29 de junho de 2023

AUDIO MARKETING: COMO DIVULGAR PRODUTOS E SERVIÇOS USANDO SONS.

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O uso dos sons e da voz é uma excelente maneira de se conseguir novos clientes.

O Audio Marketing é uma maneira de se alcançar os consumidores por meio dos sons e da voz. Isso acontece desde que o Rádio foi inventado e difundido em todo o mundo no início do século 20. Hoje, com a popularização de aparelhos portáteis como os celulares e notebooks, graças à criação e difusão da Internet, é possível chegar até as pessoas onde estiverem em qualquer hora do dia ou da noite.
Desde a era do rádio, o formato de áudio é utilizado por causa da capacidade de se conectar emocionalmente com as pessoas. Por meio da voz, é possível imprimir emoção, entonação e o ritmo que se deseja. Isso possibilita ao usuário uma noção de discernimento diferenciada da experiência da leitura. Além disso, os formatos em áudio são mais cômodos. Exige-se menos esforço de um ouvinte do que de um leitor, por isso tem se tornado um formato bastante atrativo.
Pesquisas mostram que as pessoas gostariam de consumir mais conteúdo visual, mas nem sempre isso é possível. O brasileiro passa, em média, 2h28 por dia no trânsito para se deslocar. Por ano, são 37 dias e meio passados no carro, ônibus, metrô, moto, bicicleta ou a pé. Por isso, o Audio Marketing é uma excelente maneira de se alcançar as pessoas enquanto estão no trânsito, se exercitam nas academias, passeiam com o cachorro, limpam a casa ou simplesmente descansam.
O Audio Marketing é uma tendência que surge para suprir essa necessidade de consumo rápido e prático das informações que interessam ao usuário. Podcasts, posts em áudio, audiobooks, rádio tradicional, Skype e mensagens de áudio pelo WhatsApp são formatos de conteúdo em áudio diferentes que se aliaram às estratégias de Marketing de Conteúdo das empresas.

ESTRATÉGIAS DE AUDIO MARKETING
POSTS EM ÁUDIO – o conteúdo do seu site e dos seus blog posts também pode “falar”. As narrações de texto e páginas podem ser feitas com voz humana para transmitir o tom de voz, a emoção e o ritmo de leitura desejados. Depois de fazer as gravações, o áudio é disponibilizado em um player exclusivo que se encaixa ao design do site que ainda é útil na captura de leads (consumidores em potencial). Para liberar o áudio do post, é solicitado apenas o e-mail dos visitantes. Depois, você ainda aproveita os contatos na sua estratégia de Marketing Digital para atrair leads e nutre o relacionamento deles com sua marca, seus serviços e seus produtos.
PODCASTS – originalmente conhecido como “audioblogging”, o podcast não é novidade. No entanto, tem crescido em popularidade ao longo dos anos. Também vale dizer que um podcast de sucesso não precisa imitar um talk show de rádio. Alguns podcasters se dedicam a monólogos, enquanto outros tiram o áudio de suas aventuras de blog ou de discursos públicos para formar conteúdo de podcast. Experiências de podcasting alternativas podem ser entregues através do Facebook Live Audio e Anchor, dois canais que estão tentando criar seus próprios espaços no Audio Marketing.
AUDIOGRAMAS – é apenas um áudio que sobrepõe uma imagem estática. Essa imagem – juntamente com qualquer mensagem de áudio que a acompanhe – pode ser publicada no Facebook, Twitter e Instagram. Um audiograma também pode fazer sentido se a imagem for um infográfico que requer alguma explicação.
HOME SPEAKERS – os assistentes domésticos inteligentes estão trazendo experiências de áudio e busca ativada por voz para nossas casas. Amazon, Google e Apple, as três empresas que fazem mais barulho no mercado e com o Amazon Echo e o Google Home já tendo várias gerações, o futuro parece brilhante. Outro bastante popular é o Alexa.

VANTAGENS DE USAR O AUDIO MARKETING
Capturar mais leads – para conseguir atrair mais clientes em potencial, o audio marketing é uma forma inovadora de capturar o e-mail dos seus visitantes. No sistema do próprio player vem embutido um campo que o usuário precisa preencher para liberar o acesso ao áudio do post.
Facilitar a vida do usuário – o principal feedback que os usuários dão em relação aos posts em áudio é a facilidade de consumir o conteúdo. O formato em áudio permite que o público ouça em qualquer lugar. Aas empresas que vão proporcionar uma experiência de aprendizagem via Audio Posts podem sair na frente .
Mais engajamento com o conteúdo – o fato do consumdor estar ouvindo uma mensagem faz com que a sua atenção esteja totalmente dirigida ao conteúdo. Um dos grandes inimigos da leitura são as constantes distrações. E o aúdio prende a atenção dos leitores na tarefa que está sendo executada. Dados da plataforma de áudio do Vooozer mostraram que quando uma pessoa começa a ouvir um post em áudio há 34% de chance de ela ouvir o conteúdo inteiro. Na média, engajam visitantes por três minutos.
Ouvir enquanto faz outras coisas – outra vantagem que o Audio Marketing traz é a de unir atividades. Principalmente, se seu público-alvo é do tipo multitarefa e não para para fazer um trabalho exclusivamente. Por exemplo, ouvir os posts do seu site favorito enquanto faz outro projeto que exige atenção e foco. Em uma pesquisa do Spotify, 71% dos entrevistados disseram estar com fadiga de tela, o que faz com que prefiram ouvir conteúdos. O mesmo estudo da Spotify concluiu que 98% das pessoas que consomem conteúdo em plataformas de áudio realizam outras atividades simultaneamente.
Fácil de reutilizar – muitos conteúdos em áudio nascem de textos já produzidos, como no caso dos audiolivros e posts em áudio.
Bloqueio do ouvinte – os ouvintes normalmente estão ocupados com outras tarefas enquanto desfrutam de suas experiências de áudio, então é muito mais provável que eles ouçam o conteúdo até o final.
Em suma: o Audio Marketing reforça uma estratégia de Marketing de Conteúdo auxiliando quem tem dificuldade na leitura; aproximando mais a audiência da marca; permitindo o consumo de conteúdo simultâneo a outras atividades como dirigir; deixando o conteúdo mais humanizado; gerando Leads para serem nutridos com novos conteúdos.
Trata-se de um formato de maior alcance no cotidiano das pessoas. É possível ouvir um conteúdo enquanto é realizada outra atividade – seja um trabalho manual, seja uma atividade física, seja quando se está em trânsito. Isso em situações em que a leitura não seria possível. Portanto, é uma oportunidade de chegar a pessoas de um modo que não seria possível por outros formatos.

DICAS DE COMO PRODUZIR BONS CONTEÚDOS DE ÁUDIO
PRODUZA CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE – é especialmente importante para podcasts. As pessoas têm mais chances de ouvir um podcast se a qualidade do áudio for boa. Invista em software de gravação de qualidade e certifique-se de editar seus clipes de áudio antes de publicá-los.
VERIFIQUE SE O SEU CONTEÚDO DE ÁUDIO É RELEVANTE – para o seu público-alvo. Faça alguma pesquisa e descubra em quais tópicos seu público-alvo está interessado. Em seguida, produza conteúdo de áudio que se alinhe a esses interesses.
USE AS MÍDIAS SOCIAIS – para promover seu conteúdo de áudio. Compartilhe links para seus clipes de áudio no Twitter, Facebook e outras plataformas de mídia social. Você também pode usar anúncios de mídia social para promover seu conteúdo de áudio.
USE PALAVRAS-CHAVE – nos títulos e descrições de conteúdo de áudio. Isso ajudará as pessoas a encontrar seu conteúdo de áudio ao procurar tópicos relacionados online.
USE MECANISMOS DE PESQUISA POR VOZ – para alcançar novos públicos. Mais e mais pessoas estão usando mecanismos de pesquisa por voz, como Google Voice Search e Amazon Echo Show para encontrar informações online. Se você otimizar seu conteúdo de áudio para essas plataformas, pode alcançar novos ouvintes que talvez não tenham descoberto seu conteúdo.

AUDIO MARKETING TENDÊNCIAS
AUMENTO DA INTERAÇÃO POR MEIO DA FALA – a voz é o instrumento mais natural para a comunicação humana e a resolução de problemas. Não é à toa que praticamente todas as redes sociais inseriram, nos últimos anos, a opção de enviar mensagens por voz, além do texto digitado. Outro ponto relevante é que a troca de mensagens por voz tem ganhado popularidade. Isso reflete na forma como as pessoas vêm preferindo consumir conteúdos.
BUSCA DE CONTEÚDO NA INTERNET – o volume de pesquisa por voz atinge níveis mais significativos a cada ano. Um estudo da Ilumeo registrou que o uso de assistentes digitais cresceu 47% no Brasil. Isso impacta diretamente o SEO, o que ressalta a importância de preparar seu conteúdo para que ele seja localizado por comandos de voz e lido por assistentes virtuais, e isso é considerado de extrema importância.
AÇÕES INCLUSIVAS – quase 46 milhões de brasileiros declararam ter algum tipo de deficiência, dentre elas as deficiências visual e mental, de acordo com dados do IBGE. Dislexia, ou melhor, dificuldade de ler e escrever, também acomete cerca de 15 milhões de cidadãos. Disponibilizar conteúdos em áudios é um modo de incluir essas pessoas com deficiência e ao mesmo tempo tornar o seu negócio mais acessível. Esse público pode chegar até o seu site por meio dos assistentes por comando de voz.

FORMAS DE USAR O ÁUDIO MARKETING NO SEU NEGÓCIO
DISPONIBILIZE A VERSÃO DE ÁUDIO DOS SEUS TEXTOS – dê opções para o seu público e aproveite conteúdos de qualidade que já estão prontos ou escreva novos textos conforme o seu objetivo. É possível disponibilizar em post blog no formato escrito e em áudio. Assim, o consumidor poderá escolher o formato desejado e mais cômodo naquele momento.
CRIE PLAYLISTS CUSTOMIZADAS – plataformas de streaming de áudio, como Spotify e Deezer, são boas aliadas em aumentar a sua conexão emocional com os seus clientes. Você pode criar playlists especiais, de acordo com a personalidade da sua marca e as personas do negócio.
INVISTA EM PODCASTS – um podcast é um formato que não exige pausas, que prende a atenção do público e o deixa livre para continuar a execução de suas tarefas. Você pode criar um podcast para a sua empresa como parte da sua estratégia de conteúdos. Para começar, escolha um tema pertinente a tratar, convide autoridades no assunto ou produza um roteiro interessante. Uma dica extra que deve ser observada nos três casos é analisar as tendências de temas, de músicas, quer nas redes sociais, quer via SEO.

VANTAGENS DO AUDIO
Conveniência: as experiências de áudio podem ser desfrutadas sem necessidade dos olhos ou mãos. A conveniência é incomparável.
Acessibilidade: os consumidores precisam apenas de um smartphone, computador ou tablet para ouvir um podcast e os assistentes domésticos inteligentes estão se tornando cada vez mais populares.
Fácil de reutilizar: muitos conteúdos em áudio nascem de textos já produzidos, como no caso dos audiolivros e posts em áudio.
Bloqueio do ouvinte: os ouvintes normalmente estão ocupados com outras tarefas enquanto desfrutam de suas experiências de áudio, então é muito mais provável que eles ouçam o conteúdo até o final.

FORMATOS DE ÁUDIO MARKETING PARA EXPLORAR
Podcasts – os podcasts vêm ganhando muito espaço no mundo inteiro. Com cerca de 750 mil podcasts ativos (vs. 440 milhões de blogs) cada vez mais empresas entendem a relevância de criar o seu próprio programa. Cada vez mais empresas estão reservando uma parte do seu orçamento para investir em anúncios em podcasts. Como ferramenta de aprendizado, os podcasts são muito versáteis. Eles podem trazer histórias, dicas de negócios, aprendizados, notícias, e entrevistas com pessoas relevantes no seu mercado.
Audiobooks – encabeçado pela Audible, os audiobooks vem ganhando cada vez mais espaço. São excelentes para acelerar o aprendizado e ajudar a reduzir a sua lista de livros não lidos. No brasil há a 12min, mas você também encontra diversas plataformas de audiobooks para acelerar a sua leitura.
Smart Home Assistants – cada vez mais as pessoas usarão os dispositivos ativados por voz. Amazon, Google e Apple dominam o mercado, mas empresas conseguem inovar e fazer parte da conversa de maneira relevante.
Posts em áudio – os posts em áudio facilitam o consumo dos seus blog posts e são excelentes para aumentar o tempo de permanência na página dos seus usuários.
Depoimentos – Os depoimentos sempre são ótimas formas de gerar identificação e comprovar uma boa experiência. Por isso, vale a pena incluir áudios no site ou dentro dos posts do blog com os próprios clientes falando sobre suas experiências com seu produto, serviço ou atendimento. Essa ação tem tudo para dar certo e até chamar mais atenção do que uma citação em texto.
Sound branding – são as marcas sonoras. Ou seja, o som que caracteriza uma marca, como os plim plim da globo.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE OFERECER CONTEÚDO EM ÁUDIO
ATRAIR A ATENÇÃO DOS LEITORES – Um conteúdo que contenha áudio também pode ser muito mais eficiente em atrair a atenção de leitores. Isso porque desperta curiosidade além do que está ali explícito.
CAPTURAR MAIS LEADS – O audio marketing pode atrair um público que nem sempre é fã de leitura, mas que gosta de consumir informação e novidades. Isso aumenta a possibilidade de capturar leads. Como forma alternativa às landing pages, você pode inserir a narração de posts do blog no início da página e permitir que o usuário ouça o conteúdo em troca de informações como seu nome e e-mail. Ou seja, uma estratégia que melhora a experiência do usuário e que dá a ele mais autonomia para consumir o conteúdo.
AUMENTAR O TIME ON PAGE – O time-on-page é uma métrica importante para entender quanto tempo um usuário da web permanece visitando sua página. Conteúdo em áudio pode aumentá-la, porque a pessoa não só entra, mas fica ali para escutar o que está disponível.
FACILITAR A VIDA DO USUÁRIO – Mesmo quem gosta de ler pode se sentir mais confortável em usufruir de um conteúdo de áudio. É um modo facilitado de obter informação.
MAIOR ENGAJAMENTO COM O CONTEÚDO – A narrativa, a entonação e até alguns elementos de sonoplastia podem tornar o conteúdo mais interessante e engajar o consumidor, possibilitando uma forma mais natural de ter contato com aquele tema.
CONVENIÊNCIA – O áudio marketing oferece comodidade e quando um usuário estiver cansado, ele encontra o conteúdo ali de um jeito prático.
HUMANIZAÇÃO DA MARCA – disponibilizar conteúdo em áudio pode ajudar a humanizar a marca. Isso dá a impressão de que ela está ali “conversando” diretamente com o consumidor, sendo representada por uma voz que também pode ter a ver com seu perfil.
MAIOR RETENÇÃO DO USUÁRIO – Diferente de um conteúdo por texto ou vídeo, no áudio o usuário não precisa estar com os olhos 100% atentos para absorver sua mensagem. Isso significa que a taxa de retenção pode ser bem maior, já que ele pode fazer outras atividades enquanto ouve. E isso é altamente positivo, já que o seu conteúdo ou anúncio terão toda a atenção do usuário durante a experiência.

MANEIRAS DE SE USAR O AUDIO MARKETING
Sites e Blogs – Grave seus artigos de blog e distribua-os como posts em áudio ou arquivos de áudio nas páginas Permita que seu público-alvo escolha seu meio preferido de consumir o conteúdo. Ao fazer isso, você pode atrair novos públicos. Além disso, é possível acompanhar uma série de métricas de consumo relevantes, como: quantidade de reproduções, taxa de reproduções completas, taxa de engajamento com o player e mais.
Melhore a navegação no site com áudio – reproduzir áudio no seu site pode envolver mais seus visitantes e passar emoções distintas, mas é uma boa ideia somente se você tiver certeza de que ele pode ser desativado, para não incomodar os visitantes.
Publique os depoimentos de seus clientes – marketing de referência é uma forma de envolver seus clientes nos momentos exatos em que eles estão mais satisfeitos com sua marca, sua empresa e seus produtos. Os tradicionais depoimentos que são coletados e publicados em texto podem ser feitos em áudio. Dessa forma seus clientes poderão transmitir melhor sua emoção e sinceridade e os visitantes do seu site poderão ser impactados positivamente com maior força.
Mídias Sociais – as mídias sociais são essenciais para sua estratégia de Audio Marketing. A questão é como criar um gancho para gerar engajamento como curtidas, compartilhamentos ou comentários. Use o Live Audio do Facebook – você não deve limitar sua transmissão de áudio ao seu site ou blog. Se seus clientes usam o Facebook, use o recurso do Live Audio para transmitir sua mensagem diretamente. Experimente todos os recursos que o Facebook lança, pois é a única maneira de saber se um novo recurso agrega valor ao seu negócio.
Use música para criar conteúdo de marca – Crie listas de reprodução em canais de streaming de música populares e distribua-os para seus clientes ou seguidores. Isso mostra sua personalidade de marca e atrai seguidores. As principais plataformas de distribuição de música, como o Spotify, iHeartMedia e Pandora, estão criando tecnologias destinadas a veicular anúncios específicos e segmentados para ouvintes com base em seus gêneros musicais preferidos.

DICAS DE COMO USAR O AUDIO MARKETING
Sites e Blogs – grave seus artigos de blog e distribua-os como posts em áudio ou arquivos de áudio nas páginas Permita que seu público-alvo escolha seu meio preferido de consumir o conteúdo. Ao fazer isso, você pode atrair novos públicos. Um bom exemplo é criar posts em áudio no seu blog. Usando plataformas de áudio ou outras opções que se integrem ao seu blog/site, como o Vooozer, você pode criar uma experiência diferente para o seu público-alvo. Você pode tirar ainda mais proveito do player de áudio e transformá-lo em um gerador de leads. Além disso, é possível acompanhar uma série de métricas de consumo relevantes, como: quantidade de reproduções, taxa de reproduções completas, taxa de engajamento com o player e mais.
Melhore a navegação no site com áudio – teproduzir áudio no seu site pode envolver mais seus visitantes e passar emoções distintas, mas é uma boa ideia somente se você tiver certeza de que ele pode ser desativado, para não incomodar os visitantes.
Registre e publique os depoimentos de seus clientes – marketing de referência é uma forma de envolver seus clientes nos momentos exatos em que eles estão mais satisfeitos com sua marca, sua empresa e seus produtos. Os tradicionais depoimentos que são coletados e publicados em texto podem ser feitos em áudio. Dessa forma seus clientes poderão transmitir melhor sua emoção e sinceridade e os visitantes do seu site poderão ser impactados positivamente com maior força.
Mídias Sociais – as mídias sociais são essenciais para sua estratégia de Audio Marketing. A questão é como criar um gancho para gerar engajamento como curtidas, compartilhamentos ou comentários. Por exemplo, use um elemento gráfico nos primeiros segundos de seus vídeos para permitir que o público saiba que precisa “ativar o som”.
Use o live audio do facebook – você não deve limitar sua transmissão de áudio ao seu site ou blog. Se seus clientes usam o Facebook, use o recurso do Live Audio para transmitir sua mensagem diretamente. Experimente todos os recursos que o Facebook lança, pois é a única maneira de saber se um novo recurso agrega valor ao seu negócio.
Use música para criar conteúdo de marca – crie listas de reprodução em canais de streaming de música populares e distribua-os para seus clientes ou seguidores. Isso mostra sua personalidade de marca e atrai seguidores.
Use música como elemento de segmentação em anúncios pagos sociais – Cerca de 80% do seu público está usando uma plataforma de mídia social ou outra. Ao contrário das estratégias tradicionais de segmentação, a segmentação de anúncios em mídia social pode ser influenciada pelos hábitos de escuta de seus consumidores. As principais plataformas de distribuição de música, como o Spotify, iHeartMedia e Pandora estão criando tecnologias destinadas a veicular anúncios específicos e segmentados para ouvintes com base em seus gêneros musicais preferidos.

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.