28 de setembro de 2022

FIM DE ANO: SAIBA COMO IMPULSIONAR SUAS VENDAS.

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Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

No último trimestre do ano as vendas se intensificam devido a eventos como a black-friday e as festas de Natal e Ano Novo. Portanto, é preciso estar preparado para impulsionar o seu negócio e faturar mais. Transformação digital, união do off-line ao on-line, automação de vendas e presença qualificada nas redes sociais se tornaram alguns dos pré-requisitos.

Criar campanhas focadas em conversão, estreitar o relacionamento com os clientes e investir em promoção são as principais ações. O fundamental é fazer um bom planejamento, a fim de que todos os passos sejam cumpridos.

Veja estas dicas de como aproveitar as oportunidades e vender mais neste final de ano:

DEFINA OBJETIVOS – estabeleça suas metas e deixe claro o que realmente deseja e como irá conseguir fazer com que esses objetivos sejam cumpridos. Quanto mais detalhado for o planejamento, maiores serão as chances de que as metas se concretizem.

ATRAÇÃO  – atrair novos clientes é muito importante. Portanto, incentivos à primeira compra devem ser criados, tais como: criação de cupons para novos consumidores; descontos e cashback; fretes grátis ou promocionais; anúncios e posts patrocinados nas redes sociais; webinars gratuitos, etc.

CONTEÚDO RELEVANTE – enviar e-mails ou publicar conteúdo relevante nas redes sociais é uma boa maneira de mostrar aos futuros clientes que o seu negócio poderá solucionar seus problemas.

CONDIÇÕES FINANCEIRAS – considere suas possibilidades financeiras para definir as promoções. Veja se as contas do negócio fecham ao escoar produtos parados ou aumentar a demanda por serviços dando descontos. Por isso, é importante observar e calcular diversos aspectos para saber até onde pode ir com as ofertas e identificar as melhores opções para aumentar o faturamento do negócio. Defina qual o retorno financeiro esperado com a promoção; qual o ponto de equilíbrio do negócio; quais itens demoram mais para sair do estoque; quais são os produtos com melhor relação de custos x lucro.

UNA O FÍSICO COM O DIGITAL – os meios on-line e off-line devem estar cada vez mais integrados de modo a atender ao novo comportamento do consumidor. Para isso, uma das saídas mais eficazes é adotar a estratégia omnichannel, a fim de quebrar as barreiras entre o presencial e o virtual. Crie uma loja virtual em plataformas de e-commerce ou marketplaces. Use sites responsivos que funcionam bem nos celulares. Invista em ferramentas de gestão para o controle de estoque integrado entre físico e digital. Use ferramentas de automação de atendimento, como chatbots e plataformas; utilize ferramentas para gestão de redes sociais

DIFERENCIE AS AÇÕES DO FÍSICO PARA O DIGITAL – as ações promocionais funcionam de modo diferente nas lojas físicas e nas lojas on-line.  A lógica de exposição de produtos para aumentar as vendas é a mesma tanto na internet quanto no ambiente físico. Os itens estão à mostra para o consumidor. O que muda é como ele pode ser estimulado. Enquanto no formato presencial, as lojas têm vitrines exclusivas onde expor os itens, na internet, o espaço é muito mais concorrido. Portanto, quem deseja vender mais na internet deve focar em ações promocionais para atrair o público e chamar a atenção da audiência em meio a inúmeras ofertas.

ESTIMULE AS COMPRAS POR IMPULSO – Nas lojas físicas as compras por impulso acontecem com maior facilidade, pelo fato da mercadoria estar exposta de maneira atraente. Por isso, nas lojas virtuais a compra por impulso deve ser estimulada de outras maneiras, por meio de fotos atraentes e ofertas que realmente chamem a atenção.

INVISTA EM MARKETING DIGITAL – definia o seu público-alvo; faça marketing de Relacionamento; construa  uma base de dados sobre os clientes; use um CRM; crie Programas de Fidelidade; investa em serviços automatizados de atendimento ao cliente; faça pesquisas de satisfação; use e-mail marketing; crie esteiras de atração; crie r esteiras de conversão; use as redes sociais para atrair audiência; faça anúncios pagos.

ATENÇÃO PARA O ESTOQUE – sSoluções que podem ajudar: contratar ferramentas de gestão de estoque para integrar os dados entre físico e on-line; manter o inventário atualizado; analisar e comparar o histórico de vendas dos últimos três meses de anos anteriores; provisionar os itens conforme a demanda de fim de ano; planejar a exposição dos produtos, segundo a procura: os itens com estoque maior devem ganhar mais destaque. Use ferramentas como o Tiny ERP, sistema de gestão integrada dos dados do negócio. Por meio da ferramenta, é possível acompanhar a flutuação dos itens no estoque em todos os pontos de venda do negócio.

CUIDE DA ENTREGA –  um excesso de pedidos poderá ocasionar atrasos na entrega, deixando o cliente insatisfeito. Mas é possível minimizar os riscos logísticos a fim de evitar que o consumidor fique insatisfeito com a experiência. Mostrar um prazo de entrega maior do que o previsto e fazer parcerias com transportadoras são boas práticas. A etapa de separação e postagem das encomendas também deve ser agilizada. Caso haja problemas como atrasos, extravio e roubo de mercadoria comunicar a situação imediatamente ao cliente. Melhor Envio: é uma plataforma de intermediação logística que conecta quem vende pela internet a diversas transportadoras, com fretes mais competitivos.

OFEREÇA DIVERSAS FORMAS DE PAGAMENTO – PIX; Links de pagamento; Boleto; Cartões de crédito; QR Code; Carteiras virtuais, como Pagseguro, Picpay e Paypal etc. Pli.pag: plataforma de automatização de cobranças que permite a emissão e o envio de boletos mensalmente, bem como o acompanhamento das métricas dos clientes.

TESTE A JORNADA DE COMPRA – analise se as ações planejadas estão de acordo com o objetivo do negócio. Cheque se há problemas no relacionamento com os fornecedores. Teste as ferramentas contratadas, como as de CRM e as de automação de Marketing. Prepare a equipe para o atendimento e o uso das soluções. Faça pesquisa com os clientes sobre a entrega dos produtos. Pense que a etapa de testes consiste na possibilidade de identificar gargalos e aperfeiçoar os processos para lidar com uma demanda maior.