22 de agosto de 2022

NEGÓCIOS LOCAIS: COMO CONQUISTAR A VIZINHANÇA

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Autor: Milton Correia Junior – Jornlista e redator.

O cliente mora ao lado. O consumidor, por comodidade, prefere comprar ou pedir entregas nas lojas do seu bairro. Por isso, se você tem um comércio ou é um prestador de serviços, deve conquistar a sua vizinhança em primeiro lugar.

Veja estas dicas de como fazer o seu negócio ser conhecido localmente e como chamar a atenção dos seus vizinhos para ele.

PLATAFORMAS DE EVENTOS – os eventos são uma maneira fantástica de promover o seu negócio. Com a abertura gradual pós pandemia, os eventos já voltaram a acontecer. Verifique as câmaras de comércio locais, feiras e conferências e você encontrará uma mina de ouro de clientes em potencial.

PESQUISE – uma pesquisa no Google com uma combinação de sua cidade  + eventos de negócios geralmente produz ótimos resultados. Olhe para empresas que trabalham com outras empresas: câmaras, centros de desenvolvimento de negócios, organizações de desenvolvimento econômico, aceleradoras e incubadoras e muito mais. Pode também acessar sites específicos de eventos.  Depois dos eventos, siga as pessoas que conheceu e mantenha contato com elas. .

USE O INSTAGRAM – essa é a plataforma de mídia social mais fácil de usar para encontrar clientes locais. O LinkedIn vem em segundo lugar, mas o Instagram é uma plataforma de mídia social tão poderosa e possui algumas funcionalidades específicas que facilitam a localização de clientes locais.

Veja essas táticas para aplicá-las em qualquer cidade onde quiser encontrar clientes:

  1. Conheça seus locais e verifique-os religiosamente. Atualmente, você não pode seguir um local no Instagram, mas pode conferir, ver e interagir com as postagens.
  2. Siga as hashtags locais! Embora você não possa seguir áreas, pode seguir hashtags e, na minha experiência, cada cidade ou região tem uma hashtag. Siga isso. Certifique-se de conhecer todas as hashtags populares da região. Faça sua pesquisa e certifique-se de saber o que as pessoas estão postando.

EXPLORE AS PLATAFORMAS – proprietários de pequenas empresas que oferecem um produto ou serviço de nicho também podem usar uma hashtag personalizada, que pode ser relevante para seu público. Você encontrará e refinará esses esforços apenas explorando e vendo quem está conectado a quem e o que as pessoas estão postando.

TWITER – use as listas do Twitter para encontrar clientes. São uma das estratégias de marketing de mídia social mais subutilizadas, mas que podem fazer maravilhas. Em vez de seguir as pessoas no Twitter e ver as postagens de todos, você pode selecionar grupos de pessoas e ver apenas suas ações.

Com as listas do Twitter você pode:

  • Criar  uma lista de centros de influência para pequenas empresas. Você pode ver com quem eles retuítam e se envolvem (o que provavelmente incluirá clientes ideais) e, em seguida, se envolver diretamente com esses proprietários de negócios,
  • Faça a curadoria de uma lista apenas de proprietários de empresas
  • Explore palavras-chave locais e use-as em seus próprios tweets para vender seus produtos ou serviços.

Atenção: se você criar uma lista de leads do Twitter, defina-a como privada. Caso contrário, todos podem ver seus leads e prospects, e isso pode desligar aqueles que estão na lista.

ENCONTRE PESSOAS INFLUENTES  – e envolva-se com elas. Embora pessoas influentes possam não ser seu cliente ideal, elas farão de você uma pessoa atraente para o seu público-alvo. Isso também é crucial, pois seu influenciador fechará a lacuna de conhecimento/gosto/confiança, criando uma sensação de familiaridade e construindo confiança em você com um impulso mais forte para a conversão.

Pessoas influentes podem incluir: políticos eleitos; Diretores executivos; Mentores de negócios locais; Organizadores de eventos. A maneira como você interage com eles é sua escolha: você pode ter uma reunião presencial, conversar pelas mídias sociais ou se encontrar com eles em um evento.

FACEBOOK – use os grupos do Facebook para encontrar clientes.

1 – Comece fazendo uma busca no Facebook por sua cidade + empresas e clique na guia do grupo, veja o que aparece.

  1. Conheça as pessoas – e seja referenciado. Embora as oportunidades sejam publicadas e seja ótimo que você recomende um produto ou serviço que você oferece, uma indicação sempre será uma escolha mais forte, portanto, certifique-se de que as pessoas possam se referir a você com confiança.
  2. Mantenha-se ativo, sem ser spam ou vendedor. Sim, entendemos que você está no negócio e deseja vender um produto ou serviço – mas geralmente o que leva ao declínio no envolvimento do grupo local e à falta de vendas ou referências são as pessoas apenas postando sobre seus produtos e serviços.

Cuidado: muitas pessoas se juntam a grupos apenas para se promover, mas qual é o sentido de tentar vender em um grupo onde ninguém está disposto a comprar?

LEVE A CONVERSA E O RELACIONAMENTO OFFLINE – combine seus esforços de mídia social com atividades offline como trabalho para o bem público; ensinar e falar; participação ou patrocínio do evento; marketing de impressão; qualquer outro esforço offline,

Para fazer isso de maneira eficaz por meio da mídia social e de uma maneira que atinja seu cliente ideal, certifique-se de:

  • Presente em eventos ou locais onde seu público-alvo está presente
  • Preparado com seu discurso 30 segundos explicando os benefícios de seus produtos ou serviços
  • Marque o local em sua postagem de mídia social
  • Siga as pessoas ou empresas que você conhece
  • Marque outras pessoas com quem você se envolve

SIGA SEUS CLIENTES -se você deseja encontrar clientes, precisa saber quem está procurando e quem são eles como pessoas e empresas. As pessoas adoram negócios locais porque há algo que pode ser relacionado – então, envolva-se on-line, localmente. Siga as hashtags. Participe de eventos (online ou presencial). Esteja aberto a clientes em potencial de qualquer lugar e de todos os lugares: porque, embora tenhamos falado sobre você sair e caçar localmente pelas mídias sociais, você nunca sabe quando alguém está assistindo suas mídias sociais e o que está aprendendo com elas.

DICAS DE COMO ENCONTRAR CLIENTES LOCAIS

JUNTE-SE A UM ESPAÇO DE COWORKING – promove o compartilhamento de espaço e promove o compartilhamento e a expansão de ideias de negócios. Também aumenta o desenvolvimento econômico nas cidades.

CONECTE-SE COM GRUPOS DE REDE LOCAL – compostos por outros proprietários de pequenas empresas e executivos de vendas de pequenas e médias empresas. Eles são uma fonte de apresentações para clientes em potencial.

CONHEÇA SEU BANCO – se você tem um banco bom e confiável com uma longa história na comunidade, eles podem transformar muitas redes B2B em negócios reais.

CONFIRA OS ROTARY CLUBS – esses clubes, especialmente em cidades menores, contam com a maioria de outros proprietários de pequenas empresas, bem como os executivos locais de alto nível de empresas maiores entre seus

JUNTE-SE À CÂMARA DE COMÉRCIO – junte-se a grupos sociais, faça parcerias com organizações sem fins lucrativos e faça o que for preciso para construir uma rede local para o seu negócio em crescimento.

COLABORE COM OUTRAS EMPRESAS LOCAIS – isso mostrará que você não está apenas procurando conquistar novos clientes e aumentar seus lucros, mas também deseja o bem-estar geral e o crescimento de toda a comunidade.

PUBLICIDADE – a publicidade precisa destacar os pontos e fatos exatos do seu negócio que os locais acharão interessantes. Esse anúncio pode ser o tradicional, como pôsteres na comunidade, ou pode ser marketing digital onde você tenta alcançar a comunidade local através do mundo das mídias sociais. Por isso, analise e verifique a melhor forma de anunciar para eles e, em seguida, certifique-se de que seus anúncios sejam adaptados conforme as necessidades deles. Isso ajudará você a alcançar e se conectar com novos clientes locais da melhor maneira.