12 de dezembro de 2022

MARKETING DIGITAL: USE A INTERNET PARA VENDER MAIS NESTE NATAL!

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Autor: Milton Correia Junior. Jornalista e redator.

Use a internet para captar mais clientes neste Natal. Veja estas dicas:

VALORIZE O CLIMA NATALINO – o clima natalino deve estar presente na identidade visual da sua empresa, tanto no site quanto nas redes sociais. Comece mudando o avatar do perfil e a capa do Facebook. Nas capas das mídias coloque um banner anunciando a oferta de produtos e serviços. Coloque uma imagem que ilustre o clima natalino e um banner com uma oferta. Lembre-se que as campanhas devem apelar para o lado emocional das pessoas, pois Natal é comunhão e confraternização e você deve apelar para isso.

APROVEITE O GANCHO DA BLACK FRIDAY – aproveite a relação de clientes da black-Friday para enviar a eles suas promoções de Natal. Personalizar o contato com todos os seus clientes e leads (futuros clientes) ajuda a criar empatia e conquistar a sua confiança.

INVISTA EM LANDING PAGES – landing pages persuasivas e pop-ups de saída são uma boa estratégia para conseguir leads (pessoas interessadas que podem se tornar clientes). As landing pages são páginas de conversão, usadas para captar informações de contato por meio de um formulário. Quando o visitante preenche essa página, ele recebe em troca alguma vantagem, como um ebook, whitepaper ou até descontos. Já os pop-ups são mensagens que podem aparecer logo que você tenta sair de um site.

CRIE LANDING PAGES ESPECIAIS – elabore uma landing page voltada para o tema natalino. Ofereça um benefício em troca do e-mail da pessoa. Aqui entram: Frete grátis; Descontos; Parcelamentos especiais; Download de conteúdo gratuito, entre outras vantagens. Ofereça uma vantagem em troca do e-mail do Lead: frete grátis; descontos; parcelamentos especiais; download de conteúdo gratuito, etc

Com os pop-ups, uma boa estratégia é colocá-los em páginas específicas, como a Home do seu site ou páginas de conteúdos. A partir do momento em que você tem o e-mail desse contato, você pode passar para a próxima dica.

PREPARE OS DISPAROS DE E-MAIL – comece o seu planejamento de disparos de email marketing um mês antes do Natal chegar. Os contatos já devem estar segmentados, as mensagens já devem estar personalizadas e todas as ofertas colocadas no calendário do mês. Não faça campanhas genéricas: uma campanha segmentada irá atingir o cliente certo. Envie e-mails com ofertas que o seu público já demonstrou interesse em comprar. Aproveite todas as informações que o Lead deu em troca ao converter em suas Landing Pages para personalizar a mensagem

FAÇA AÇÕES NAS REDES SOCIAIS – o Facebook permite que você crie um carrossel de imagens dos produtos, colocando preço e link específico para a página de produtos. Já no Instagram – além do carrossel de imagens com fotos e preços “clicáveis” dos produtos – é possível criar o anúncio com o botão “compre agora”, que redireciona para o link da página de ofertas ou já para a página de produtos.

FAÇA MARKETING DE CONTEÚDO – o Natal é uma excelente data para se produzir conteúdos que irão atrair leads. Assuntos é que não faltam para artigos, vídeos, chats, fotos, etc. Essa estratégia reforça o relacionamento com o público por meio de conteúdo relevante, a fim que ele consiga enxergar o valor da sua solução. Faça conteúdos que irão ajudar o seu cliente a solucionar seus desejos e necessidades. Por exemplo: listas dos presentes da moda; como acertar na escolha de presentes; presentes diferentes e úteis; como organizar uma ceia de natal barata, etc.

USE O FACE E O INSTAGRAM – no Facebook é possível criar um carrossel de imagens dos produtos, colocando preço e link específico para a página de produtos. No Instagram também crie um carrossel de imagens com fotos e preços clicáveis dos produtos, além de criar o anúncio com um botão de compre agora, que redireciona para o link da página de ofertas ou também para a página de produtos.

INVISTA EM MÍDIA PAGA – uma boa dica é investir no remarketing, que é quando uma campanha aparece continuamente para quem visitou sua página na web. Dessa forma, você continua no radar desse visitante, fazendo com que ele não se esqueça da sua solução e depois volte ao seu site para adquiri-la.

FAÇA REMARKETING – consiste em divulgar anúncios para as pessoas que não finalizaram a compra, mas chegaram a procurar algum tipo de produto em algum e-commerce. Uma boa sugestão é criar uma página específica para possíveis promoções e liquidações que a sua loja online realizar. Isso vai terminar de convencer aquele cliente que estava na dúvida. Caso você não tenha uma loja online, faça remarketing com as pessoas que visitaram o seu site e demonstraram interesse no que você postou nas redes sociais, ou no conteúdo que produziu.

Existem diversas ferramentas capazes de fazer esse remarketing para o seu negócio. Algumas, como Google Adwords (Google Ads), Facebook Ads, Criteo e Shopback estão entre as mais conhecidas e utilizadas. Caso queira utilizar o Facebook como a ferramenta para esse tipo de ação, será necessário instalar o Facebook Pixel, cujo plugin mensura a eficácia dos anúncios.

CUPONS E CONDIÇÕES ESPECIAIS – Uma boa estratégia é começar a utilizar cupons e condições especiais de entrega de produtos. Mas é fundamental conferir se os descontos aplicados não comprometerão o lucro do seu empreendimento. Além disso, é indispensável manter o contato com os fornecedores e operadores logísticos sobre os produtos em questão.

FAÇA LISTA DE DESEJOS – você pode começar a incentivar o consumo oferecendo uma lista de desejos para os seus clientes. Para isso, aproveite a sua loja virtual para que, sempre que as pessoas entrarem nela, elas se lembrem de que o Natal está chegando. Paralelo a isso, envie campanhas por e-mail marketing para os seus potenciais compradores, fazendo também sugestões de presentes. A dica é elaborar páginas das quais alguns presentes apareçam como sugestões.

CRIE PÁGINAS COM SUGESTÕES DE PRESENTES – podem ser ideias para o amigo secreto (ou oculto) do trabalho, para família, filhos, pais, amigos e outras opções que você achar necessárias. Você também pode criar sugestões com base no que a pessoa gosta. Presentes para quem tem o perfil mais intelectual, para quem é caseiro, para quem gosta de viajar, para quem é atleta e assim por diante.

FAÇA CONCURSOS E SORTEIOS – você pode promover um sorteio da forma clássica ou também concursos para estimular a participação e a criatividades da sua audiência. Algumas ideias de concurso são frases, fotos, votação, legendas ou vídeos. E lembre-se sempre de estar atento às regras. No Brasil, o órgão que regulamenta essas ações é a Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria – SECAP, do Ministério da Fazenda.

INVISTA NO BOXING DAY – continue utilizando o marketing digital para levar aos seus clientes promoções de pós-natal ou de ano novo. Faça liquidação das sobras do Natal.

INVISTA EM PÓS-VENDA – envie e-mails mostrando novas promoções, inovações de produtos e serviços e conteúdos exclusivos. Além disso, procure saber como foi a sua experiência de compra para ter ideias de como melhorar seu processo de venda e vender mais durante o ano inteiro.