24 de janeiro de 2023

2023: PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MERCADO PARA CONQUISTAR O CONSUMIDOR!

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Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.

Saber a direção em que vai o mercado consumidor é uma maneira de se preparar para o futuro e também de compreender o presente. Captar as tendências de mercado significa estar um passo à frente da concorrência. Você irá correr menos riscos e ganhar vantagem competitiva por se planejar com antecedência.

Veja estas dicas sobre as tendências de mercado para 2023:

ECONOMIA COLABORATIVA – Economia colaborativa é um modelo de negócios cujo foco é partilhar bens e serviços em vez de adquiri-los. Isso pode ser feito na forma de aluguel, empréstimo ou em outro formato de negociação. As empresas também podem participar ao dividirem o uso ou aquisição de um produto ou serviço. Logo, há um aumento da produtividade e uma redução de custos. Ao mesmo tempo, a economia colaborativa promove o combate ao consumo excessivo. Isso porque quanto maior é o consumo, mais se esgotam os recursos naturais, prejudicando a sustentabilidade.

TENDÊNCIAS DA EC – a economia colaborativa já faz parte da nossa sua vida e a tendência é de que cresça ainda mais. Os aplicativos de carona, compartilhamento de salas comerciais e financiamento coletivo fazem parte dessa tendência. Essas soluções movimentarão 335 bilhões de dólares em 2025, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria PwC (2016). É hora de pensar em inovações de compartilhamento, pois o futuro reside na  coletividade.

MERCADO SAUDÁVEL – outra grande tendência que tende a crescer, pois cada vez mais o consumidor se preocupa com a sustentabilidade. As pessoas buscam pela qualidade de vida cada vez mais intensamente. Graças a isso, o mercado saudável ganhou muito espaço nos últimos anos e promete continuar em franca ascensão. Com esse forte movimento, vale a pena ficar de olho nas novidades do setor.

PRODUTOS ARTESANAIS – as pessoas querem cada vez mais personalização e os itens criados massivamente não suprem essa necessidade. A indústria continua como um dos pilares do mercado nacional e internacional, mas a exclusividade e qualidade do material artesanal vem muito forte para os próximos anos. Cervejas, queijos, sabonetes, perfumes, roupas, artigos decorativos e móveis são alguns exemplos desse mercado cada vez mais presente na vida do consumidor.

MICROFRANQUIAS – são uma solução viável em meio à crise financeira no país. Esse é um modelo de negócio que tem seus riscos, mas certamente são menores do que quando começamos um negócio do zero. As franquias apresentam modelos escaláveis já preparados para o franqueado. Em suas versões micro, o investimento é ainda menor, reduzindo significativamente as chances de o investidor perder dinheiro. Como as grandes marcas apresentam valores muitas vezes inviáveis, vale a pena apostar nesse sistema.

SAAS – SOFTWARE AS A SERVICE – o SaaS alia serviços e tecnologia de maneira única. Ao vender softwares como serviço e não como produto, é gerada a receita recorrente, já que os sistemas são geralmente contratados via assinaturas. Em vez de uma única venda, a empresa continua a atualizar o programa e oferece suporte, segurança de dados e servidores para proporcionar boas experiências aos clientes. No Brasil, o modelo funciona especialmente bem.

MERCADO DA EXPERIÊNCIA ÚNICA AO USUÁRIO – essa tendência que se reinventa a cada ano, e por isso deve continuar marcando presença entre as principais previsões para o futuro. Hoje as pessoas não compram apenas um produto, elas compram experiências. A venda se inicia muito antes do fechamento do negócio e a relação entre companhia e consumidor não termina após sua realização. Interação em redes sociais, produção de conteúdo regular, SAC 2.0, sucesso do cliente, suporte, pós-vendas e muitos outros elementos afetam diretamente a imagem da empresa, dos produtos e o valor intangível na ótica do cliente.

APLICATIVOS E TECNOLOGIA DISRUPTIVA – são modelos que quebram antigos paradigmas e revolucionam a maneira com as coisas são aplicadas. Chatbots, busca por voz e blockchain são alguns exemplos já aplicados no mercado.

HOME OFFICE – ainda hoje, muitas empresas enxergam problemas para deixar seus funcionários trabalharem em casa. Em várias ocasiões a presença é vital, mas muitas tarefas podem ser realizadas no conforto do lar. Os colaboradores sentem os efeitos quase imediatamente. Com a satisfação do colaborador, ganha-se em produtividade e engajamento. Tudo isso sem perdas à comunicação, realizada por meio da internet. Além disso, quebram-se as barreiras físicas, já que a pessoa pode trabalhar de qualquer lugar do mundo. Essa tendência ganhou ainda mais força quando a reforma trabalhista regulamentou a modalidade. O Brasil se prepara para atender às demandas dessa nova realidade.

MERCADO DE MARKETING INTERATIVO – é a estratégia de marketing utilizada para identificar indivíduos, interagir, registrar como foi a interação e a sua resposta, e com base nestas informações, interagir novamente. Sua finalidade é estabelecer diálogos permanentes com os públicos de interesse. O recolhimento de dados sobre comportamento, preferências e tendências de consumo é algo que vem se firmando como essencial nas organizações modernas. Dessa forma, um tratamento melhor a cada um dos consumidores se traduz em uma satisfação mais elevada e, por fim, na lealdade do cliente.

IOT – A INTERNET DAS COISAS – é um dos conceitos mais importantes para os próximos anos. É a utilização da internet em tudo aquilo que nos rodeia. Hoje temos smartphones, smart TVs, smartwatches, e-readers, carros inteligentes, etc. A tendência é que a web esteja presente em cada detalhe no cotidiano do cidadão. Conforme projeção do Statista, o número de dispositivos conectados no mundo vai saltar de 15,41 bilhões em 2015 para 75,44 bilhões em 2025. Trata-se de um aumento de cinco vezes na quantidade de aparelhos com internet em um período de apenas 10 anos.

SERVIÇOS DE AUTOMAÇÃO – apesar da preocupação de boa parte dos especialistas que veem as funções humanas substituídas pelas máquinas, a verdade é que as profissões estão se adaptando a novas realidades. Além da automatização, a inteligência artificial progride a passos largos, mostrando que cada vez mais estamos passando por uma revolução no setor industrial.

MERCADO DE SEGURANÇA DIGITAL – desde a implementação do RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) em 2018, o tema é alvo de intensas discussões. A necessidade da documentação de cada atividade, transparência para os usuários e profissionais ou equipes inteiras dedicadas à segurança dos dados acelerou a expansão do mercado. Hoje serviços e ferramentas que alimentam o segmento são criados a todo vapor, abrindo as portas para novas oportunidades nos anos que virão.

EVENTOS AO VIVO – redes sociais como Facebook, Instagram, YouTube e Twitter já oferecem essa solução à distância de um clique. Com isso, as pessoas não precisam aparecer presencialmente ao local para participar de eventos. Isso abre um grande leque de novas oportunidades para explorar o setor e multiplicar os resultados de acontecimentos ligados à sua empresa.

REALIDADE VIRTUAL – também é algo possível para pequenos empresários, pois hoje já há dispositivos capazes de levar os consumidores a uma imersão completa a preços bastante acessíveis. E há cada vez mais conteúdo sendo criado para esse tipo de mecanismo. São televisores, óculos e videogames que levam as pessoas a um universo totalmente diferente daquele que conhecemos, atmosferas virtuais que proporcionam experiências únicas. Graças a isso, no futuro, esse tipo de recurso estará cada vez mais presente dentro das empresas.

MELHOR IDADE CADA VEZ MELHOR – com os avanços no ramo da saúde e tecnologia, a tendência é que essas pessoas tenham vidas cada vez mais ativas. A expectativa de vida do povo brasileiro aumentou bastante nas últimas décadas. De 1968 para cá, foi de 58 para 76 anos, o que é um avanço. A internet é um dos principais canais por meio do qual os homens e mulheres da terceira idade se mantém conectados. E isso em uma geração que não conviveu com o mundo online durante a infância e adolescência. Imagine daqui a alguns anos, quando os nativos digitais ficarem mais velhos. Pode ser que só aconteça daqui a algumas décadas, mas vale ficar de olho nessa tendência para se preparar para o amanhã.

LGBTQ+ – hoje não há mais espaço para o preconceito no mundo corporativo. Prova disso é o apoio de diversas marcas à diversidade. Abraçar ideais que unifiquem as pessoas deixou de ser uma opção e passou a ter relevância crucial não apenas para o desenvolvimento do mercado, mas para a construção de um mundo melhor para todos.

MAIS ASSINATURAS -segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box (2018), 33% dos internautas assinam algum tipo de serviço. E a tendência é que esse número cresça exponencialmente daqui para frente. O modelo de negócios de assinaturas é muito interessante para a empresa, que garante o fluxo de caixa e pode realizar investimentos e solicitar crédito de maneira privilegiada. O modelo também funciona para infoprodutos e serviços digitais.