18 de abril de 2023

MOBILE MARKETING: COMO SE COMUNICAR COM OS CLIENTES POR MEIO DOS SEUS CELULARES

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Autor: Milton Correia Junior. – Jornalista e redator.

Fazer campanhas de marketing desenvolvidas especialmente para dispositivos móveis, é a nova onda do momento. É o chamado Mobile Marketing ou Marketing Móvel. Falar diretamente com o consumidor por meio de celulares, notebooks e tablets é uma estratégia que ganha cada vez mais importância, na medida em que esses aparelhos se tornam a extensão do próprio corpo.

Hoje, há 242 milhões de celulares inteligentes em uso no país, que tem pouco mais de 214 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE. A pesquisa mostra que, ao adicionar notebooks e tablets, são ao todo 352 milhões de dispositivos portáteis no Brasil, o equivalente a 1,6 por pessoa. Por isso, investir em estratégias de marketing que tenham como alvo o mobile são essenciais para qualquer negócio.

Marketing é um conjunto de ações pensadas para promover um serviço, produto, marca e até mesmo uma pessoa. O Mobile Marketing, por sua vez, é uma estratégia que busca interagir, relacionar e influenciar um determinado público por meio das funcionalidades dos dispositivos mobile, como celulares, tablets e outros aparelhos móveis.

Outra vantagem é que aparelhos móveis permitem comunicação mais rápida com o público, visto que as pessoas ficam ao lado de seus aparelhos celulares quase o dia inteiro, checando atualizações e notificaçõe várias vezes ao dia. Isso com certeza irá aumentar ainda mais a eficiência de suas mensagens, facilitando a interação com seus clientes e, com isso, a conquista de resultados.

FOCO DIRIGIDO

Por isso, investir em estratégias de marketing que tenham como alvo o mobile são essenciais para qualquer negócio, pois o Mobile Marketing permite segmentar as mensagens e anúncios de acordo com a localização do usuário.  Isso é fundamental para negócios locais, onde o ideal é atrair apenas usuários que estejam próximos do estabelecimento comercial.

Outra grande vantagem  é que quase todos os aparelhos móveis possuem localização por GPS, característica que pode ser explorada na criação de campanhas de mobile marketing.. Esta funcionalidade permitirá que sua empresa exiba anúncios apenas para os usuários que estão em uma cidade ou bairro específico, próximos de seu negócio. Com isso você irá atrair apenas os usuários com potencial de se transformar em clientes, economizando no desenvolvimento de suas campanhas promocionais e aumentando a taxa de conversão.

Outra vantagem é usar as redes sociais para construir um relacionamento próximo com seus clientes e, com isso, aumentar a visibilidade de sua marca. Aplicativos como o Foursquare permitem que bares e restaurantes sejam encontrados pelos usuários baseando-se em sua localização, possibilitando o alcance de clientes que você não tinha contato até o momento. Inclusive jogos para celular podem ser usados em sua estratégia de marketing, ajudando sua empresa a alcançar um número maior de pessoas e, com isso, aumentar suas vendas.

COMO TIRAR PROVEITO DO MOBILE MARKETING

CRIAÇÃO DE PÁGINAS RESPONSIVAS – é fundamental que o seu site e tudo o que envia para seus clientes e futuros clientes seja desenvolvido especialmente para dispositivos móveis. Ou seja, devem permitir abertura rápida e rodar sem problemas, facilitando a interação com o usuário. Garantir que o usuário de smartphones e tablets consiga visualizar corretamente a página de sua empresa é indispensável para sua estratégia, não apenas de mobile marketing, mas de marketing digital de uma forma geral.

ENVIO DE SMS –  trata-se de envio de mensagens de texto para clientes cadastrados. Você pode mandar diversos tipos de mensagens, como ofertas, promoções, lembretes, novidades, etc. A vantagem do SMS Marketing é que ele possui uma taxa de abertura de mensagens muito grande, chegando próxima dos 98%.

BLUETOOTH MARKETING – ou Marketing de Proximidade, é uma estratégia que usa da funcionalidade do Bluetooh dos aparelhos mobile para compartilhar arquivos multimídia com as pessoas para informar sobre seus produtos e serviços. Estes arquivos podem ser uma lista de produtos de uma empresa, o catálogo de compras ou até mesmo arquivos em vídeo promovendo o estabelecimento. Embora tenha alcance pequeno por causa das limitações do sinal, é uma estratégia muito usada para negócios locais.

QR CODE MARKETING – são aqueles códigos de barra no formato de um quadrado e com ele é possível direcionar os clientes de sua empresa para qualquer endereço da internet de forma rápida e segura. Inserindo um QR Code em um panfleto de sua empresa, por exemplo, você poderá direcionar os usuários diretamente para o site de sua empresa para ter mais informações sobre o que você está promovendo. Ao usar um código de QR Code na embalagem de seus produtos, poderá direcionar seus clientes para um vídeo tutorial de como usá-lo corretamente, facilitando sua comunicação com eles e tornando sua empresa mais próxima.

MARKETING BASEADO EM LOCALIZAÇÃO – você pode usar técnicas de marketing baseadas em localização, para alcançar aparelhos móveis em uma área específica. Envie mensagens personalizadas para o público certo de uma determinada área de sua cidade ou região.

ANÚNCIOS DE MÍDIA SOCIAL – além de mandar mensagens de texto, fazer anúncios nas redes sociais é outra estratégia para você alcançar o seu público-alvo. Uma vantagens de anúncios feitos no facebook e Instagram é que você pode segmentar por região, sexo, idade e classe social

CONTEÚDO COMPATÍVEL COM DISPOSITIVOS MÓVEIS – há uma diferença entre campanhas de marketing que serão lidas em computadores e as que são feitas para dispositivos móveis. Essas têm de atender as caracterísiticas desses aparelhos, sendo compatíveis com eles. Desse modo, as frases tem de ser mais curtas, os cabeçalhos envolventes e mídia relevante, como imagens e vídeos de alta qualidade. As pessoas têm maior probabilidade de vasculhar o conteúdo, portanto, facilite isso.

Ao criar vídeos, você pode usar legendas para ajudar a manter as pessoas envolvidas. A maioria das pessoas —85% deles — reproduz vídeos no Facebook sem nenhum som. As legendas permitem transmitir sua mensagem, mesmo quando o áudio está mudo.

OTIMIZAÇÃO DA PESQUISA POR VOZ – à medida que dispositivos inteligentes com capacidade de voz entram nas casas, as pessoas estão se voltando cada vez mais para a busca por voz. A pesquisa por voz tem o potencial de impulsionar as vendas. As ações mais comuns que as pessoas realizam após realizar uma pesquisa por voz incluem ligar para uma empresa que encontraram, explorar o site de uma empresa ou visitar uma loja local. Todas essas são ações geradoras de vendas.

VÍDEOS E GIFS – as pessoas querem conteúdo divertido e fácil de digerir, o que torna os vídeos e GIFs candidatos principais para melhorar as estratégias móveis. Quase 75% das pessoas prefira assistir a um vídeo ao aprender sobre um novo produto, independentemente de quanto tempo leve. A integração de vídeos em suas campanhas de mídia social é uma maneira eficaz de incentivar o envolvimento do cliente. Mais da metade dos consumidores se envolverá com uma marca depois de assistir a um vídeo nas mídias sociais. Esse número é ainda maior quando se trata de se envolver com a geração do milênio.

SUPORTE NO LOCAL E NO APLICATIVO – a experiência do cliente é uma das principais maneiras de manter as taxas de retenção de clientes. Uma maneira de melhorar sua experiência é oferecer suporte fácil de acessar. Seja um recurso de bate-papo ao vivo incorporado ao seu site ou um recurso de suporte no aplicativo que facilite a conexão com alguém imediatamente, o suporte ao cliente é fundamental para a experiência do cliente. Sobre 40% das pessoas que visitam seu site esperam ver um recurso de bate-papo ao vivo disponível. Esse número está mais próximo de 50% para clientes que visitam seu site em um dispositivo móvel. É o método preferido de comunicação para quase metade de todas as pessoas.

PERSONALIZAR CAMPANHAS – a personalização é uma das estratégias de direcionamento mais eficazes para pequenas empresas. Com apenas um pouco de informação sobre os visitantes ou clientes do site, você pode montar campanhas com base em onde as pessoas moram e como elas interagem com o site. Os clientes esperam ver isso —52% das pessoas que recebem e-mails que não são personalizados dizem que compram em outro lugar.

FORMULÁRIOS DE INTEGRAÇÃO – obter permissão das pessoas para se comunicar com elas é uma das principais práticas de marketing digital. Esteja você tentando criar sua lista de e-mails ou deseja aumentar seu marketing de mensagens de texto, é necessário usar os formulários de inscrição. Um formulário de inscrição pode ser tão simples quanto um pop-up no seu site. Também pode ser tão complexo quanto uma oferta para um download de eBook que requer um endereço de email.