28 de julho de 2020

Pets: cuidados em domicílio.

Compartilhe

Atendimento nas casas dos clientes e vendas pela internet foram as estratégias que a médica-veterinária Eneida Navarro adotou para continuar em atividade durante a quarentena.

Inovação e criatividade são as estratégias que prestadores de serviços, MEI, micro e pequenos empresários estão adotando para continuar em atividade durante a atual pandemia causada pelo novo coronavírus.

Este é o caso da médica-veterinária Dra. Eneida Navarro, que não só continuou fazendo atendimentos em domicílios, como também entrou para um site coletivo de vendas de produtos para animais de estimação, o http://eneidanavarro.petlove.com.br

Dessa maneira, viu o número de consultas crescer durante a quarentena, além de ter uma renda extra proveniente desse comércio pela internet.

Atividade empresarial 

Formada pela UNESP de Botucatu, em 1985, a dra. Eneida tem grande experiência no atendimento de pequenos animais. Ela teve, inclusive, atividade como empresária, pois foi proprietária de uma clínica e petshop, de 2006 a 2018, negócio no qual investiu cerca de R$ 130 mil.

Para adquirir a competência necessária na gestão dessa nova atividade empresarial, contou com o acompanhamento e orientação do antigo proprietário, além de fazer alguns cursos no SEBRAE.

A experiência deu certo, tanto que recuperou todo o capital investido, com lucro. Porém, em 2018, depois de longos anos de prática em clínicas, inclusive na sua, resolveu se desfazer desse negócio para dedicar mais atenção à sua vida pessoal, pois os filhos já estavam crescidos e ela queria mais tempo para si.

A dra. Eneida já prestava atendimentos em domicílio, indo à casa dos clientes. Portanto, decidiu passar adiante a clínica e a loja petshop para deixar de se preocupar com o pagamento de impostos, aluguel, funcionários e demais encargos decorrentes da sua atividade empresarial.

Dessa maneira, ao continuar prestando apenas o atendimento domiciliar, além de ter mais tempo, continuaria exercendo sua atividade como médica-veterinária fazendo aquilo que mais ama: cuidar dos animaizinhos.

Atendimento em domicilio

Quando, em março de 2020, foi decretado o isolamento social para proteger as pessoas da contaminação pelo vírus Covid-19 e conter o avanço da pandemia, a dra. Eneida continuou prestando atendimento domiciliar, indo à casa das pessoas, pois os animaizinhos precisavam dos seus cuidados médicos.

Porém, diante da nova realidade, teve de tomar uma série de cuidados, tais como: trocar a vestimenta entre um atendimento e outro (inclusive sapatos); usar máscaras, aventais, óculos, luvas e sempre lavar as mãos ou desinfetar com álcool em gel na entrada e na saída dos atendimentos. E manter uma distância segura (1 metro no mínimo) dos tutores (donos dos animais), quando possível.

“A princípio, algumas pessoas suspenderam as visitas domiciliares por medo de contaminação. Mas com o tempo perceberam que seria mais seguro do que sair de casa para ir até uma clínica. Na verdade, posso afirmar que estou tendo mais trabalho neste período, pois o número de consultas, depois de um período de retração, voltou a se estabilizar e agora aumentou”, explica a dra. Eneida.

Comércio on line

Outra estratégia que a médica-veterinária adotou para ter um rendimento extra foi a de participar de um site coletivo de vendas on-line.

A dra. Eneida já havia tido uma experiência anterior de comércio pela internet em seu próprio site, mas encerrou essa atividade junto com a loja fisica (pet shop).

Porém achou vantajoso voltar a participar de um comércio virtual quanto conheceu, em março passado, o site www.petlove.com.br, criado em 1999 pelo médico veterinário Marcio Waldman e considerado o maior petshop on line do país.

Em parceria com outro site dedicado a essa classe profissional, o www.vetsmart.com.br, tiveram a ideia de cadastrarem veterinários em sites filiados a esta matriz.

A dra. Eneida achou a ideia vantajosa e criou o seu site de vendas online filiado à matriz.

O sistema funciona da seguinte maneira: os produtos anunciados, vendas, entrega e estoque ficam à cargo da matriz. Desse modo, a dra. Eneida não tem nenhum trabalho ou despesa e ainda recebe uma comissão pelas vendas efetuadas através do seu site.

O http://eneidanavarro.petlove.com.br está no ar desde março passado e a dra. Eneida já está recebendo suas comissões das vendas, tendo assim uma renda extra.

A divulgação do seu site é feita pela matriz e pela própria dra. Eneida, por meio das redes sociais e também quando faz suas visitas domiciliares. Ela faz parcerias com veterinários donos de clínicas e realiza plantões quando é chamada. Ela conta, ainda, com a indicação dos seus serviços pelos próprios clientes e envia malas-diretas pelo whatsapp.

Redes sociais 

Para divulgar o seu trabalho e conseguir mais atendimentos em domicílio, a médica-veterinária Eneida Navarro lança mão das redes sociais. Ela tem uma página profissional no face book (fanpage) e também no Instagram.

“Acredito que o Instagram é a rede social que está me dando maior retorno, porém a divulgação direta via whatsapp ou telegram me proporciona um retorno ainda maior e mais imediato”, afirma.

A médica-veterinária produz seus próprios conteúdos para alimentar as redes sociais e dedica parte do tempo para interagir com quem acessa suas páginas.

“Ao realizar uma consulta ou vacina, fotografo o animalzinho e peço permissão para postar nas redes sociais; as pessoas adoram!”, assegura a dra. Eneida.

Energias sutis

A dra. Eneida Navarro é pos-graduada em homeopatia, além de ter feito cursos de Reiki, uma terapia de cura que utiliza a técnica da imposição das mãos. Ela diz que não utiliza a homeopatia com frequência: apenas quando os clientes solicitam.

“Acredito na homeopatia como uma prática coadjuvante ao tratamento convencional. Por isso, utilizo a alopatia e homeopatia juntas. A melhora do quadro é leve e apenas algumas pessoas solicitam esse tipo de tratamento”, explica.

Isso acontece quando os tutores (donos dos animais) já estão cansados de tratar com a alopatia, sem notar melhoras, e querem tentar algo a mais em busca de resultados. É o caso de doenças com muitas recidivas, como alergias na pele do animal.

Ficha técnica

Dra. Eneida Navarro – médica-veterinária
CRMV 4753
Eneida Navarro Pet Home
Loja Virtual : http://eneidanavarro.petlove.com.br
Facebook: Dra Eneida Navarro Pet Home
Instagram: eneida_navarro 2018
Fone/Wattsapp (11) 99199-0817

Formada pela UNESP de Botucatu em 1985
Pós Graduada em Homeopatia pelo IBEHE em 1993
Curso de Aprimoramento em Felinos em 2016
Diretora da Vigilância Sanitária de 1997 a 2003