10 de outubro de 2022

FIM DE ANO: PREPARE-SE PARA VENDER MAIS!

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Autor: Milton Corrêa Junior – Jornalista e Redator

Prepare-se para faturar mais neste final de ano.  É um período em que as vendas aumentam naturalmente, impulsionadas por datas importantes com a Black Friday, o Natal e o AnoNovo. Portanto, faça um bom planejamento e adote medidas para que o seu sucesso seja garantido.

Veja estas dicas:

FAÇA A GESTÃO DE ESTOQUE – para ter sucesso nas vendas é preciso manter o estoque abastecido e organizado. O controle precisa ser feito de forma rigorosa e antecipada para evitar problemas na hora da venda. Você ainda pode conversar com os fornecedores parceiros para ver a possibilidade de reposição em cima da hora, em uma situação de urgência. Há softwares e planilhas de inventário de estoque que certamente o irão ajudar nessa tarefa.

NEGOCIE COM FORNECEDORES – o segredo está em comprar com maior antecedência e bons preços. Dessa forma, será possível trabalhar promoções que sejam vantajosas para o consumidor.

OFEREÇA DESCONTOS – os consumidores sempre se sentem atraídos por descontos e ofertas especiais. Ofereça  descontos em produtos que não costumam entrar em promoção ou que estão encalhados na loja. Veja a possibilidade dos fornecedores enviarem produtos como brindes para você presentear os clientes ou colocá-los à venda com preços atraentes. Você pode criar uma promoção de descontos progressivos, por exemplo, dando 10% para quem levar dois produtos, 20% para quem levar três e assim por diante. Outra dica é oferecer descontos maiores nos itens de maior saída, para compensar as reduções naqueles que têm menor giro e garantir seu lucro. Lembre-se de colocar tudo na ponta do lápis para assegurar que você ainda tenha um bom lucro, mesmo oferecendo descontos.

FAÇA KITS – fazer combos de presentes sempre é uma maneira de vender mais. Produtos que se casam costumam atrair a atenção dos consumidores, especialmente se for um kit atraente e com preço promocional.

OFEREÇA VALES-PRESENTES – para o consumidor que não sabe o que comprar como presente, uma ótima sugestão é o vale-presente de valores diversos. Desse modo, o presenteado pode ir até à loja e levar o que mais lhe agrada dentro do valor do vale-presente.

FAÇA PROMOÇÕES TEMÁTICAS – use os temas do Natal e Ano Novo para atrair a atenção do consumidor. Quanto mais original e criativo, melhor.

FAÇA PROMOÇÕES DE INDICAÇÃO – promoções do tipo indique e ganhe sempre atraem a atenção do consumidor, especialmente se os brindes forem atraentes.

OFEREÇA BRINDES PERSONALIZADOS – exige baixo investimento e tem um excelente retorno, pois o brinde ajuda a fixar a marca na mente do seu consumidor. Durante as festas de fim de ano, vale presentear clientes com um adereço para usar no Réveillon, um mini panetone personalizado, um enfeite para a árvore de Natal e qualquer outro brinde que você imaginar.

DELIVERY – com o comércio híbrido presencial e on-line, a entrega de produtos ganha crescente importância. Portanto, se você pretende fazer entregas, esteja atento para que elas sejam as melhores possíveis para não causar irritações e frustrações aos clientes. Capacite a sua equipe para serem cumpridos rigorosamente os prazos de entrega. Além disso, é importante que todos os pedidos tenham senso de urgência para não deixar nenhum cliente na mão. Tente acompanhar todo o processo para evitar falhas ou para solucioná-las a tempo, assim que detectadas.

HORÁRIO ESPECIAL – ampliar o horário de atendimento da sua loja física certamente é uma maneira de conseguir vender mais e também proporcionar um melhor atendimento aos clientes, que podem fazer suas compras após o expediente comercial.

CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA – para vender mais você terá de ter uma equipe de vendas adequada ao fluxo maior de clientes. Uma solução é a contratação de vendedores temporários.

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO – as vendas serão maiores se você facilitar as condições de pagamento, inclusive com parcelamentos.

AUTOMATIZE O FLUXO DE CAIXA – para ter controle maior sobre as vendas, use softwares que o ajudem a gerenciar seu fluxo de caixa. Com a automação financeira você terá maior controle do que está entrando e saindo diariamente.

FAÇA UM MIX SAZONAL – quando fizer as compras de final de ano, fique atento a adquirir produtos com giro maior nesta época de férias e calor.  Veja quais foram os produtos que mais vendeu nesta mesma época no ano passado e assim ficará mais fácil saber o que poderá vender.

USE AS REDES SOCIAIS – estar presente nas diversas redes sociais é u ma maneira de se fazer notar, pois as pessoas estão atentas às promoções. Divulgue as suas ofertas nas redes sociais, no site ou até mesmo no WhatsApp da loja. Também é importante fazer anúncios pagos nas redes, especialmente no Google, Fabook e Instagram.

O QUE VENDE MAIS

Black Friday: roupas e calçados, smartphones, eletrodomésticos e eletrônicos

Natal: alimentos para a ceia (panetone, peru, chester, nozes, uva-passa, etc.), decoração, bebidas (cerveja, vinhos, etc.), brinquedos, cosméticos, roupas e calçados, eletrodomésticos e utensílios de cozinha

Ano-Novo: tradicionais roupas brancas, alimentos típicos, bebidas (champanhe), pacotes de viagens, artigos para viagens (malas, necessaires, organizadores, etc.).

Mas também é importante ir além do óbvio, pois muitas pessoas tendem a gastar seu 13º nessa época – e nem sempre as compras estão relacionadas às festas.