9 de março de 2023

Como melhorar a oratória por meio da conscientização da comunicação

Lilian Vieira
Compartilhe

Especialista garante que essa é a chave para ter sucesso na hora de se comunicar

Apesar de óbvia, a comunicação é um dos grandes desafios da humanidade. Se pensarmos na história da humanidade e das relações desenvolvidas entre os seres humanos, podemos afirmar que os indivíduos sempre sofreram (e sofrem) no processo de busca por uma comunicação eficiente, uma vez que ela nos garante sucesso profissional e pessoal. Segundo a especialista em Comunicação Lilian Vieira, comunicação não é técnica, mas sim algo que ocorre conosco naturalmente em nosso estado consciente – o que a maioria de nós não sabe, no entanto, é como alcançar este estágio de comunicação consciente. Advogada e cineasta por formação, Lilian é apresentadora de TV e radialista. Pós-graduada em Produção Audiovisual, acumula mais de dez anos de experiência na área e, atualmente, é sócia da Produtora MovOn.

Para chegar a este estágio, é preciso ter consciência dos nossos comportamentos, das mensagens que emitimos às pessoas mesmo sem dizermos uma só palavra e das técnicas existente que ajudam na comunicação em geral. Para a especialista, quem se comunica bem sai da obviedade. “Precisamos compreender melhor os processos de comunicação para, assim, desenvolvermos a competência de captar aquilo que está visível e aquilo que está no subjetivo. A comunicação é um desafio, pois passa pela interpretação e pela percepção subjetiva de cada um de nós. O segredo de um bom comunicador é ter uma visão bem desenvolvida de si mesmo e do outro, sensibilidade para captar o que não está aparente (subjetivo), autocontrole e técnica”, explica Lilian.

Para isso, é preciso ter:

  • Consciência e auto percepção
  • Habilidades técnicas que podem ser desenvolvidas
  • Sensibilidade
  • Autenticidade e honestidade

É preciso saber se comunicar com verdade, o que não significa, simplesmente, falar tudo o que se pensa, mas sim falar as coisas de modo assertivo, sempre respeitando o contexto e a cultura de quem ouve, e isso só se consegue levando em conta as quatro dicas acima, segundo Lilian. Ela ainda lembra que é importante, ainda, compreender que o grande inimigo de uma boa comunicação pode ser a percepção determinada pelo nosso cérebro, que evolui (ou não) ao longo do tempo. O cérebro é uma armadilha, é a parte mais importante para nos conduzir a uma decisão, atitude ou comunicação consciente, a última a ser acionada. Nós agimos, primeiramente, por instinto, primitivamente mesmo, e só depois é que vemos o que foi feito, buscando justificativas para nossas ações inconscientes. “É muito mais fácil agir por instinto, uma vez que a maioria das pessoas não aprende a elaborar pensamentos críticos na infância. Mas a boa notícia é que a solução para isso e que a conscientização é o caminho do sucesso”, finaliza Lilian.

Sobre Lilian Vieira

Lilian Vieira é advogada e, depois de um certo tempo atuando na área, trabalhou com Vendas até conhecer o universo da Produção Audiovisual, pelo qual se apaixonou.

Lilian se especializou na área com o curso de Cinema, possui DRT de Apresentadora de TV e Radialista. Pós-graduada em Produção Audiovisual, hoje acumula mais de dez anos na área e já escreveu, produziu e dirigiu um média-metragem traduzido em quatro idiomas, além do Português.

É sócia da Produtora MovOn, onde é responsável pelos roteiros e pela direção de filmes e vídeos.

Com sua experiência profissional, desenvolveu diversas técnicas para dominar o poder da comunicação, da expressão e da oratória e hoje ensina dezenas de pessoas para que elas vençam o medo, a vergonha e a timidez de falar em público.