16 de maio de 2022

PODCAST: USE O ÁUDIO PARA CONQUISTAR CLIENTES E VENDER MAIS!

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Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

O podcast é uma ótima maneira para aumentar o engajamento do seu público e gerar mais vendas. O podcast nada mais é que uma espécie de programa de rádio para ser ouvido on line, via internet, que traz assuntos de interesse do seu ouvinte, o qual pode ouvir onde e quando quiser.

O podcast une as qualidades do rádio – linguagem direta e de fácil acesso – com as vantagens de um blog, ou seja, de criar uma conexão forte com o público. A grande vantagem é que o seu cliente não precisará estar focado na tela de um celular ou computador, podendo assimilar as informações em qualquer momento e lugar.

Por isso, o podcast também pode ser usado para ajudar a divulgar a sua marca e atrair novos clientes. Geralmente, os podcasts são publicados em plataformas específicas para isso ou nos próprios sites das pessoas que os produzem. Os conteúdos desses programas podem ser os mais variados possíveis, indo desde quadros de entretenimento e cultura pop, até assuntos como política ou negócios.

Alguns podcasts possuem formatos semelhantes aos de programas de rádio, com vinhetas e efeitos sonoros padrões, enquanto outros se destacam por ter uma identidade própria. Os podcasts fazem sucesso por usarem uma linguagem direta e menos formal, criando um vínculo mais forte com o ouvinte. Pode-se dizer que o podcast é um blog em rádio.

O podcast é uma poderosa ferramenta para você divulgar sua marca, produtos e serviços, porque possui um forte alcance entre diferentes tipos de públicos, além de exigir um custo considerado baixo. Basta gravar algo relevante sobre um assunto em que é especialista e as chances de cativar e engajar um determinado público são grandes.

Dessa forma, é possível transformar sua marca em uma verdadeira referência em seu segmento, oferecendo um conteúdo exclusivo e útil à sociedade.

Veja estas dicas de como criar um podcast para a sua empresa:

FAÇA BEM FEITO – fazer um podcast exige conhecimentos de informática. Caso você os tenha e domine essa tecnologia, pode tentar criar o seu podcast, escrever os textos, gravá-los e colocá-los no ar. Tudo isso exige conhecimento, tempo e dedicação. Por isso, fica mais prático delegar essas tarefas a uma empresa especializada. O resultado também será mais profissional e causará melhor impressão nos ouvintes.

DEFINA O SEU PÚBLICO-ALVO – o mais importante é saber quem você pretende alcançar com o seu podcast. Sexo, idade, classe social, gostos, preferências, interesses, etc. Faça um estudo para definir o seu cliente ideal. Faça também personas, criando personagens imaginários que irão comprar seus produtos e serviços. Saber quem é o seu público-alvo vai fazer com que você crie o conteúdo ideal que irá despertar o seu interesse por ser útil e suprir suas necessidades.

FAÇA UM BOM PLANEJAMENTO – qualquer ação de marketing requer planejamento. Coloque tudo no papel: o que pretende, público-alvo, quanto pretende investir, quanto poderá gastar, quais os resultados pretendidos, como irá fazer (você ou empresa terceirizada), onde os podcasts serão postados, qual a frequência das postagens, etc.

CRIE CONTEÚDO ÚTIL – o que vai despertar interesse no seu ouvinte é o conteúdo que irá ser oferecido no seu podcast. Para produzir um conteúdo de qualidade, o mais importante é a pesquisa prévia. Para isso, é necessário fazer um estudo para definir seu público e descobrir os assuntos do interesse dele. Depois, defina quais temas irá abordar e pesquise o máximo sobre eles. Caso você não se ache capaz de abordar alguns desses temas, uma boa opção é chamar convidados capazes de agregar valor ao seu podcast.

ESCOLHA BEM SEUS EQUIPAMENTOS – se você tiver recursos para comprar acessórios profissionais, faça isso. Caso contrário, invista apenas em bons microfones e fones de ouvido, com o intuito de garantir a melhor qualidade possível ao áudio. Outro fator importante é seu software de edição. Não adianta você ter o mais refinado do mercado e não conseguir utilizá-lo. Por isso, utilize um com uma interface acessível e capaz de assegurar a qualidade do som, dos efeitos e dos cortes de áudio.

ESCOLHA O SEU SOFTWARE DE EDIÇÃO – entre as principais ferramentas do mercado essas se destacam: Audacity; Ardour; Easypodcast; Podbean; Huffduffer; Podomatic; Evoca.

POSTE NOS LOCAIS CERTOS – este é o grande pulo do gato, pois o seu podcast tem de ser publicado nos locais onde está o seu público-alvo. Publicar seu podcast em sua própria site ou blog pode ser uma boa alternativa. Além disso, é possível produzir conteúdos escritos iguais aos do seu podcast. Caso o seu cliente não esteja disposto a ouvir sobre o assunto, ele tem a opção de ler na íntegra sobre o tema abordado. Ou vice-versa. Pode também postar nas redes sociais.

POSTE NAS PLATAFORMAS – postar em plataformas próprias para podcast continua sendo uma boa opção, pois elas são acessadas por um público fiel e que pode estar à procura de conteúdos semelhantes aos seus. Por isso, conheça as principais plataformas de podcast e saiba utilizá-las juntas:

Itunes – O Itunes é praticamente o Youtube dos podcasts, pois tem uma ótima média de acessos e atrai ouvintes interessados em diversos tipos de conteúdo. Além disso, o aplicativo da Apple também permite a postagem de arquivos em MP3 presentes no feed RSS do seu blog.

Libsyn – essa ferramenta não é exatamente um local de postagem, mas sim uma plataforma de hospedagem de podcast. Ou seja, se você quer postar um podcast em seu site ou blog, o Libsyn é uma boa opção, pois garante que você não use o espaço de armazenamento do seu servidor.

Soundcloud – o Soundcloud funciona como uma plataforma de postagem e player, possibilitando a você compartilhar o seu podcast em outros locais. A ferramenta permite ao público seguir os seus produtores ou artistas preferidos, além de poder criar suas próprias playlists.

Spotify – apesar de ser famosa como player de músicas, a ferramenta também aceita a postagem de podcasts e já possui inúmeros em sua galeria. O Spotify funciona de maneira semelhante ao Soundcloud, ou seja, permite ao público fazer suas listas e curtir as páginas de artistas ou produtores.