6 de março de 2023

COMÉRCIO ELETRÔNICO: VEJA AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PARA 2023!

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Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

Uma coisa é certa: quem ainda não vende, vai acabar vendendo pela internet, para enfrentar a concorrência e continuar no mercado. O hábito da compra on-line veio para ficar e aumenta cada vez mais.  Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo apontou que 70% dos consumidores pretendem continuar comprando pela internet.

Por sua vez, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico projeta um faturamento de R$ 185,7 bilhões para o setor este ano, com um ticket médio de  R$ 470 por compra, 395,1 milhões de pedidos e 87,8 milhões de compradores.

Veja as principais tendências do e-commerce para 2023:

MARKET PLACE – o modelo de negócios em que vários vendedores estão num único site, como se fosse um grande shopping center virtual, caiu no gosto do público. Nesse sistema fica mais fácil comparar preços, valor do frete e prazo de entrega. Estudos mostram que a venda pelo sistema de market place deverá ganhar ainda mais força. Para o comerciante também traz muitas vantagens, como maior visibilidade, campanhas de marketing estratégicas e mais acessos, grande volume de vendas e escalabilidade, que é a possibilidade que uma empresa tem de crescer, agregar valor ao seu negócio e atender as demandas dos clientes sem aumentar expressivamente os seus custos.

COMPRAS PELO CELULAR – a compra por dispositivos móveis, como celulares e tablets, já é um hábito entre as pessoas e a tendência é aumentar. Pesquisas mostram que mais da metade dos brasileiros usam seus smartphones para fazer compras, especialmente de comida e roupas. Por isso, os comerciantes devem criar sites que abram rápido e rodem sem problemas nos celulares, facilitando o processo de compra.

OMNICHANNEL – outra tendência que vai crescer ainda mais este ano é a do ominichannel, uma estratégia que combina canais online e offline para compras e atendimento, integrando lojas físicas, virtuais e compradores. Porém esses múltiplos canais devem estar integrados e funcionarem perfeitamente, permitindo a troca de dados. Por exemplo: os dados de um cliente on-line e todas as suas compras devem estar no sistema da loja física, para que o vendendor tenha acesso a eles.

VÁRIOS MEIOS DE PAGAMENTO – quem compra pela internet gosta de ter a possibilidade de ter o maior número possível de opções para fazer o seu pagamento, tais como boletos, cartões de crédito e o Pix. Portanto, oferecer um número variado de opções de pagamento é o caminho certo para conquistar e fidelizar o cliente.

VENDAS PELAS REDES SOCIAIS – Facebook, Instagram, Youtube e outras redes sociais deixaram de ser um canal de anúncios para também se transformarem num canal de vendas. O Instagram lançou a aba shopping e o Whatsapp já está sendo usado pelas pessoas para fazerem suas compras.

LIVE COMMERCE – as transmissões ao vivo também são uma maneira de incrementar as vendas, pois são uma excelente maneira de oferecer produtos, enaltecendo suas qualidades. Pesquisas mostram que 4 em cada 10 consumidores dizem já terem feito uma compra depois de assistirem a uma live.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – a IA é uma tecnologia que tem auxiliado diversos setores, desde as vendas à logística. Permite personalizar o site de acordo com o perfil do cliente, suas preferências, gostos e necessidades e muito mais. Com a utilização da tecnologia, é possível impulsionar o desempenho da loja virtual, aumentar a quantidade de compras e o ticket médio (valor médio das vendas de certo período). Ela aumenta o potencial de vendas na internet, pois causa um impacto direto nas estratégias e na comunicação com o cliente. Exemplos de IA:  Vitrines de recomendação autônomas; Busca inteligente; Pop-ups de retenção e hotsites; Atendimento por chatbot; ) Recuperação de carrinho por e-mail marketing; Precificação de produtos; Automação de armazéns.

VOICE COMMERCE – uma prática que tem sido impulsionada pelo Google, que ajustou seu algoritmo para entender melhor as buscas por voz. Assistentes de voz como Siri, Alexa, Assistente do Google, entre outros, ficarão ainda mais presentes em nossas vidas. Grandes empresas já desenvolveram tecnologias que tornam possível realizar todo o processo de compra por mecanismos de voz.

RECOMMERCE – sebos e brechós virtuais são exemplos de recommerce, que é a prática de colocar um produto de volta no mercado, após já ser usado por um tempo e/ou reformado. O recommerce cai no gosto das novas gerações por terem práticas sustentáveis, preços mais em conta e aumentar a vida útil do produto.

CASHBACK –  sistema que devolve uma parcela do valor gasto em compras ao consumidor. Essa devolução é feita em forma de créditos ou depósito em conta bancária.

PRAZOS DE ENTREGA CADA VEZ MENORES – rapidez na entrega é um diferencial que conquisa cada vez mais os consudimores. Ninguém quer mais ficar esperando dias por aquilo que comprou e está ansioso por ter em mãos. Quem entregar mais rápido irá se destacar.

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL – os consumidores das novas gerações não toleram práticas que agridam o meio ambiente ou sejam socialmente condenáveis. Por isso, sua preferência será por marcas que compartilham seus ideais.

ATENDIMENTO AUTOMATIZADO – é aquele realizado sem a necessidade de uma pessoa do outro lado. Ele é uma forte tendência de e-commerce para 2023, pois, acelera o tempo de resposta. Assim, a solução será automatizar para garantir a boa experiência do cliente. Os chatbots, por exemplo, são excelentes opções para automatização do atendimento ao cliente.

REALIDADE AUMENTADA –  outra tendência muito forte no e-commerce que aumenta as vendas. Trata-se de usar a tecnologia para tornar a experiência de compra on-line a mais realista possível. Por exemplo, permitir que a pessoa se veja como vai ficar usando um tipo de óculos, sapato ou roupa. Ou como sua casa vai ficar pintada com uma deterninada cor ou com um conjunto de móveis.

ASSINATURA – serviços ou produtos por assinatura podem ganhar peso no e-commerce em 2023. Neste modelo, o usuário paga uma assinatura e tem acesso a um serviço ou recebe um produto com certa periodicidade.

PERSONALIZAÇÃO – todo consumidor gosta de se sentir único e exclusivo. Por isso, personalizar a jornada de compra dos clientes é uma das tendências do E-commerce para 2023. Com o aumento do número de opções disponíveis, filtrá-las de acordo com as preferências do seu consumidor pode ser um incentivo para compras mais regulares. A personalização pode ser feita a partir de dados como localização, faixa etária, gênero, compras anteriores e acessos a outros sites. Com essas informações você pode oferecer apenas aquilo que realmente interessa ao seu cliente, simplificando e acelerando o processo da compra.

GERAÇÃO Z ENTRA NO MERCADO – em 2023 teremos ações voltadas aos hábitos de consumo da Geração Z. Nascidos entre 1995 e 2010, a porção mais velha dessa demografia está começando a obter maior poder aquisitivo e entrar de cabeça no mercado de trabalho, mudando alguns hábitos de compra. Interessados em inovação, os zoomers demonstram preferência por marcas que querem se comunicar com essa porção mais jovem da sociedade. Costumam encontrar produtos e marcas que gostam via redes sociais, então ter uma presença forte como marca é essencial.