25 de abril de 2023

Interesseira, interessada ou interessante?

Lilian Vieira
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Especialista fala sobre os três tipos de comunicação e como elas podem afetar nossos relacionamentos e nosso dia a dia

Comunicar de forma efetiva é uma habilidade valiosa em muitos aspectos da nossa vida, desde os nossos relacionamentos pessoais até a nossa carreira profissional. Quando se trata de Comunicação, definida como a ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta, existem diferentes abordagens que podem ser adotadas, dependendo do objetivo a ser alcançado.

Segundo a especialista em Comunicação Lilian Vieira, neste contexto, é comum ouvir falar sobre comunicação interesseira, interessada e interessante. Lilian é apresentadora de TV e radialista. Pós-graduada em Produção Audiovisual, acumula mais de dez anos de experiência na área e, atualmente, é sócia da Produtora MovOn.

Lilian explica a comunicação interesseira como aquela que busca apenas o benefício próprio, sem considerar os interesses dos outros envolvidos na conversa. “É um tipo de comunicação egoísta em que a pessoa busca persuadir ou convencer os outros a fazerem algo que beneficie apenas a si mesma, sem se importar com o bem-estar dos outros”, define.

Um exemplo claro deste tipo de comunicação é quando um vendedor usa táticas um tanto quanto agressivas para persuadir um cliente a comprar determinado produto do qual ele não precisa ou pelo qual não pode pagar. “Este vendedor pode até conseguir vender, mas será uma venda única para aquela cliente. Para mim, o bom vendedor é o recorrente, afinal, já diz o ditado que ‘vender bem é vender mais de duas vezes’”, explica a profissional.

Já a comunicação interessada é aquela que leva em consideração as necessidades e os interesses das outras partes envolvidas. Neste caso, segundo Lilian, a pessoa está preocupada em entender o outro lado da conversa e estabelecer uma conexão baseada em empatia e escuta ativa. Como exemplo, podemos imaginar, dessa vez, um líder que se preocupa em ouvir as ideias e sugestões de sua equipe e leva em conta o feedback dos colaboradores. É um líder interessado em construir uma relação de confiança com os membros de sua equipe e encontrar soluções que beneficiem todos.

Por fim, a comunicação interessante é aquela que procura chamar a atenção do interlocutor tornando a conversa mais atraente e envolvente. “Esta abordagem busca despertar o interesse e a curiosidade do outro, tornando a comunicação mais agradável e cativante, usando e abusando de apelos emocionais no discurso sem pesar, o que é uma arte”, afirma Lilian.

Neste caso, ela usa como exemplo um palestrante que utiliza histórias e exemplos interessantes para ilustrar suas ideias. É um palestrante preocupado em manter a atenção do público e tornar sua mensagem mais memorável e impactante.

As três formas de comunicação representam diferentes abordagens para se comunicar. Enquanto a comunicação interesseira busca apenas o benefício próprio, a comunicação interessada procura entender as necessidades dos outros e construir uma relação de empatia e confiança e a comunicação interessante busca, além disso, impactar.
O fato é que o ato de comunicar faz parte do dia a dia de todos nós, mas nem sempre a mensagem transmitida chega até o receptor da melhor forma. Para isso, é preciso desenvolver algumas habilidades que facilitam a troca de informação.

Para finalizar, Lilian dá algumas dicas para chegar à tão desejada comunicação interessante:

Saiba escutar
Comunicar não é apenas expor uma ideia, mas, também, saber ouvir o que as pessoas pensam e ser capaz de formular um diálogo eficiente, praticando a chamada escuta ativa. Tenha interesse no que o interlocutor diz e leve em conta suas opiniões. E não tenha medo de fazer perguntas, caso algo não esteja claro.

Use e abuse da linguagem corporal
Muito do que comunicamos não está nas palavras, mas, sim, na comunicação não-verbal. Para uma comunicação amistosa e respeitosa, mantenha uma postura confiante e para se mostrar aberto, sorria, faça contato visual, use gestos firmes para enfatizar o que diz e evite cruzar os braços.

Esteja aberto a novas ideias
Esteja disposto a aceitar e escutar opiniões, sempre focando no que é melhor para todos.

Planeje sua comunicação
Quando for comunicar algo, planeje antes de falar para garantir uma mensagem clara. A fala deve ter início, meio e fim com todas as informações necessárias.


Sobre Lilian Vieira

Lilian Vieira é advogada e, depois de um certo tempo atuando na área, trabalhou com Vendas até conhecer o universo da Produção Audiovisual, pelo qual se apaixonou.

Lilian se especializou na área com o curso de Cinema, possui DRT de Apresentadora de TV e Radialista. Pós-graduada em Produção Audiovisual, hoje acumula mais de dez anos na área e já escreveu, produziu e dirigiu um média-metragem traduzido em quatro idiomas, além do Português.

É sócia da Produtora MoveOn, onde é responsável pelos roteiros e pela direção de filmes e vídeos.

Com sua experiência profissional, desenvolveu diversas técnicas para dominar o poder da comunicação, da expressão e da oratória e hoje ensina dezenas de pessoas para que elas vençam o medo, a vergonha e a timidez de falar em público.