9 de fevereiro de 2023

MARKETING 2023: NOVAS TENDÊNCIAS PARA VOCÊ VENDER MAIS!

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Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e Redator.

         Veja as novas têndencias de marketing para este ano.

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO – ofereça uma experiência de ótima qualidade. Para isso seu site precisa ser fácil de navegar; ser leve, para carregar rapidamente; ter um conteúdo realmente útil. Seu site deve funcionar bem tanto no computador quando no celular. Faça testes e veja se a experiência de navegação é boa.

CONTEÚDOS ÚTEIS – este será o seu grande diferencial em 2023. Quem cria conteúdos úteis se destaca da concorrência. Veja o que o consumidor precisa; o que ele deseja; se ele encontra em seu conteúdo as respostas que precisa; seu conteúdo deve motivar o consumidor a comprar novamente. Cada anúncio, e-mail, posts nas redes sociais precisa ser claro, objetivo e útil.

MARKETING E VENDAS – unir Marketing com Vendas é uma prática que vem sendo normalizada faz alguns anos e tudo indica que haverá uma integração real desses dois setores sob uma área só.

SOCIAL SELLING – essa prática de venda de pessoa em pessoa tem se consolidado no LinkedIn como ferramenta B2B (de negócio para negócio). Mas agora há a tendência de expansão do conceito de venda um a um para uma estratégia em massa dentro de outras redes sociais. Ou seja, usar as redes sociais para despertar o desejo dos seguidores entrarem em contato com a empresa através das mensagens privadas. As redes sociais têm inserido ferramentas de Social Selling para normalizar ainda mais essas vendas. Catálogos de produtos, os chatbots (os assistentes automatizados que preparam o consumidor para uma venda) e a prática de live commerce (a venda por transmissões ao vivo) são só alguns exemplos de como essa tendência de Marketing Digital está pegando impulso em 2023.

PESQUISA POR VOZ – a quantidade de atualizações para navegação unicamente por voz em celulares e computadores tem sido frequente e cada vez mais inteligente. Grandes empresas têm lançado fones de ouvido e dispositivos inteligentes com interface totalmente controlada pela fala (sem botões).

DIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE – pessoas de todas as tribos serão integradas cada vez mais. Deficientes físicos terão a oportunidade de fazerem parte de um universo em que as mensagens serão enviadas com legendas, áudio e todas as ferramentas para serem assimiladas por todos os públicos.

IMAGENS EM EVIDÊNCIA NO GOOGLE – as imagens também ganharão cada vez mais importância. Isso porque as imagens captam a atenção de maneira instantânea. Colocar imagens na sua comunicação fará a sua empresa ficar em destaque no Google. Manter uma conta no Instagram e no Pinterest com imagens incríveis (úteis e com ótimo design) também conta para aparecer como prioridade nas pesquisas nos sites de busca.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – está se tornando cada vez mais popular. A plataforma ChatGPT viralizou como a inteligência artificial gratuita mais prática e humanizada disponibilizada na Internet até hoje. Tanto que muita gente já está usando para acelerar a produção de conteúdos, auxiliar na programação de sites, e até para aprender coisas novas. Usar o ChatGPT é fácil: você escreve uma pergunta, ou descreve que tipo de conteúdo precisa, e ele lista as informações para você como se alguém estivesse te explicando tudo de um jeito muito fácil de entender.

E, além da criação de textos, brainstorm ou aprendizado em geral, a inteligência artificial tem sido amplamente usada para criação de imagens originais ou na otimização de imagens prontas. A plataforma DALL-E 2 (criado pela mesma equipe do ChatGPT, a OpenAI) consegue criar imagens a partir de qualquer descrição que você dê para elas.

CONVERSATIONAL MARKETING – o Marketing Conversacional procura criar novos pontos de contato para fazer Marketing e vender a partir de uma conversa humanizada.  É a estratégia que usa conversas automatizadas em tempo real para conduzir potenciais clientes através da jornada de compra. Nesse tipo de marketing, não há espera por parte do consumidor, pois os fluxos de comunicação são programados previamente para fazer o atendimento a qualquer momento e sem necessidade de um atendente humano.

COMUNICAÇÃO MULTICANAL (OMNICHANNEL) – reúne todos os pontos de comunicação da empresa em um lugar só. Ou seja, todos os e-mails recebidos, todas as mensagens no direct do Instagram, do Facebook Messenger e os números de telefones vão parar em uma única plataforma. Assim, a comunicação pode ser redirecionada para o setor ou responsável certo, que terá acesso a um perfil riquíssimo do cliente que está entrando em contato, podendo acessar todo o histórico de comunicação e comportamento dele. Isso acelera e personaliza o atendimento ao cliente, e corta boa parte dos gastos no setor de comunicação porque, em vez de gerenciar várias plataformas separadamente, tudo é afunilado para uma central de informações, acesso e interações, com subdivisões internas.

MOBILE MARKETING – cada vez mais as pessoas usam o celular para acessar a internet. Portanto, toda a comunicação digital tem de ser pensada para ser acessada por meio desses dispositivos. Outra vantagem é que os celulares permitem uma identificação detalhada do comportamento dos usuários.

Essa identificação facilita a segmentação de conteúdos altamente personalizados, com altas taxas de conversão.

VÍDEO MARKETING – TikTok, YouTube Shorts, Reels e Stories do Instagram e Facebook são um tipo de mídia com alto potencial de viralização. Além dos vídeos curtos, a velha prática de utilizar conteúdo audiovisual para aumentar a conversão de clientes. O foco será os conteúdos educativos, reforçando a humanização.

AUTOMAÇÃO – cada vez mais a automação fará parte das estratégias de marketing. Coleta e interpretação de dados são um exemplo. Envio automático de e-mails, outro. As automações economizam tempo e aumentam produtividade dentro da empresa.

INSTAGRAM – apesar do avanço do TikTok, a tendência é a de que o Instagram continue sendo o preferido por boa parte dos que acessam as redes sociais, especialmente os jovens. O Instagram está consolidado porque existe há mais de 10 anos e possui um enorme grupo de usuários fiéis, acostumados com o sistema de comunicação e consumo de mídia da plataforma. Já o TikTok continua em fase de experimentação e, provavelmente, passará mais alguns anos nesse período.

WHATSAPP MARKETING – por meio de catálogos de produtos e suporte ao Marketing Conversacional, o WhatsApp Marketing está multiplicando as vendas de muitos negócios. Com a Comunicação Multicanal ou até mesmo isolado, o WhatsApp é uma tendência que se consolidou e continua apresentando enorme potencial de crescimento.

TELEGRAM – é ideal o espaço ideal para entrar em contato com o público, disponibilizar materiais ricos e ofertar para uma audiência tão preparada para comprar quanto a do WhatsApp. O Telegram veio devagar e se consolidou no Marketing Digital (e até na política) dos brasileiros em 2022 e continuará em 2023.

RELACIONAMENTO VIA CHATBOTS – o relacionamento de uma empresa com o cliente via chatbots não só se consolidou, como evoluiu para uma estratégia ainda mais humanizada. Esse canal expandiu a forma de tocar os clientes e lucrar a partir de plataformas que sanam dúvidas, se integram na rotina deles e os direcionam para uma equipe pronta para fechar negócio.

PODCASTS – irão continuar em alta porque têm a preferência de grande parte do público, por serem práticos e fáceis de consumir a qualquer hora e lugar.

MARKETING DE INDICAÇÃO – o ser humano tem uma tendência natural de ouvir a opinião de outros sobre produtos e serviços. Para isso, você precisa envolver o cliente e convencê-lo de que os seus produtos ou serviços foram ótimos para pessoas que ele conhece.