21 de fevereiro de 2022

PEQUENAS EMPRESAS: COMO CRESCER EM 2022 E VENDER MAIS.

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Autor: Milton Correia Junior – jornalista e redator.

As pequenas empresas estão começando a se recuperar da turbulência causada pela pandemia do Covid-19. Novas tendências de negócios estão surgindo e o pequeno empresário precisa saber como encontrar o seu equilíbrio novamente. Veja estas dicas de como crescer em 2022:

CONSTRUA UMA ESTRATÉGIA PARA O SUCESSO – você deve elaborar uma estratégia para tornar seu negócio bem-sucedido. Inclua respostas para perguntas como qual produto/serviço você fornecerá, como atrairá clientes, quem tomará decisões, como os problemas (de funcionários e clientes) serão resolvidos e assim por diante. Lembre-se, sua empresa pode enfrentar obstáculos em sua jornada para o sucesso. Portanto, certifique-se de incluir opções alternativas à estratégia para que, se alguma coisa não funcionar na primeira, a alternativa funcionará.

TENHA UMA VISÃO REALISTA – foco na vantagem competitiva. Modelo de preços, sistema de entrega, serviço pós-venda e outras coisas em que você pode ser melhor que seus concorrentes. Defina metas claras para evitar confusão entre vendas, marketing e outras abordagens; certifique-se de que todas as decisões (relativas à operação comercial, funcionários e clientes) sejam baseadas em fatos; concentrar-se no curto prazo pode não ajudar o seu negócio. Então, amplie seu horizonte e pense no longo prazo.

AUMENTE A PRESENÇA ONLINE DO SEU NEGÓCIO – não importa o sucesso do seu negócio offline, sua presença online determinará o sucesso futuro. Ter um site não apenas melhora sua visibilidade, mas também melhora sua taxa de conversão. Além disso, estabelece seu negócio como uma marca confiável. A recente pandemia fortaleceu o mercado on-line e a maioria dos consumidores agora prefere se envolver com empresas on-line. Portanto, certifique-se de estar disponível para seus clientes quando eles pesquisarem na internet.

DICAS PARA ON LINE – obtenha um site para sua empresa que inclua, pelo menos, suas ofertas (produto/serviço), uma biografia, depoimentos, informações de contato e um blog. Publique conteúdo regularmente em seu blog e certifique-se de que seja bem escrito, envolvente e valioso para seu público-alvo. Torne-se disponível em todos os canais de mídia social onde seu público-alvo entra e interage. Compartilhe constantemente imagens, vídeos e postagens de blog relevantes em todas as plataformas de mídia/mídia social. Isso ajudará você a aumentar o tráfego, as conversões, as vendas e a visibilidade da marca.

CONCENTRE-SE EM EDUCAR – não em vendas difíceis. Sendo expostas a milhares de anúncios todos os dias, as pessoas agora se tornaram resistentes a estratégias de venda pesada. Como resultado, as demandas de vendas das marcas nem sempre conseguem influenciá-las. Não tente vender seu produto/serviço com força, mas concentre-se em educar seus consumidores sobre por que isso é essencial para eles. Diga-lhes como isso vai ajudar e tornar suas vidas mais fáceis. Além disso, certifique-se de que você e outros tomadores de decisão em sua empresa entendam a diferença entre educação do cliente e vendas pesadas.

CRIE MATERIAL INFORMATIVO – considere: o seguinte: com a ajuda de amostras ou demonstrações ao vivo, você pode ajudar seus clientes a assistir ou experimentar seus produtos e serviços. Disponibilize conteúdo informativo e valioso para seus consumidores através de seu site, e-mails, canais de mídia social e outros meios. Organize workshops onde seus clientes possam aprender diferentes maneiras de usar seu produto/serviço e tirar o máximo proveito dele.

CRIE CONTEÚDO DE ALTA QUALIDADE – mas mantenha-o simples e claro. Com a grande quantidade de informações disponíveis na internet, criar e entregar conteúdo original de alta qualidade está ficando cada vez mais difícil. Além disso, os consumidores não apreciam a mesma informação ajustada para ganhar cliques. Conteúdo com simplicidade e clareza vai beneficiar consumidores e empresas no futuro. Em vez de frequência, você deve se concentrar na qualidade do seu conteúdo e garantir que ele seja relevante, valioso e envolvente.

DICAS PARA CONTEÚDO – O título, títulos e subtítulos devem ser atraentes. Eles devem fornecer um pouco de informação sobre o conteúdo, e é melhor que contenham frases instrutivas como “por que você deveria”, “você precisa saber” etc. Crie uma introdução emocionante que também deve funcionar como um gancho. Restrinja o foco e escreva, mantendo a EAT e seu público-alvo em mente. Certifique-se de que o conteúdo represente a voz da sua marca e forneça conhecimento essencial aos leitores. Sempre que necessário, adicione dicas/sugestões práticas ao seu conteúdo.

ORGANIZE EVENTOS ONLINE – sejam lançamentos de produtos, webinars ou seminários, eventos online (ou eventos virtuais) sempre ajudam as empresas a alcançar novos clientes atuais e potenciais. Os eventos online incluem eventos de networking, eventos de formação de equipes, eventos de contratação, eventos de compras, eventos de angariação de fundos e eventos sociais. Você não notará um aumento imediato na receita de eventos on-line, mas sem dúvida eles aumentarão o crescimento de longo prazo do seu negócio.

DICAS PARA EVENTOS – defina metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e baseadas no tempo) para o seu evento e certifique-se de que todas as partes interessadas as entendam. A plataforma que você usa para hospedar seu evento online deve atender às suas necessidades e orçamento. Promova seu evento de forma que pareça valioso para seu público-alvo. Além disso, forneça instruções claras sobre quando e como participar. Informe seus participantes como acessar as gravações do evento (após o evento). Quando o evento terminar, volte para sua equipe para discutir os pontos positivos e negativos do evento. Isso ajudará você a se preparar melhor para o próximo evento online.

FOCO NA PERSONALIZAÇÃO – artigos online, vídeos e podcasts são apenas alguns canais que as empresas usam para entregar conteúdo de marketing. Esses canais também são usados para se comunicar e interagir com os clientes. Sem dúvida, eles vão aumentar nos próximos anos. Você deve saber quais canais seu público-alvo usa para se manter conectado. Em seguida, você pode utilizar esses canais e implementar estratégias para que suas mensagens de marketing pareçam atraentes e personalizadas para seu público-alvo nesses canais.

FAÇA CONTEUDO PERSONALIZADO – de acordo com o histórico de compras, dados demográficos, comportamento de compra e navegação e preferências do seu público-alvo. Ofereça aos seus clientes uma experiência perfeita, independentemente do canal que você usa para interagir e se comunicar com eles. Desenvolva personas de consumo conforme o comportamento de compra do seu público. Em seguida, use-o para prever e preparar conteúdo envolvente. Não use a personalização apenas para atrair clientes, mas use-a também para demonstrar gratidão. Isso cria a fidelidade do cliente e melhora o relacionamento com o cliente.

PRIORIZE O ATENDIMENTO AO CLIENTE – se você não oferecer um melhor atendimento ao cliente, perderá clientes, independentemente de quão bom seja seu produto ou serviço. Assim, em 2022, as empresas devem superar as expectativas para oferecer um melhor atendimento ao cliente. Os clientes se sentem valorizados se seus problemas forem resolvidos imediatamente e as dúvidas forem resolvidas com satisfação. No entanto, você deve se lembrar de que seus clientes também são os embaixadores da marca da sua empresa. Se eles estiverem satisfeitos com sua marca, eles a recomendarão a outras pessoas.

MELHORE O ATENDIMENTO – certifique-se de que sabe tudo sobre seus produtos ou serviços e está preparado para responder a perguntas sobre eles para a satisfação do seu cliente. Sempre que seus clientes se comunicarem com você para obter ajuda, dê as boas-vindas primeiro, mantenha um comportamento educado, entenda suas preocupações e agradeça por último. Além dos representantes de atendimento ao cliente, certifique-se de que toda a sua equipe entenda como lidar com os clientes. Peça feedback e use-os para melhorar diferentes aspectos do seu negócio.