7 de novembro de 2022

BLACK FRIDAY: PREPARE-SE PARA FATURAR MAIS!

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Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

A Black Friday já se consolidou como uma importante data no calendário do comércio brasileiro. Os consumidores já sabem que nesse dia irão econtrar produtos com descontos verdadeiros e certamente irão aproveitar a oportunidade.        Em 2021, a Black Friday conseguiu uma faturamento de R$ 5,4 bilhões, com um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior. Para 2022, a expectativa é a de que o crescimento seja ainda maior.

Neste ano de 2022, a Black Friday acontece na sexta-feira, dia 25 de novembro. Veja estas dicas para faturar mais nesse dia:

BLACK FRIDAY VAI ALÉM DE UM DIA – muitas lojas aproveitam para abaixar seus preços durante a semana do evento, na chamada Black Week. O desempenho positivo da prática tem levado alguns lojistas a extrapolar o período de ofertas: é o caso do Black Month ou Black November. A estratégia pós-Black Friday de disponibilizar ofertas por mais tempo beneficia ambas as partes envolvidas: o lojista aumenta o volume de vendas e o faturamento, enquanto o cliente tem mais tempo para tomar a decisão de compra.

BLACK FRIDAY É MAIS QUE DESCONTOS – o grande atrativo da data é o preço. Mas os clientes também querem uma boa experiência de compra. Por isso a sua loja física tem de estar preparada para receber uma grande demanda, já que as pessoas voltaram a circular.

ORGANIZE A LOJA COM ANTECEDÊNCIA –  isso porque existe uma série de tarefas que precisam ser realizadas antes de anunciar os produtos com desconto. Você também pode usar softwares para  organizar toda a operação, pois oferecem o suporte necessário para evitar problemas como falta de mercadorias ou esquecimento de pedidos.

ESCOLHA OS PRODUTOS – que vão ser anunciados com desconto. O ideal é que sejam feitas promoções em produtos encalhados em estoque ou que não tem muita saída normalmente.  Você pode aproveitar e criar kits de produtos para aumentar o ticket médio das vendas e potencializar a movimentação dos itens. Por exemplo: Kit de 2 camisetas ou Tênis + meia. Dica importante: cuide para não aplicar descontos em itens que já tem uma boa saída com seu preço cheio, pois isso acaba prejudicando seu lucro. A Black Friday precisa ser vantajosa para o cliente, mas também não pode deixar as lojas no vermelho.

CONFIRA OS ESTOQUES – é importante conferir seus estoques antes de colocar o desconto em prática, para ter certeza que terá quantidades disponíveis em caso de venda. Com isso, as chances de você vender um produto que está sem estoque disponível para envio é baixa, o que evita problemas com as vendas.

PREPARE UM ESTOQUE ROBUSTO – selecione os produtos da sua loja que têm maior potencial de venda e monte um estoque exclusivo e robusto para eles. Caso as suas ofertas sejam realmente vantajosas para os consumidores, a chance de os itens esgotarem é grande.  Negocie com o fornecedor para obter um preço de compra mais vantajoso.

PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA – planejamento estratégico é fundamental para que você defina a tática comercial ideal, as ações de divulgação e os prazos. Comece a pensar nos produtos que serão colocados em promoção e nas taxas de desconto que a loja vai oferecer aos clientes. Também avalie quanto pretende investir em estoque e em aumento de portfólio,

OFEREÇA DESCONTOS ATRAENTES – oferecer bons descontos é essencial para que a sua loja se destaque dos concorrentes e conquiste o público. Calcule a sua margem de lucro sobre os produtos e, a partir disso, o valor de desconto viável. Use a criatividade para criar grandes promoções e chamar a atenção do público. Algumas das possibilidades são: montar kits de produtos; dar descontos progressivos conforme o valor da compra; oferecer brindes; criar uma campanha de fidelização de clientes.

INVISTA NA DIVULGAÇÃO – crie estratégias de marketing para ampliar a visibilidade da sua marca. Use as redes sociais e faça anúncios no Face, Instagram e outras redes onde estiver o seu público-alvo. Faça também uma campanha de e-mails. Você pode criar anúncios de Facebook Ads, Instagram Ads, links patrocinados no Google, mídia display, YouTube Ads e, especialmente, o Google Shopping, focado em produtos e deve estar no seu plano de mídia.

DECORE O SEU SITE – reestruture seu site com chamadas, anúncios e promoções. Lembre-se que o seu site tem de ter um visual bonito e eficiente também no celular. Ou seja, abrir rápido, rodar tranquilo e permitir a venda também por esse aparelho.

Prepare o seu site para a data: crie vitrines, destaques e uma seção especial para as ofertas da Black Friday; otimize o site com técnicas de SEO que melhorem seu posicionamento no Google; t teste todo o processo de compra, tanto no mobile quanto no desktop; revise os recursos de segurança do site para transmitir confiança ao cliente; revise a capacidade de acessos e garanta a disponibilidade durante todo o período.

DICAS DE MARKETING

LANDING PAGE – crie uma página especial. Lá você fará ofertas antecipadas; criar uma lisa de e-mails de interessados; dialogar com os clientes; explicar as ofertas e promoções; colocar depoimentos de clientes.

REMARKETING – consiste entrar em contato com pessoas que acessaram o seu site, mas não fizeram a compra. Essa estratégia pode ser feita no próprio dia da Black Friday e nos dias seguintes, de maneira que você recupere clientes perdidos e siga gerando vendas depois da data promocional.

CRIE UMA CONTAGEM REGRESSIVA – provocar um sentimento de urgência na compra sempre estimula o consumidor a aproveitar a oportunidade. Você pode fazer isso na landing page, mas também nas redes sociais e até usar o sticker dos stories do Instagram que emite uma notificação ao usuário quando a contagem termina.

PROMOVA VENDAS RÁPIDAS E LIMITADAS – muitas compras na Black Friday são feitas por impulso, pois pouca gente consegue resistir a uma oferta atraente. Escassez e urgência são dois gatilhos que você pode despertar nos compradores para estimular a compra na sua loja. Para isso, uma boa ideia é promover vendas rápidas, com prazo limitado ou poucas unidades. Assim, o cliente tende a correr para não perder a oportunidade.

FAÇA LISTAS DE PRODUTOS – direcione a atenção do consumidor. Assim a pessoa consegue encontrar o que realmente deseja comprar. Essas listas podem aparecer em posts de blog, nas redes sociais ou até mesmo na parceria com influenciadores.