17 de outubro de 2022

NATAL: JÁ ESTÁ NA HORA DE PREPARAR A SUA LOJA PARA VENDER MAIS!

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Autor: Milton Corrêa Junior. Jornalista e redator.

O Natal está chegando e por isso já é hora de se preparar para a data mais importante para o comério de todo o ano. Em 2022, teremos no final do ano a Copa do Mundo, a Black Friday e o Natal, dias que tradicionalmente movimentam a economia. A ABV (Associação Brasileira do Varejo), estima que essas datas comemorativas devem aumentar as vendas em 12%, em comparação às do primeiro semestre  de 2022, além de injetar mais de R$ 20 bilhões na economia.

Veja estas dicas de como se preparar para o Natal:

PREPARE A SUA LOJA FÍSICA PARA O NATAL

Quem tem uma loja física sabe que nesta época de final de ano o movimento dobra ou triplica. Portanto, tem de estar preparado para isso, com a equipe de vendedores treinada, estoque reforçado e muita disposição para fazer um bom atendimento que encante os compradores.

Loja decorada, ambiente acolhedor e muito profissionalismo.

Veja em seguida estas estratégias para se preparar e conseguir bons resultados nestas festas:

FAÇA UM BOM PLANEJAMENTO –  o Natal é  uma época que vai demandar mais esforços seus e da sua equipe de vendedores, estoquistas, auxiliares, etc. Portanto, decida quais serão os produtos que entrarão na promoção e providencie um maior número de ítens em seu estoque. Analise quais serão os descontos e se estarão dentro da sua margem de lucro. Dimensione seus gastos com a decoração das vitrines e da loja; contratação de auxiliares; marketing de propaganda; coloque tudo isso no papel para calcular bem os seus custos, pois o objetivo principal é aumentar as vendas durante o Natal e ter um bom lucro.

REPASSE INFORMAÇÕES PARA A EQUIPE – explique e repasse todas as informações das ações comerciais de Natal para a equipe; Estude com a equipe os novos produtos, as dinâmicas das ações, das precificações e descontos;  Repasse para os funcionários o material de comunicação da loja. Enfim, deixe sua equipe a par de tudo o que acontecerá um sua loja durante o período de festas de fim de ano e quais serão as exigências e empenho adicionais. Deixe claro que tudo isso irá beneficiar a loja e também aos funcionários, pois terão mais comissões pelas suas vendas.

GERENCIE A EQUIPE – acompanhe de perto o atendimento da equipe e trabalhe os possíveis desvios de atendimento, sempre com o objetivo de orientar e estimular mais vendas.

TIRE TODAS AS DÚVIDAS DA EQUIPE – mantenha um clima alegre e otimista dentro da loja, todos da equipe precisam estar na mesma sintonia.

CONHEÇA SEUS PRODUTOS – os vendedores devem conhecer bem os produtos para tirar as dúvidas dos clientes e valorizá-los, exaltando suas qualidades. Sugira ideias de outros produtos que ele pode precisar ou querer. Ou combinar com aquilo que está levando. Ofereça sempre produtos complementares.

PREPARE A LOJA FÍSICA –  Decoração; Música ambiente; Exposição dos produtos; Montagem de Kits atrativos;  Etiquetas de preços corretamente expostos;  Clima de Natal no ambiente da loja, principalmente com a forma de atendimento aos clientes.

PLANEJE AÇÕES PARA ATRAIR OS CLIENTES – pense e decida quais serão as ações que você irá utilizar para atrair mais clientes para a sua loja: promoções, descontos, brindes, propaganda e marketing, etc. Trabalhe com estratégias de impulsionamento de vendas: Produto certo; Precificação adequada; Promoção; Ponto (produto na loja); Merchandising

DÊ ATENÇÃO AO CLIENTE –  no período de Natal aumenta o fluxo de pessoas dentro da loja. Mesmo assim, é fundamental que cada cliente seja atendido com toda a atenção. Saiba ouvir, observar e convencer o cliente, sem forçar o produto. Procure ajudar e oferecer sugestões e soluções. É fundamental entender qual é a necessidade que o mesmo deseja, por isso sempre ouça o cliente; ajude o cliente em sua listinha de presentes. Veja se ele pretende presentear quais familiares e ajude-o com boas opções.

FAÇA UM BOM PÓS-VENDAS  –  um bom atendimento depois da venda, seja para a troca de produtos ou para esclarecer dúvidas sempre irá fidelizar o cliente. Peça o contato de e-mail e depois mande uma mensagem de agradecimento e aproveite para mostrar outras promoções da loja.

PLANEJE SUA COMUNICAÇÃO – é fundamental que a sua loja física e/ou on-line esteja presente na internet e nas redes sociais. Este livro explica, mais adiante, todas as estratégias de marketing digital para o Natal. Faça também estratégias de marketing tradicional, que serão explicadas mais adiante.

DICAS IMPORTANTES

PLANEJAMENTO – a partir de um bom planejamento é que você poderá se organizar e criar estratégias que atraiam os consumidores para adquirirem seu produto ou serviço.

ESTOQUE – um bom controle de estoque evitará a falta de produto, garanta o estoque dos itens de maior giro. Faça os últimos ajustes e negocie com fornecedores caso precise de alguma emergência.

ORGANIZE A EQUIPE – prepare os vendedores, ofereça treinamentos de atendimento e até de como vender mais, pois isso auxiliará a conquistar mais clientes. Mantenha os funcionários treinados e orientados a oferecer aos consumidores informações que facilitem a escolha das melhores soluções para suas necessidades.

FAÇA CADASTRO DE SEUS CLIENTES  – após o cliente realizar a compra, solicite seu cadastro. Entregue o formulário que conste os seguintes dados: nome, e-mail, telefone, data de aniversário. Com essas informações, o empresário consegue manter os clientes informados sobre as novidades da sua empresa.

DIVULGUE NOS MEIOS TRADICIONAIS – planeja-se e agende todas as ações necessárias para divulgar sua empresa. Sugestões e ferramentas para divulgação: panfletagem, carro de som, faixas e banners na loja, adesivos decorativos na fachada.

DIVULGUE NA INTERNET – esteja presente com o seu site, envio de e-mails, etc. Use as redes sociais para divulgação dos seus produtos em datas comemorativas. Facebook e Instagram são excelentes canais para promover sua página de vendas.

FAÇA ANÚNCIOS – você pode anunciar tanto nos meios tradicionais como o jornal do bairro, jornal de ofertas, etc. Quanto em campanhas pagas nas redes sociais como no Facebook ou Instagram, pois campanhas pagas ajudam impactar um determinado público trazendo maior engajamento para sua marca. Caso utilize esse meio de divulgação, estude bem a ferramenta ou contrate um profissional na área para ajudá-lo.