14 de fevereiro de 2022

NEGÓCIO LOCAL: TRANSFORME SEUS VIZINHOS EM CLIENTES!

Compartilhe

Autor: Milton Correia Junior. Jornalista e redator.

Cada vez mais os consumidores estão fazendo suas compras e utilizando serviços de empresas do seu bairro. Com a pandemia do novo coronavirus, esse hábito se acentuou ainda mais. É muito mais prático resolver as necessidades com as empresas vizinhas, do que ter de atravessar a cidade ou se deslocar para bairros mais distantes.

Veja estas dicas para transformar seus vizinhos em clientes:

PLATAFORMAS DE EVENTOS – Os eventos são uma maneira fantástica de promover o seu negócio. Eventos B2B (business to business) acontecem o tempo todo: verifique as câmaras de comércio locais, feiras e conferências e você encontrará uma mina de ouro de clientes em potencial. Faça uma pesquisa no Google cidade + eventos de negócios. Procure por empresas que trabalham com outras empresas: câmaras, centros de desenvolvimento de negócios, organizações de desenvolvimento econômico, aceleradoras e incubadoras e muito mais. Por fim, use sites de eventos como Eventbrite ou MeetUp .

Deque um tempo antes ou depois do evento para seguir as pessoas que conheceu, tirar selfies, tirar fotos, trocar cartões, postar fotos nas redes sociais para garantir que todos saibam que você estava no evento.

USE AS REDES SOCIAIS – Use o Instagram, pois é a plataforma de mídia social mais fácil de usar para encontrar clientes locais. O LinkedIn vem em segundo lugar, mas o Instagram é uma plataforma de mídia social poderosa e possui algumas funcionalidades específicas que facilitam a localização de clientes locais.

SIGA AS HASHTAGS    

  1. Conheça seus locais e verifique-os religiosamente . Atualmente, você não pode seguir um local no Instagram, mas pode conferir, ver e interagir com as postagens.
  2. Siga as hashtags locais!  Cada cidade ou região tem uma hashtag. Siga isso.
  3. Conheça todas as hashtags populares da região. Faça sua pesquisa e certifique-se de saber o que as pessoas estão postando.

Quando estiver nessas plataformas, comece a explorar! Em algumas regiões, proprietários de pequenas empresas que oferecem um produto ou serviço de nicho também podem usar uma hashtag personalizada, que pode ser relevante para seu público. Você encontrará e refinará esses esforços apenas explorando e vendo quem está conectado a quem e o que as pessoas estão postando.

USE O TWITER – use as listas do Twitter para encontrar clientes. As listas do Twitter podem podem fazer maravilhas. Em vez de seguir as pessoas no Twitter e observar as postagens de todos, você pode selecionar grupos de pessoas e ver apenas suas ações.

Com as listas do Twitter você pode:

  • Criar uma lista de centros de influência para pequenas empresas, você pode ver com quem eles retuítam e se envolvem (o que provavelmente incluirá clientes ideais) e, em seguida, se envolvem diretamente com esses proprietários de negócios,
  • Fazer a curadoria de uma lista apenas de proprietários de empresas
  • Explorar palavras-chave locais e use-as em seus próprios tweets para vender seus produtos ou serviços.

Se você criar uma lista de leads do Twitter, defina-a como privada. Caso contrário, todos podem ver seus leads e prospects, e isso pode desligar aqueles que estão na lista.

ENCONTRE PESSOAS INFLUENTES – seu influenciador fará com que as pessoas tenham mais confiança em alguém que ainda não conhecem. Tipos de influenciadores: Oficiais eleitos; Diretores executivos; Mentores de negócios locais; Organizadores de eventos, Líderes religiosos; diretores de câmaras de comércio; diretores de clubes e associações; diretores de escolas e universidades; líderes sindicais; vereadores, políticos, etc.

A maneira como você interage com eles é sua escolha: você pode ter uma reunião presencial, conversar pelas mídias sociais ou se encontrar com eles em um evento.

USE OS GRUPOS DO FACEBOOK – para encontrar clientes, com cuidado. A mídia social é um reflexo direto da vida real e serve a um propósito real. As pessoas querem conexão, comunidade e se unir. É por isso que os grupos funcionam tão bem, e algo que definitivamente vimos é o surgimento de grupos locais no Facebook. Como você pode aproveitá-los para expandir seus negócios:

  1. Comece fazendo uma busca no Facebook por sua cidade + empresas e clique na guia do grupo, veja o que aparece!
  2. Conheça as pessoas – e seja referenciado. Embora as oportunidades sejam publicadas e seja ótimo que você recomende um produto ou serviço que você oferece, uma indicação sempre será uma escolha mais forte… portanto, certifique-se de que as pessoas possam se referir a você com confiança!
  3. Mantenha-se ativo, sem ser spam ou vendedor . Claro que seu objetivo é vender seus produtos e serviços. Mas você não pode passar a impressão de que está se integrando na comunidade local apenas com esse interesse. As pessoas têm de sentir que você está realmente interessado em resolver os problemas de quem vive no seu bairro ou cidade.

FAÇA ATIVIDADES OFF LINE – Combine seus esforços de mídia social com atividades offline como Trabalho pro bono; Ensinar e falar; Participação ou patrocínio do evento; Marketing de impressão; Qualquer outro esforço offline.

Para fazer isso de maneira eficaz por meio da mídia social e de uma maneira que atinja seu cliente ideal, certifique-se de:

  • Estar presente em eventos ou locais onde seu público-alvo está presente
  • Prepare uma fala de 30 segundos explicando os benefícios de seus produtos ou serviços
  • Marque o local em sua postagem de mídia social
  • Siga as pessoas ou empresas que você conhece

•       Marque outras pessoas com quem você se envolve