para a fabricação do seu produto. Além de serem mais saudáveis, ajudam o meio ambiente por não passarem pelo refino e clareamento químico.
  • Para a confecção do seu produto, escolha matéria-prima que foi reciclada ou que tenha algum selo ou certificação de procedência, que comprove sua responsabilidade socioambiental.
  • Cuidado com utilização de mão de obra e serviço análogo ao trabalho escravo.
  • Atenção à não utilização de materiais naturais, oriundos de minerais, fauna ou flora em extinção.

PONTO DE VENDA – Identifique o que deve ser alterado para tornar o ponto de venda mais sustentável. Para implementar a gestão sustentável no seu ponto de venda, é preciso avaliar se todos os processos da sua empresa, desde a produção até a distribuição de produtos e serviços, são sustentáveis.

A seguir uma lista de ações que devem ser adotadas para deixar o ponto comercial sustentável:

  • Use equipamentos com baixo consumo de energia e propague que sua empresa o está usando;
  • Informe a importância da venda pela internet e sua ligação com a sustentabilidade (minimização da circulação de veículos e diminuição da emissão de gás carbono);
  • Faça o uso inteligente de insumos para melhor relação custo x benefício dos seus serviços e produtos, e informe em seus canais de comunicação as vantagens;
  • Use luz natural em ampla escala e dispare nas redes sociais a importância desta atitude para os seus clientes.

PROMOÇÃO — A divulgação dos seus produtos, bens e serviços também são geradores de poluição e lixo. As práticas abaixo ensinam como comunicar o seu negócio, reduzindo os impactos ao meio ambiente:

  • Explore mais a internet como meio de divulgação, dê preferência ao e-mail marketing e propagandas em mídias sociais. Crie mensagens demonstrando como suas ações reduzem a geração de lixo com o descarte de papel.
  • Diminua a quantidade de papel não reciclável gasto na sua comunicação.
  • Utilize serviços de envio de mensagens por WhatsApp e Telegram em promoções da empresa.
  • Utilize-se da vitrine de sua loja e sua fachada, com uma decoração atraente, para a divulgação do seu negócio.
  • Os painéis eletrônicos em locais de grande circulação são uma ótima maneira para realizar a comunicação com seu público-alvo.

COMO IMPLEMENTAR O MARKETING VERDE NA SUA EMPRESA

O primeiro passo para implementar o Marketing Verde na estratégia da sua empresa é tornar o seu negócio sustentável e eliminar ou reduzir o seu impacto negativo, por meio da adoção de medidas que contribuam para a preservação ecológica e o desenvolvimento social.

Leis, normas e ISOS de Responsabilidade Social, os critérios ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são algumas boas fontes que podem ser usadas pela empresa para verificar se ela é saudável, lucrativa e consciente ao nível social e ambiental. Além disso, estas fontes podem nortear a busca de soluções e a implementação de boas práticas no negócio.

MANEIRAS DE TORNAR A SUA EMPRESA SUSTENTÁVEL

Existem várias formas de tornar o seu negócio mais sustentável e ecológico. Veja aqui, algumas ideias que pode implementar na sua empresa:

PROCURE FORNECEDORES — com os mesmos valores da sua empresa. Analise os fornecedores e parceiros que trabalham com a sua empresa e escolha aqueles que têm práticas sustentáveis e alinhadas a uma consciência ecológica.

SEJA ENERGICAMENTE EFICIENTE — desligue aparelhos que não estejam sendo utilizados, mude para lâmpadas LED e compre eletrodomésticos mais eficientes em termos energéticos. Pode, também, instalar painéis solares para poupar na conta da luz e ser mais ecológico.

POUPE ÁGUA — instale sistemas que permitam diminuir o desperdício de água e faça revisões periódicas às instalações para que não se degradem e provoquem fugas.

APOSTE NA RECICLAGEM — venda os seus produtos em embalagens que podem ser recicladas. Promova uma cultura de reutilização de materiais e promova a conscientização sobre desperdícios.

DIMINUA O DESPERDÍCIO DE PAPEL E PLÁSTICOS — adote a utilização de documentação online e diminua ao máximo a impressão em papel, utilizando apenas folhas feitas de material reciclado. Elimine os copos e outros utensílios de plástico disponíveis na empresa e em processos de produção.

APOIE E FAÇA PARCERIAS COM PROJETOS SOCIAIS — ou Organizações da Sociedade Civil. Conecte-se com projetos ou organizações sociais para criar juntos programas que apoiem o desenvolvimento social ou que se alinham com as suas metas de sustentabilidade para ajudar a diminuir o impacto negativo causado pela sua empresa.

APOSTE EM CERTIFICAÇÕES — que existem no mercado e que atestam a veracidade da implementação de práticas ecológicas e sociais pela sua empresa, como a certificação B-Corps ou o selo de carbono neutro.

PROMOVA A SUA NOVA IMAGEM VERDE — promover as suas políticas e boas práticas relacionadas ao meio ambiente, por exemplo, vai ajudar seu negócio a atrair novos consumidores, que preferem marcas ecológicas e estão cada vez mais preocupados com o seu impacto no mundo, aumentando suas vendas.

COMO COMUNICAR A SUA MENSAGEM VERDE

  • Por meio de um site ou página que conta a história de transformação na empresa e os impactos amenizados ou gerados pelo novo posicionamento;
  • Por meio de relatórios periódicos e públicos;
  • Divulgando cada ação implementada pelas redes sociais, blog e newsletter da sua empresa;
  • Através dos próprios produtos, com selos e indicação de produto verde e pontos de venda;
  • Internamente, junto dos seus funcionários, através de workshops e palestras;
  • Patrocinando eventos e iniciativas alinhadas com os seus princípios ecológicos;
  • Criando parcerias com outros negócios semelhantes para fazer cross-promotion;
  • Abrindo um canal de comunicação com o seu público para receber feedback e mesmo iniciar parcerias.

COMO COMUNICAR A SUSTENTABILIDADE DA SUA EMPRESA

  • Redes sociais: Consumidores, sociedade e colaboradores;
  • Relatório online: Colaboradores, fornecedores, parceiros e órgãos reguladores;
  • Embalagens e rótulos: Consumidores e sociedade;
  • Feiras e eventos setoriais: Consumidores, fornecedores e parceiros;
  • Eventos próprios: Consumidores, colaboradores, fornecedores e parceiros;
  • Comunicação no site institucional: fornecedores, parceiros e consumidores se sua marca vende seus produtos pelo próprio site.

Com o canal e público para a sua comunicação da sustentabilidade já decididos, é muito importante usar a mensagem correta. Pense bem em: qual o impacto você quer ter no seu público-alvo? Qual a opinião que você quer formar? Além disso, é muito importante traçar uma estratégia de comunicação e planejar como ela será feita e com qual recorrência. Para criar a imagem de marca sustentável, é preciso relembrar a todo momento suas atitudes sustentáveis.

 

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator