8 de maio de 2023

COMO CONSEGUIR DINHEIRO PARA ABRIR O SEU NEGÓCIO EM 2023!!!

Compartilhe

Conseguir um empréstimo ou um financimento pode ser a saída para o sonho de ter o seu próprio negócio se tornar realidade. Quase sempre a falta de capital impede que uma ideia interessante se concretize. Por isso é fundamenal saber quais as maneiras de obter dinheiro para que o plano de ter a sua empresa saia do papel

Veja estas dicas de como conseguir dinheiro para abrir o seu negócio:

ANALISE A REAL NECESSIDADE –  o ideal é começar um negócio sem dívidas. Por isso, veja como conseguir fazer isso sem ter de usar o seu lucro para pagar a prestação do empréstimo. Lembre-se de que um negócio só começa a dar lucro depois de muitos meses, portanto não é um dinheiro com o qual você possa contar. Além disso, terá de ter condições de se manter e pagar suas despesas pessoais enquanto o lucro não vem. Tudo isso tem de ser muito bem pensado, pois não se pode contar com os ovos antes da galinha botá-los.

VEJA COMO CONSEGUIR DE OUTRAS MANEIRAS – caso o dinheiro seja realmente necessário, pense em outras possibilidades antes de assumir uma dívida. Por exemplo, arranjar um investidor, conseguir um sócio capitalista, doações coletivas, enfim, todas as possibilidades de conseguir capital sem fazer empréstimos.

VALOR DO EMPRÉSTIMO – caso esteja decidido a fazer um empréstimo, considere que o valor da prestação tem que ser no máximo 25% do lucro líquido que espera da empresa. Porém um negócio leva vários meses para dar lucro depois de aberto. Por isso é preciso avaliar o percentual de ganho para os primeiros 6 a 8 meses. Leve em conta as despesas de abertura da empresa, pagamento de impostos e contador, eventual compra de equipamentos e até mesmo o aluguel de um ponto comercial, entre outros gastos.

ANALISE AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS  – faça uma boa pesquisa entre bancos e empresas que realizam o empréstimo, comparando as condições, custos e prazos. Considere dois pontos importantes: taxa de juros e garantias. Não deixe de conversar com o gerente do banco em que você já tem uma conta, pois ele poderá lhe dar algumas explicações e fazer ofertas.

MANEIRAS TRACICIONAIS DE OBTER EMPRÉSTIMO

LINHAS DE CRÉDITO

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – oferece uma linha de crédito que libera determinado valor após a análise do crédito e da capacidade de pagamento da empresa em questão. O microcrédito é uma modalidade de empréstimo para pessoa física ou microempreendedor que pretende abrir ou ampliar um negócio. A modalidade é destinada a empreendedores formais – como MEIs (microempreendedores individuais) e pessoas jurídicas – e informais, que não têm fácil acesso a empréstimos ou créditos convencionais. Por meio do microcrédito, cada empreendedor pode captar até 20.000 reais. Entre as vantagens da operação estão as taxas de juros reduzidas, isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e a facilidade de aprovação.

BNDES AUTOMÁTICO – O financiamento é feito por meio de instituições financeiras que são credenciadas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Ele conta com várias linhas de financiamento com condições diversas. O Cartão BNDES dá ao empreendedor a possibilidade de adquirir bens móveis para o negócio, com pagamento em até 48 vezes e taxa de juros baixa.

É válido dizer que o capital só pode ser usado para esse fim. Mas, sem dúvida, é uma alternativa que pode facilitar a vida de muitos empreendedores.

EMPRÉSTIMO PESSOAL – neste caso você pode conseguir dinheiro diretamente com uma instituição, que pode ser um banco ou entidade financeira. Essa é uma modalidade de crédito indicada para quem precisa de dinheiro sem precisar comprovar para o que ele vai ser usado. Essa quantia de dinheiro terá de ser devolvida em um determinado prazo, com o acréscimo de juros.

CRÉDITO PARA CAPITAL DE GIRO – opção de financiamento para pequenas empresas que precisam de recursos para pagar as despesas do dia a dia do negócio – o chamado capital de giro. Nesta modalidade, o empreendedor não precisa apresentar a finalidade do empréstimo no momento da solicitação. Além disso, é possível optar pelo pagamento bimestral, semestral ou integral após o fim do contrato. Esse tipo de crédito é interessante para demandas de curto prazo, considerando que o prazo médio de parcelamento costuma ser de 12 meses.

EMPRÉSTIMO COM GARANTIA – o cliente apresenta um bem à instituição financeira para assegurar o pagamento das parcelas. Entre as modalidades mais comuns estão o empréstimo com garantia de veículo e o empréstimo com garantia de imóvel, mais conhecido como home equity. As taxas praticadas no empréstimo com garantia de automóvel começam em 1,49% ao mês. Para o home equity, os juros são a partir de 0,89% no mesmo período.

COOPERATIVAS DE CRÉDITO – oferecem produtos de crédito semelhantes a um agente financeiro comum, como cartões de crédito, financiamentos e empréstimos para capital de giro, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional por meio do próprio interesse da comunidade. Elas possuem isenção de  tributação como CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), PIS (Programa de Integração Social) e Cofins, visto que são uma organização sem fins lucrativos, o que garante melhores condições de crédito.

MANEIRAS DIFERENCIADAS DE CONSEGUIR DINHEIRO

SÓCIOS – aqui pode ser um sócio de fato, que irá dividir as responsabilidades da empresa com você, colocando a mão na massa e trabalhando junto. Ou um sócio que só vai entrar com o dinheiro. O sócio precisa estar ciente de suas obrigações e responsabilidades desde o começo, na assinatura do contrato social. Mesmo entrando apenas com os recursos, o sócio tem o direito de deliberar sobre as ações sociais da empresa por meio de assembleia. Por isso, o contrato social deve ser feito por um profissional que leve em conta os pontos da sociedade, incluindo condições de expulsão e transparência financeira.

INVESTIDORES-ANJO – é uma pessoa física ou jurídica que faz investimentos com seu próprio capital em empresas nascentes com um alto potencial de crescimento. Em julho de 2017, a Lei Complementar 155/2016 regulamentou a ação dos investidores-anjos, que podem investir entre R$ 50 mil a R$ 600 mil em microempresas e empresas de pequeno porte. Pela Instrução Normativa, os anjos não são considerados sócios e obtêm o retorno financeiro de até 50% dos lucros da sociedade, por um período de cinco anos.

Para solicitar, é preciso submeter a sua ideia de negócio no site Anjos do Brasil. No entanto, vale destacar que apenas uma ideia inovadora não é suficiente para obter o apoio financeiro. Para o investidor se interessar por uma iniciativa é preciso ter um plano de negócio, uma boa apresentação, previsão de lucros, estudo de mercado e, se possível, um protótipo do produto.

FINANCIAMENTO COLETIVO – o crowfunding é uma nova versão da tradicional vaquinha. No Brasil, há plataformas próprias de financiamento coletivo online, onde basta cadastrar a sua ideia e estipular um valor a ser arrecadado por determinado período de tempo. Para conseguir o valor, é importante ter uma boa apresentação da ideia da empresa, criar videos, pensar em recompensas e divulgar nas redes sociais o projeto para que o mesmo tenha visibilidade e para atrair pessoas para colaborar financeiramente.

A plataforma EqSeed é uma dessas alternativas para quem quer receber, ou até investir. Outras plataformas são CashCap, AbraAim, CapTable e Vanguardi. Todas cadastradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e filiadas à Associação Brasileira de Crowdfundig de Investimento (CrowdInvest).

Alguns sites para consulta:

https://apoia.se/ ; https://benfeitoria.com/ ; https://www.catarse.me/ ; https://www.kickante.com.br/ ; https://www.padrim.com.br/

FUNDOS DE VENTURE CAPITAL – se você deseja criar uma empresa de tecnologia e acredita que o seu negócio tem potencial de crescimento acelerado, provavelmente vai encontrar sócios potenciais entre os investidores de venture capital. O sócio investidor assume o risco do negócio tanto quanto o fundador da empresa, na proporção da sua participação. Além disso, não há pagamento de juros ou parcelas de empréstimo como no mercado comum de crédito. Por outro lado, o empreendedor abre mão de uma parte do capital da companhia para o fundo que vai entrar no capital.

INCUBADORAS – são as mais buscadas quando o assunto é acelerar o crescimento de uma empresa que está ganhando tração. O objetivo é trazer a empresa para um ambiente que estimule a criação e desenvolvimento, dando suporte de infraestrutura, assessoria jurídica e mentores. Nestes ambientes outras empresas iniciantes convivem diariamente, o que cria um ecossistema de startups muito enriquecedor.

AGÊNCIAS DE FOMENTO – são boas opções para quem deseja abrir uma empresa. Se a sua ideia requer pesquisa e inovação, principalmente na área de tecnologia, instituições como a FAPESP e Senai oferecem financiamento. Elas regularmente publicam editais com empréstimos com taxas de juros baixíssimas. Também há agências de fomento como: BNDES, FINEP e CNPq que podem financiar o seu projeto.

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e Redator.