27 de janeiro de 2022

NEGÓCIOS INOVADORES 2022

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VENDA MAIS: INOVE EM 2022! VEJA ESTAS DICAS VALIOSAS!
Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.
Inovação é uma das estratégias para os pequenos negócios venderem mais. Afinal, todos os clientes gostam de novidades, especialmente em bairros e cidades pequenas. É preciso estar atento aos desejos e necessidades do consumidor, bem como nas mudanças do seu comportamento.
A pandemia mudou radicalmente os hábitos de consumo. Veja estas dicas com ideias de negócios inovadores.
DELIVERY – o sistema de vendas por entrega veio para ficar. Com o isolamento social, a resistência às compras online diminuiu e a praticidade, a agilidade e a segurança passaram a ser fatores decisivos. Isso abre espaço para quem quer investir no mercado de delivery, que promete seguir aquecido por muito tempo. A chave para esse modelo é a inovação e a adaptação aos novos tempos.
E-COMMERCE – não é um formato novo e se reinventa a todo momento. A concorrência é grande, mas há espaço para todo mundo — em especial para quem identifica seu nicho logo no início e direciona todos os seus esforços de marketing para ele.
ALIMENTAÇÃO PLANT-BASED – a dieta plant-based se baseia em alimentos e bebidas à base de plantas. Apesar de ser associada mais fortemente ao veganismo, um dos principais apelos dessa dieta é a alimentação saudável, o que faz dela uma opção atraente para um nicho de mercado já bastante consolidado no país. Se você quer trabalhar no setor de alimentação mas não tem a intenção de focar apenas no nicho plant-based, considere ao menos oferecer opções dentro do seu cardápio que contemplem a dieta.
INFOPRODUTOS – os produtos digitais ganharam força na última década. Com o aumento do acesso dos brasileiros à internet, os cursos à distância, e-books, audiobooks e outros materiais que podem ser adquiridos e consumidos de forma online se tornaram cada vez mais populares. Uma das vantagens que atraem os empreendedores para esse tipo de negócio é a escalabilidade: você cria um produto uma única vez, atualiza sempre que necessário e pode vendê-lo de forma ilimitada e expandir o seu alcance a partir de marketing de afiliados. Os custos envolvidos nesse tipo de produção também são muito menores do que seriam em uma versão física, sem contar que o tempo investido na elaboração e finalização do material é muito menor.
DRONES – mercado que vai crescer bastante. A partir da regulamentação do uso pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os drones têm se mostrado promissores em alguns segmentos, com destaque atual para o agronegócio. O setor deve triplicar até 2023 com o crescimento do uso comercial e dos usos no segmento de logística.
SOLUÇÕES DIGITAIS CUSTOMIZADAS – ter presença online é quase uma obrigação para qualquer negócio que queira se manter competitivo nos dias atuais. Como cada empresa tem necessidades diferentes, oferecer soluções digitais sob medida é uma forma de conquistar públicos de diferentes nichos. A partir dessa personalização, é possível focar nos objetivos de cada empresa, bem como no seu modelo de trabalho e estratégia de negócio, oferecendo soluções na medida certa — algo que as opções prontas disponíveis no mercado não conseguem.
IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS – é uma forma de trazer para o nosso mercado produtos que não são facilmente encontrados no país, buscando tendências que se mostram fortes no mercado exterior e já atraem o consumidor brasileiro. Para isso, é preciso conhecer a fundo o comportamento de compra dos brasileiros para determinar o que tem mais chances de fazer sucesso por aqui. Além do público final, você também pode considerar a atuação como distribuidor para outros comerciantes, caso o seu investimento inicial e os seus objetivos com o negócio estejam alinhados com esse modelo. É preciso entender de comércio exterior e ter o auxílio de entidades como o Sebrae.
MÍDIA PAGA – as empresas estão cada vez mais cientes da importância de investir no marketing digital para expandir o conhecimento de uma marca para potenciais clientes. Com uma concorrência cada vez mais acirrada, sai na frente quem investe nas estratégias certas — e a mídia paga certamente é uma delas. Trabalhar como um especialista na área de mídia paga é uma forma de atrair as marcas que estão em busca de resultados. Dominar ferramentas como o Facebook Ads e o Google Ads, entender como direcionar os anúncios para um público alinhado à persona da marca e saber analisar os resultados de cada campanha são aspectos essenciais para quem deseja investir em um negócio da área.
DROPSHIPPING – é o método de vendas no varejo no qual o vendedor não mantém nenhum produto em estoque. O dono da loja atua como um intermediário para a compra e é responsável somente por efetuar questões de marketing e vendas. Ele funciona como uma vitrine terceirizada, mas todos os processos de reserva e entrega são realizados pelo fornecedor original. O seu e-commerce atua como intermediário entre o fornecedor e o consumidor final, com a diferença que o negócio não mantém um estoque: os produtos são encomendados do fornecedor somente quando o cliente faz o pedido. Ao mesmo tempo em que o cliente final tem acesso a produtos que não estão disponíveis para ele diretamente com o fornecedor, você tem a vantagem de não se preocupar com um estoque encalhado — o que diminui significativamente os seus custos iniciais.
COSMÉTICOS E PRODUTOS NATURAIS – o mercado da beleza é um dos poucos que quase não sente crises. É um segmento que cresce a cada ano e está sempre investindo em inovações, com foco nos mais variados tipos de públicos. Os cosméticos com ingredientes de origem natural são uma tendência forte nesse mercado e vem ganhando cada vez mais consumidores fiéis. Além dos benefícios oferecidos por produtos menos agressivos, que têm como base óleos e extratos de plantas, o modelo também foca em um processo de produção sustentável e no comércio justo.
COWORKING – vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. A pandemia também transformou drasticamente as dinâmicas de trabalho, tornando o home office a primeira opção de muitos brasileiros. A partir daí, a tendência é que o trabalho remoto continue crescendo e se mantenha a longo prazo. Como trabalhar de casa nem sempre é uma opção viável, o coworking acaba se tornando a melhor alternativa.
SOLUÇÕES PARA PAGAMENTO DIGITAL – as alternativas de pagamento digital já estão por toda parte, e a tendência é que esse mercado não pare de crescer. Praticidade, agilidade e segurança são três características fundamentais desse tipo de serviço, que já oferece soluções para negócios de todos os portes e segmentos. Quem trabalha com soluções de pagamento digital deve estar sempre atento às novidades do mercado, desde as tradicionais maquininhas de cartão de crédito até as opções de wearables (relógios, pulseiras…) que funcionam no sistema “aproximou, pagou”. Em um mundo cada vez mais conectado, só se limita ao pagamento com moedas físicas quem não se importa em ficar para trás.