6 de junho de 2023

GERAÇÕES BABY BOOMER, X, Y, Z E ALPHA: ENTENDA QUEM SÃO OS ATUAIS CONSUMIDORES.

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Os desejos, necessidades e hábitos de compra dos
consumidores mudam conforme a idade. Daí a necessidade de se
conhecer os atuais compradores para saber como atingi-los com
ações de marketing.
Conquistar clientes é uma tarefa diária. Mas para que os
seus esforços sejam bem sucedidos, você tem que saber quem
são os seus consumidores, quem compra seus produtos e
serviços. Assim, seus esforços para atrair compradores com
promoções, propaganda, conteúdos em redes sociais e outras
estratégias de marketing terão muito mais chances de terem
sucesso.
Cada geração de consumidores tem as suas próprias
características. Para entender o que diferencia as gerações umas
das outras, deve-se considerar que cada uma delas representa um
conjunto de crenças, valores e prioridades. Um consumidor que
nasceu nos anos 60 tem valores, crenças e prioridades bem
diferentes de quem nasceu na década dos 80 e mais ainda de
quem veio ao mundo a partir dos anos 90.
A idade influencia em nossa forma de pensar e agir. O ano
de nascimento define o contexto em que uma pessoa cresce,
desenvolve suas ideias, se relaciona com outras pessoas e
aprende sobre o mundo. Isso inclui também a forma como uma
pessoa se conecta com as marcas.
Estudos mostram que hoje há três gerações de profissionais
ativos: Geração Baby Boomer: nascidos até 1964; Geração X:
nascidos entre 1965 e 1977; e Geração Y: nascidos de 1978 em
diante. Há também a chamada Geração Z (iGeneration), composta
por jovens nativos digitais, que já nasceram na era do

computador, da Internet e do celular. A Geração Z ainda não tem
uma data definida, podendo ser considerada integrante ou parte da
Geração Y, já que a maioria dos autores coloca o nascimento das
pessoas da Geração Z entre 1990 e 2010.

COMPORTAMENTO DE CONSUMO DAS GERAÇÕES
• Baby Boomers
• Geração X
• Millenials: Geração Y
• Geração Z
• Alpha

BABY BOOMERS: NASCIDOS ENTRE 1946 E 1964
O termo Baby Boomer se refere à alta taxa de natalidade que
aconteceu nos Estados Unidos nesse período pós Segunda Guerra
Mundial. Apesar de crescerem em uma realidade econômica
favorável, esta geração foi marcada por diversos conflitos
sociopolíticos, sendo associados a movimentos que emergiram
nesta época, como ativismo, ambientalismo e estilo de vida
hippie.
Baby Boomers têm preferência por marcas já estabelecidas no
mercado. São guiados por realizações pessoais, com bastante foco
no trabalho, na família, na prosperidade e estabilidade financeira.
De forma geral, não gostam de mudanças bruscas em suas vidas.

GERAÇÃO X: NASCIDOS ENTRE 1965 E 1980
Apesar de crescerem num período turbulento e incerto,
encontraram um cenário mais positivo ao entrarem no mercado de
trabalho. Por crescerem em uma família onde ambos os pais
trabalhavam ou eram divorciados, a geração X dá mais valor a
estar na companhia de amigos.

As várias mudanças tecnológicas tornaram essa geração mais
resiliente e adaptável. Inclusive, sua entrada no mercado de
trabalho foi marcada pelo crescimento da internet. Apesar de
serem reconhecidos como pessoas de muitos sonhos e ideais, não
têm uma forte identidade definida.
Atualmente, a geração X ocupa a maior parte dos cargos de
liderança das empresas, tornando-os uma das gerações com maior
papel de influência. Esse grupo de pessoas também têm
preferência por marcas estabelecidas no mercado, mas estão
dispostos a conhecer marcas mais experimentais também.
São marcados pelo gosto pelo empreendedorismo e por tentar
romper com antigos paradigmas das gerações anteriores. Uma boa
forma de atrair clientes da geração X é investir a longo prazo em
ações de relacionamento com o cliente. Esse grupo preza por
marcas confiáveis, com produtos de qualidade. Para fideliza-los, é
preciso mostrar que o seu negócio sabe o que está fazendo, e que
o público pode contar com a sua empresa sempre que for
necessário.

GERAÇÃO Y — NASCIDOS A PARTIR DE 1978
A Geração Y é formada por pessoas que nasceram a partir de
1978, quando teve início uma grande evolução da tecnologia,
que trouxe consigo o processo de globalização. O primeiro
computador pessoal surgiu em 1976 e a Internet foi liberada para
fins comerciais em 1996. O primeiro telefone celular foi lançado
no Brasil em 1990.
No Brasil, a Geração Y é formada por 8,3 milhões consumidores,
sendo que seus hábitos de consumo são muito diferentes dos
hábitos das gerações anteriores. Chamados de Millennials, os
nativos da Geração Y são criadores de tendências e se recusam a
se encaixar em alguns modelos antigos, como o de publicidade.

Isso porque a geração anterior, a Geração X, era totalmente
influenciada pelos veículos tradicionais de mídia, como rádio, RV
e jornais, s, meios unidirecionais em que não há possibilidade de
interação, colaboração ou questionamento.
Já a Geração Y e seu sucessores, como a Geração Z, cresceram
em paridade com o desenvolvimento tecnológico, o advento da
Internet e as transformações sociais que mudaram, dentre outros
aspectos, os relacionamentos interpessoais e os hábitos de
consumo. Os Millennials cresceram com o uso dos computadores
e celulares, por isso são considerados mais independentes e
abertos a novidades. São ávidos por novas tecnologias, sendo
mais tolerantes e menos preconceituosos.
Prezam pela igualdade e não reproduzem comportamentos que
colocam a mulher na condição de cuidar sozinha da casa e dos
filhos. Com todas essas características muito próprias e diferentes
das características das gerações anteriores, a Geração Y tem
mudado também as relações de trabalho e a forma de se fazer
publicidade.

O COMPORTAMENTO DE COMPRA DA GERAÇÃO Y
Anunciantes precisaram rever conceitos de Marketing que
funcionavam muito bem com as gerações anteriores, mas não são
eficazes para atingir os Millennials, que não se encaixam nos
modelos de marketing tradicional. A geração Y tende a consumir
muito conteúdo online e isso é, inclusive, parte importantíssima
do seu processo de compra.
Antes de comprar, os Millennials pesquisam muito, buscando
informações em blogs, vídeos comparativos e opiniões de outros
consumidores em fóruns, redes sociais e sites. Avaliam críticas,
dão enorme atenção aos comentários e avaliações de outros
usuários ou consumidores que tenham adquirido o produto que

pesquisam, bem como avaliam a marca, seu posicionamento
social, mercadológico e a qualidade de seus produtos ou
serviços.
Muito diferente das gerações que consumiam porque viam
propagandas na televisão, a Geração Y é crítica e proativa no que
diz respeito a sanar suas dúvidas e tomar suas próprias decisões.
Como esta geração possui muitas expectativas em relação às
questões de responsabilidade ambiental, trabalhista, social e
corporativa, a propaganda invasiva e promovida pela marca que
busca a autopromoção já não tem mais espaço.
Os Millennials possuem maior nível de escolaridade, maior
flexibilidade de conceitos e menor nível de preconceitos. Ações
genéricas de marketing são substituídas pelo marketing
experiencial, de causa, de guerrilha e por campanhas em redes
sociais. Por isso o Inbound Marketing (Marketing de Conteúdo)
se comunica tão bem com eles: com conteúdo mais envolvente e,
principalmente, útil, há maior engajamento entre as pessoas e
possibilidade de tomada de decisão por conta própria.

CARACTERíSTICAS DE COMPRA DOS MILLENNIALS
(GERAÇÃO Y)
Algumas características do perfil de compra dos Millennials:
• Buscam por informações por conta própria antes de comprar
algo
• Buscam estabelecer uma relação com as marcas nas mídias
sociais
• Querem coproduzir com as empresas
• Usam constatemente aparelhos eletrônicos, através dos quais
consomem

• Eles são consumidores leais

COMO VENDER PARA A GERAÇÃO Y
Ter certeza sobre a qualidade do produto que vai comprar é o que
importa para o Millennial, que vai buscar informações onde puder
para tomar sua própria decisão de compra. Essa geração gosta de
inovação, busca conhecimento e valoriza a liberdade, em todos
os sentidos. Quando um produto desagrada um Millennial, ele
sabe que deve buscar seus direitos. Ele adora as facilidades de
comprar pela internet, de se relacionar pela internet com pessoas e
marcas.
ATENÇÃO: vender para Millennials demanda, antes de mais
nada, foco absoluto na experiência do usuário. Por se tratar de
uma geração extremamente exigente e independente, quando o
processo de compra não agrada logo de cara, o Millennial tem
plena consciência de que pode encontrar o mesmo produto, ou um
produto superior, em um estabelecimento que lhe atenda como ele
quer: com rapidez, interação e autenticidade.
Vender para a Geração Y requer muito mais do que fazer uma
boa publicidade do seu produto: ele tem que ser atestado e
aprovado pelo público.
Dentro de dez anos os Millennials serão 75% da força de trabalho
mundial. Por isso, é importante para as empresas, comunicar-se
com Millennials, cativá-los e investir em boas relações,
especialmente via mídias sociais, que são essenciais na vida dos
Millennials.
Para eles, as redes sociais são um meio através do qual mantém
relacionamentos interpessoais e profissionais, de modo que os
smartphones são equipamentos fundamentais para executar
diversas atividades, inclusive fazer compras.

A Geração Y responde por 58% de todas as compras online.
Mesmo sendo adaptáveis diante de mudanças, os millennials tem
fortes opiniões em relação ao que acreditam, defendendo
veementemente seus valores. Segundo estudos, 83% da Geração
Y acredita ser fundamental que empresas e marcas se alinhem às
suas crenças e valores. Dessa forma, os millennials não tem
problemas em deixar de consumir ou apoiar uma marca que não
se manifeste contra causas importantes. A Geração Y busca por
marcas que não tenham medo de se arriscar.
Dessa forma, estratégias de marketing inovadoras, que chamem a
atenção do público e proporcionem experiências diferenciadas são
muito valorizadas por essa audiência.

COMO SE COMUNICAR COM OS MILLENIALS
(GERAÇÃO Y)
• Investir em Marketing de Conteúdo
• Estabelecer relações com os Millennials, engajando-se com
eles
• Conquistar sua fidelidade
• Serem autênticas
• Se comunicar de maneira que os Millennials se sintam
atraídos
• Manter o foco na responsabilidade social e nos conceitos da
marca
• Contratar Millennials para integrar seus quadros de
funcionários

GERAÇÃO Z: NASCIDOS ENTRE 1997 E 2009
Muitas pessoas dessa geração presenciaram os problemas
financeiros de sua família, impulsionados pela famosa crise de

2008, o que os tornou mais conscientes em relação ao dinheiro
que a geração Y, por isso são mais propensos a poupar dinheiro
e buscar carreiras financeiramente estáveis.
São considerados os primeiros nativos digitais, já que nasceram
no período de popularização da internet. Por isso, consideram o
meio digital como parte indispensável de suas vidas. Costumam
utilizar a internet para fins sociais, educativos, de entretenimento
e também para realizar compras. É comum consumirem esses
conteúdos por múltiplas telas.
Diferentemente da geração Y, que é mais idealista, a geração Z
tem como característica ser mais pragmática e autêntica. Por
isso, é possível afirmar que a geração Z tem preferência por
marcas engajadoras, com um tom de voz “gente como a gente”.
Além disso, valorizam marcas envolvidas em causas
ambientais e sociais, que fazem a diferença no mundo.
Cada vez mais o mercado e as campanhas publicitárias têm
voltado sua atenção para a geração Z, mas é importante entender
que essa geração espera produtos mais personalizados e
experiências mais customizadas.

GERAÇÃO Z: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
A geração Z é formada pelas pessoas que nasceram entre 1995 e
2010 e, em um momento histórico, principalmente na América
Latina, de recessão. Assim, são pessoas que, financeiramente,
estão mais atentas. Ao contrário da geração que os antecedeu, dos
Millenials, que têm como característica serem sonhadores e não
se importarem tanto com dinheiro.
A geração Z é 100% digital. São os primeiros nativos digitais.
Eles não precisaram passar pela transição do analógico para o
digital, como a geração X. Também é uma geração que entende e
sabe que precisa lidar com problemas climáticos.

Resumindo, a geração Z valoriza o consumo sustentável e sua
identidade. Isso faz com que eles sejam consumidores mais
exigentes. Eles não querem apenas um produto, mas uma
experiência e querem sentir que o valor pago é justo e valeu a
pena.
Então, o empresário precisa investir em aspectos que melhorem a
experiência do usuário. Uma loja de produtos cosméticos
veganos, por exemplo, precisa mostrar que seu produto está
realmente comprometido com a causa, além da qualidade e do
preço.
A geração Z representa 20% dos brasileiros, sendo parte relevante
da população economicamente ativa. Por isso, é importante
conhecer os hábitos de consumo desses jovens consumidores para
conseguir atendê-los.

CARACTERÍSTICAS DA GERAÇÃO Z
Querem fazer a diferença no mundo
Prezam pela sustentabilidade e transparência. Estão engajados em
causas sociais, ambientais e políticas.
É tudo para ontem e cada vez mais rápido
São nativos digitais e estão acostumados com a conectividade e o
imediatismo. Então, é preciso proporcionar uma experiência do
usuário fluida e sem barreiras, com velocidade de carregamento e
navegação intuitiva, por exemplo.
Querem comprar de marcas com as quais se identificam
Os zoomers buscam empresas que tenham os mesmos propósitos
e valores que eles. Então, querem saber a origem do produto e
como foi o processo de produção.
Querem ter experiências exclusivas e individualizadas

Para a geração Z, as experiências são mais importantes do que os
produtos ou serviços. Por isso, customizar produtos e
atendimentos é essencial. Além disso, eles são exigentes e suas
expectativas em relação à qualidade do atendimento e ao produto
são altas.

COMPRA POR RECOMENDAÇÕES
São muito bem informados e pesquisam avaliações e indicações.
Geralmente, não compram por impulso porque valorizam a
questão financeira. Investir em parcerias com influenciadores
digitais e em gatilhos mentais de prova social, com depoimentos,
pode ser uma alternativa interessante.
Mesmo prezando pela qualidade, a geração Z não deixa o
ativismo de lado. De acordo com pesquisas, 50% do público deixa
de comprar uma marca que tenha se envolvido em escândalos ou
polêmicas sociais, ambientais e políticos. Além disso, 50%
também acham importante adquirir produtos e serviços de marcas
com responsabilidade ambiental.
Outro ponto importante é que 40% dos entrevistados afirmam que
querem seguir e consumir somente marcas que sejam éticas e
transparentes. Assim, para conquistar o público da geração Z ,
sua marca precisa saber se posicionar e abordar tópicos de forma
clara. O propósito do seu negócio é importante, e essa geração
quer entender o que seu empreendimento almeja e quais valores
defendem.

FELICIDADE EM PRIMEIRO LUGAR
A geração Z preza pela qualidade de vida e pela sua felicidade.
Então, se ela não está satisfeita, ela troca de produto, por
exemplo. O importante é entender que se trata de uma geração
exigente e pragmática. Investir na experiência do usuário é
fundamental para ter sucesso com esse público.

GERAÇÃO ALPHA: NASCIDOS ENTRE 2010 E 2025
A mais recente das gerações é definida e influenciada de acordo
com o estilo de vida de seus pais da geração Y, que valorizam
muito a educação de seus filhos, e por isso ensinam sobre
aspectos sociais, financeiros e de meio ambiente desde muito
cedo.
Essa geração consome conteúdo via dispositivos móveis desde
muito jovens, por isso estão mais propensos a passarem mais
tempo nestas telas, assistindo vídeos e jogando diariamente.
Inclusive, é comum que essa geração seja apresentadora em seus
próprios canais no YouTube, com supervisão dos pais.
Estão mais propensos a utilizar e ter interesse por tecnologias
como inteligência artificial, comando por voz e realidade
aumentada. Em seu comportamento de consumo, valorizam
bastante a opinião de seus influenciadores que acompanham na
internet e também têm preferência por marcas engajadoras e
colaborativas.
As crianças da Geração Alpha se relacionam naturalmente com o
celular e a internet. Porém, o que vai marcar essa geração é a sua
relação com a inteligência artificial. Dessa maneira, a tecnologia
se torna ainda mais integrada à sua vida, até mesmo ao seu
próprio corpo. A Geração Alpha será protagonista do início de
uma relação afetiva entre seres humanos e máquinas.
COMO ALCANÇAR OS JOVENS
A partir da Geração Y, já se pode perceber uma preocupação dos
jovens com a sustentabilidade, a diversidade e o engajamento.
Portanto, as marcas com que eles se relacionam também devem se
preocupar com isso. A ética das empresas é um fator importante
para a tomada de decisão nas relações de consumo.

Além de se adaptar às tecnologias que eles usam, o marketing
também precisa entender quais tipos de conteúdos eles gostam de
consumir. É certo que a publicidade tradicional quase não tem
mais espaço, já que ela é interruptiva e muitas vezes irrelevante.
O que a Geração Y quer são conteúdos de entretenimento, que
aliviem a sua ansiedade; conteúdos de ensino, que ajudem a
aprender e vão direto ao ponto; ou conteúdos de inspiração, que
ajudem a realizar sonhos e projetos. Essa geração quer ver
compromissos reais, quer marcas que se posicionem,
especialmente a favor das minorias e dos direitos humanos, e que
tenham posições coerentes em todos os seus processos.
Para essa geração, também é importante pensar no poder dos
influenciadores digitais. A lógica dos ídolos da Geração Z não é a
mesma das celebridades de anos atrás. Eles precisam ser
próximos dos fãs, falar a língua deles, ser transparentes. Marcas
que trabalham com influenciadores precisam entender isto:
autenticidade é palavra de ordem nas estratégias de marketing de
influência.
Se as marcas quiserem se comunicar com esse público no futuro,
já precisam compreender melhor a inteligência artificial, o
machine learning e como essas tecnologias podem ajudar a criar
soluções cada vez mais eficientes, úteis e personalizadas.
FOCO NOS MAIS IDOSOS
As gerações Millennials e Z costumam ser o foco do marketing,
mas os mais velhos não podem ficar de fora. Segundo o IBGE, o
Brasil tem mais de 30 milhões de idosos, e a tendência de
envelhecimento da população continua. As pessoas com 60 anos
ou mais representam a geração mais rica da história — afinal,
teve que reconstruir países destroçados pelas guerras. Na carona

dos Baby Boomers, está a Geração X, entre 40 e 60 anos, que
também concentra riqueza e tem um alto poder de consumo.

Autor: Milton Correia Jr. – Jornalista e Redator