29 de março de 2023

REDES SOCIAIS : ANUNCIE PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES!

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REDES SOCIAIS : ANUNCIE PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES!

Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

Anunciar nas redes sociais vale muito a pena para alavancar o seu negócio e atrair mais clientes. Mais de 90% dos brasileiros estão conectados à internet e acessam as redes sociais. Portanto, é uma excelente vitrine para você promover a sua empresa e produtos.

Uma das principais vantagens das redes sociais é o contato direto e mais próximo com o público. Quando sua empresa estabelece esse tipo de contato com as pessoas, as chances delas se tornarem clientes aumentam. Outro benefício é adquirir destaque em relação aos concorrentes.

Veja estas dicas de como anunciar nas redes sociais e ter um ótimo retorno sobre o seu investimento.

VANTAGENS – a principal é o custo menor em relação aos veículos tradicionais, como jornais, rádio, televisão, cartazes, etc. Os preços cobrados pelos anúncios digitais são bem mais em conta, o que certamente é uma grande vantagem. Além disso, você irá atingir diretamente o seu público-alvo, ou seja, as pessoas que você quer que vejam os seus anúncios. Por meio de análise de dados, boas campanhas podem ser realizadas diretamente para o público interessado nos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

DEFINA SEU PÚBLICO – para que seus anúncios deem resultado, é fundamental definir quais as pessoas que pretende atingir: sexo, idade, poder aquisitivo, hábitos de compras, gostos, hobbies, desejos, necessidades, etc. Isso é importante, pois na hora de fazer o anúncio você irá segmentar o alcance dos seus anúncios por região, número de pessoas, idade, sexo, etc.

QUAIS REDES SOCIAIS USAR – outra vantagem em definir o seu público-alvo é que assim você poderá também escolher quais as redes sociais em que fará os seus anúncios. Por exemplo: os jovens gostam muito do Instagram, Youtube, Twitter e Tik Tok. Já as pessoas mais maduras preferem o Facebook e o Pinterest. Os executivos, por sua vez, estão presentes no Linkedin. Desse maneira, você vai direto no alvo.

VEJA COMO FUNCIONAM OS ANÚNCIOS NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS  

FACEBOOK – Devido ao seu alto volume de audiência (são mais de 100 milhões de usuários apenas no Brasil), tem resultados expressivos em praticamente todas as idades e classes sociais. O próprio Facebook pergunta quais os seus objetivos com os anúncios e você pode escolher entre cliques ou conversões no site; envolvimento de publicações na página; instalação de aplicativos; respostas de eventos.

Você deve aproveitar os recursos de segmentação do Facebook Ads, pois além dos dados sociodemográficos, há como refinar o tipo de público que será alcançado a partir de critérios mais sofisticados. No caso de uma lista de e-mails, é possível usar as informações para direcionar anúncios específicos para cada grupo de futuros clientes. Desse modo, a oferta será personalizada conforme o estágio no qual aquela pessoa se encontra no seu funil de vendas. Ou seja, se está tomando os primeiros contatos com a sua empresa, se já conhece a sua empresa e os conteúdos que você publica ou se já pode receber as ofertas. No uso de vídeos, lembre-se que deve ser curtos, rápidos e diretos.

Tipos de anúncios: foto, vídeo, carrossel (para exibir diversas imagens), apresentação multimídia, coleção ou Messenger. O Facebook também tem versões específicas para cadastro, direcionamento para o site (são os chamados anúncios de link) e apresentação de produtos (para este, escolha a opção “anúncios dinâmicos). Tipos de anúncios: Anúncios em carrossel; Apresentação multimídia; Anúncios de vídeo; Experiência Instantânea.

YOUTUBE – é a plataforma de vídeos mais vista do mundo. Pessoas de todas as idades e classes sociais acessam os vídeos do Yotube, especialmente pelo celular. Os anúncios no YouTube devem ser configurados por meio do Google AdWords, a plataforma de publicidade do Google. Você tanto pode fazer anúncios para apresentar sua empresa e construir sua marca, como também oferecer produtos, serviços e ofertas.

Tipos de anúncios – são três formatos básicos: In-Stream: o vídeo da marca será exibido antes ou depois dos vídeos selecionados pelo usuário que tem a opção de não assisti-lo; Trueview: os vídeos patrocinados são exibidos nas buscas relacionadas a esse formato; Banners: os formatos mais comuns são os retângulos exibidos na parte inferior do vídeo.

No Youtube, você pode otimizar seus anúncios, pois além da segmentação do seu público-alvo, você também pode focar nos interesses dele. Por isso, em muitos casos vale a pena vincular a exibição do vídeo com uma ou um conjunto de palavras-chave.

INSTAGRAM – anúncios com ótimas imagens e pouco texto.  Eles usam as mesmas ferramentas do Facebook, uma vez que as plataformas são integradas e pertencem à mesma companhia.

Tipos de anúncios: se você for concentrar as suas verbas apenas em anúncios no Instagram, é só fazer essa indicação no sistema de gerenciamento de anúncios do Facebook. Um detalhe importante: só serão aceitas as opções com imagens. Para diferenciar o seu anúncio dos demais posts, a sua mensagem publicitária vai aparecer com o rótulo “patrocinado”. Atenção: as imagens devem ser profissionais, com ótima qualidade. Valem as mesmas diretrizes do Facebook, então, você define o orçamento diário ou vitalício (o termo é usado para designar o período de duração da campanha).

Os anúncios devem ser feitos conforme o formato dos posts. Essa é uma forma de conseguir mais interação e engajamento. Também não deixe de usar os Stories, que são imagens ou vídeos que saem do ar depois de 24 horas. Atenção: como os anúncios aqui só serão acessados por quem visitar o seu perfil, só vale a pena usar essa opção se você já tiver um número significativo de seguidores.

Tipos de anúncios: Stories; Fotos; Vídeos; Carrossel; Coleção de produtos.

TWITTER – nessa plataforma é até possível segmentar anúncios para quem está assistindo TV. Tipos de anúncios:

Tweets patrocinados (ou promovidos): embora receba o rótulo “promovido”, o resultado desse tipo de publicidade é bom, uma vez que a marca entra no feed dos usuários. Se o apelo for pertinente para a pessoa, são altas as chances de engajamento (respostas, retuíte, marcação, etc.)

Contas promovidas: o objetivo, nesse caso, é indicado para a conquista de seguidores e para ampliar o reconhecimento da marca.

Assuntos promovidos: os anúncios desse tipo aparecem na lateral e também são marcados como “promovido”.

No Twitter são oferecidos dois tipos de leilão: o lance automático (definido pelo próprio sistema) e o lance máximo (nesse caso, o anunciante define quanto quer pagar por seguidor, lead, engajamento ou clique).

A exemplo das demais redes sociais, a empresa só paga quando o usuário concluir a ação definida para a campanha. Ou seja, visitar sua página, tornar-se um seguidor, baixar um aplicativo etc.

Você pode aproveitar opções específicas dessa rede, como direcionar a mensagem a partir do uso de determinada hashtag ou mesmo o perfil de alguém. Você terá que fazer testes, até ter o retorno pretendido. Ou seja, alterando o texto e também o tipo de segmentação. Mas teste apenas uma opção por vez, para conseguir validar os resultados.

LINKEDIN – é perfeito para quem deseja anunciar para o pessoas no ambiente profissional. Ou seja, cursos, palestras, workshops, aluguém de escritórios, material para escritórios, etc. Sua vantagem é a de ter  um público altamente qualificado, que pode receber tanto mensagens institucionais de construção da marca, como a oferta de produtos e serviços. Você pode escolher o perfil do usuário de acordo com os dados sociodemográficos, a função exercida, o nível de experiência e até pelo setor da empresa.

Tipos de anúncios: Sponsored Content; Text Ads; Sponsored InMail; Conversational Ads.

TIK TOK – é a rede social que mais cresce no mundo. Quase metade dos usuários (43%) tem entre 18 e 24 anos. E as mulheres nessa categoria são aproximadamente um quarto da audiência de anúncios da plataforma (24,7%). Por causa dessa diversidade de públicos e audiências, é cada vez importante saber como criar bons anúncios na rede.

Tipos de anúncios no TikTok

Anúncios de Feed – podem ser criados no Gerenciador de Anúncios do TikTok.

Anúncios de Vídeo – são vídeos de 5 segundos a 1 minuto que rodam em tela cheia para os usuários no feed For You (para você). Cada anúncio desses inclui um vídeo, uma imagem de display de anúncio, nome da marca ou app e texto.

Anúncios Spark – permitem impulsionamento de conteúdo orgânico da conta para outros usuários.

Outros anúncios comuns são dispostos na rede de audiência do TikTok (similar às soluções da rede de display do Google) e os anúncios em carrossel nos aplicativos de notícia do TikTok.

Marcas que possuam algum representante de vendas do TikTok podem utilizar formatos de anúncios especiais. Para ter esse representante de vendas, é necessário entrar em contato e verificar a possibilidade. Os tipos de anúncios extras são:

  • Anúncios TopView: vídeos de 5 segundos a 1 minuto que aparecem logo que os usuários abrem o app;
  • Desafio de hashtag de marca: campanha de anúncios de três a seis dias em formato que encoraja o engajamento. A ideia é que o conteúdo dos usuários apareça na página de hashtag do desafio.
  • Efeitos de marca: efeitos, stickers, filtros e outras formas de edição de vídeo especiais para que os usuários interajam com as marcas.