13 de março de 2023

REDES SOCIAIS: COMO UTILIZÁ-LAS PARA VENDER MAIS EM 2023.

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Autor: Milton Correia Junior. Jornalista e redator.

Usar as redes sociais é uma excelente estratégia para aumentar as vendas em 2023. Pesquisas mostram que 74% dos consumidores costumam usar Instagram, Facebook e outras mídias sociais para fazer compras. E esse percentual só tende a aumentar.

Portanto, é preciso ficar atento para saber quais redes sociais utilizar e como fazer para motivar o seu público-alvo. Veja estas dicas:

DEFINA SEU PÚBLICO-ALVO – antes de mais nada, você precisa saber quem é o seu consumidor e quais são as redes sociais que ele mais acessa. Ou seja, sexo, idade, classe social, poder aquisitivo, gostos, preferências, etc. Você pode até mesmo criar personas, que são personagens fictícios. Tudo isso irá ajudá-lo a programar as redes sociais corretas e terá mais chances de motivar a compra.

DEFINA AS REDES SOCIAIS CORRETAS – as redes sociais deverão ser escolhidas conforme a idade e preferências do seu público-alvo. As marcas e a maioria do comércio online estão presentes no Facebook e no Instagram, e por isso essas redes sociais não podem ficar de fora da sua programação, assim como o Youtube e o Whatsapp. Porém, redes como o Pinterest, TikTok e o Twitter podem ser canais potenciais, assim como o Linkedin.

CATÁLOGO ON LINE – é importante que você tenha um catálogo virtual com boas imagens que dêem destaque aos seus produtos. Além de boas fotos, o catálogo terá de ter informações sobre preço, tamanho, disponibilidade em estoque, variações, material utilizado, etc. O catálogo de produtos no Facebook Business pode ser usado para cadastrar os produtos da loja e compartilhá-lo no Facebook e em outras redes sociais como o Instagram.

USE TODO O POTENCIAL DAS REDES SOCIAIS

FACEBOOK – valoriza bastante o texto, sendo ideal para textos mais longos. Caso você tenha uma loja virtual, faça a sincronização dela com o Facebook, através do Gerenciador de Negócios do Facebook. Isso vai funcionar da seguinte maneira: ao acessarem a sua FanPage (página comercial no Facebook) os interessados poderão consultar o seu catálogo de produtos com todas as informações importantes, além de serem direcionados para sua loja virtual em poucos cliques, caso queiram fazer uma compra. Caso tenha um bom retorno pelo Facebook, considere a possibilidade de anunciar pelo Facebook Ads, para garantir um maior número de compradores.

INSTAGRAM – com grande apelo visual, é muito acessado por pessoas mais jovens, interessadas em imagens e vídeos. Para competir com os concorrentes, use fotos originais, criativas e com grande apelo visual. O segredo está em chamar a atenção.

HASHTAGS – a Hashtag consiste na união de uma palavra-chave antecedida pelo símbolo #. Este recurso do Instagram deve ser utilizados para divulgar seu perfil e produtos. Ao acessarem as suas hashtags, os usuários poderão encontrar as suas publicações por meio do serviço de busca do Instagram. Uma dica é é usar hashtags estratégicas e que se relacionem com seus itens.

INSTAGRAM SHOPPING – permite que você venda seus produtos diretamente noInstagram, sincronizando sua loja virtual e seu catálogo de produtos. Além disso use outro recursos com o Stories, o Reels, as enquetes, as caixas de perguntas e as demais funcionalidades para complementar seus conteúdos no Instagram.

INSTAGRAM ADS – anunciar no Instagram também pode ser uma maneira de chamar a atenção do seu consumidor potencial. Você poderá criar campanhas personalizadas de acordo com o objetivo e o público que você deseja atingir.

WHATSAPP – rede social que é muito usada no Brasil e no mundo. Mas, para atingir o seu público-alvo, utilize a versão profissional dessa rede, o WhatsApp Business, gratuita e exclusiva para empresas. O WhatsApp Business permite que você crie mensagens automáticas, separe as conversas de acordo com o assunto e use etiquetas para identificar cada contato. O WhatsApp businnes tem uma função parecida com o Stories do Instagram. Ela pode ser bastante útil para divulgar seus produtos, informar sobre promoções e descontos e qualquer outro tipo de comunicação em massa.

YOUTUBE – os vídeos dessa plataforma estão entre os mais acessados do mundo. Para vender através dessa rede social, você terá de produzir vídeos, o que implicará em despesas, pois os vídeos terão de ser profissionais. Por isso, a primeira coisa a fazer é criar um canal profissional exclusivo para os conteúdos da sua marca. Utilize sua identidade visual nos vídeos e procure deixar sua marca em evidência. Utilize as ferramanetas do Youtube, como o YouTube Studio, serviço de edição próprio e gratuito e t ambém outras que medem os resultados das suas postagens.

LINKEDIN – essa rede social é voltada para o mundo corporativo, e por isso pode ser interessante se o seu público-alvo está nessa rede e você tem produtos dirigidos para ele, como cursos, palestras, treinamentos, material de escritório, etc. Os anúncios no LinkedIn são cobrados por CPC (Custo Médio por Clique) e formatados como conteúdo patrocinado, mensagens patrocinadas, que chegam nas mensagens dos usuários, e anúncios em texto.

TWITTER – outra rede social que têm um público fiel. Agora é possível publicar imagens, links dos produtos e fazer anúncios no Twitter Ads para alcançar pessoas que tenham perfil similar aos seus produtos. Faça o retweete de  assuntos relevantes, crie momentos e acompanhe o que os seus clientes estão falando.

TIKTOK – trata-se de uma rede social que está caindo no gosto do público, graças aos seus vídeos curtos e engraçados. Com isso, já conta com grande público. Crie uma conta e troque seu perfil para conta Corporativa, isso pode ser feito no campo de configurações chamado Gerenciar conta; edite o perfil e traga as informações da sua marca; configure uma mensagem automática para que as interações não fiquem sem uma resposta inicial, isso vai ajudar a automatizar o processo de vendas no TikTok; acompanhe as informações que o pacote Corporativo oferece para configurar suas futuras ações, como o desempenho dos vídeos publicados e estude as orientações do Business Creative Hub disponibilizado para esse tipo de conta. O TikTok My Business pode ser usado para fazer anúncios. Ele traz estatísticas que podem ajudar na sua configuração de anúncio patrocinado, e os custos são bem delimitados.

PINTEREST – outra rede social com grande apelo visual e público fiel e dirigido. Muito acessado por mulheres. Crie uma conta comercial e configure os principais tópicos ou assuntos da sua conta, o que vai ajudar os clientes a encontrar seus produtos. Inclua o endereço do seu e-commerce no perfil da conta. Essa vai permitir que você trabalhe os pins de produtos, que são atalhos para o link da venda, que trazem informações de preço, descrição das peças, dentre outras, diretamente da sua loja. Outros recursos são:  Shop The Look, que é uma configuração que permite marcar dois ou mais produtos em uma foto com o mesmo pin, e é ideal para lojas de roupa e decoração; “pin it” no e-commerce, que é uma estratégia eficiente e complementar, ou seja, o usuário que está no e-commerce do seu negócio vê a foto de um produto e marca o pin para salvar em sua seleção do Pinterest, podendo também compartilhar em sua rede.

SNAPCHAT – preferido por adolescente e adultos jovens. Há porém ressalvas de que são poucos segundos de exibição do conteúdo. Por isso use o Discovery, que é uma aba de descoberta de perfis e conteúdos; trabalhe com  Geofiltros sob demanda para associar a sua marca e conteúdos positivos e divertidos para o público. Assim, basta fazer o upload de vídeos ou imagens, definir o período de exibição e espaço, e realizar o pagamento para a plataforma; envie códigos promocionais individuais para os usuários promovendo campanhas de engajamento onde, após cumprir uma tarefa e enviar para o perfil da marca, o usuário recebe o cupom em mensagem particular.