3 de junho de 2022

SOCIAL COMMERCE: VENDA DIRETAMENTE PELAS REDES SOCIAIS. VEJA COMO!

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Autor:  Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

Você pode vender seus produtos e serviços diretamente pelas redes sociais. Este é o chamado Social Commerce, ou comércio social. Mas não é só isso: o pequeno empresário também vai usar a seu favor a interação que as redes sociais proporcionam com a troca de informações sobre os produtos e serviços.

No Brasil, há milhões de pessoas que acessam e estão unidas pelas redes sociais. Por isso, vender através delas é uma excelente maneira de faturar mais e conquistar novos clientes.

Há vários tipos de social commerce e ferramentas que podem ser utilizadas, que vão desde redes sociais, sites específicos para comercialização de produtos, fóruns e até aplicativos integrados a lojas virtuais.

TIPOS DE SOCIAL COMMERCE

ENTRE PESSOAS – você pode criar seu negócio em plataformas como o Mercado Livre, OLX e Enjoei, entre outras. E pode anunciar em grupos ou no Marketplace do Facebook.

COMPRAS COLETIVAS – são uma forma de social commerce que estimula a venda de um item através de alguns gatilhos. Primeiro, o fato de que várias pessoas também comprarão a mesma oferta e, por isso, deve ser algo vantajoso. Segundo, estimulam um gatilho de escassez, visto que as ofertas são por tempo e quantidade limitadas.

COMPRAS COLABORATIVAS – diversas pessoas se unem para colaborar com a compra, criação ou produção de algum produto. Kickante, Catarse, Vakinha, são alguns exemplos. Nestes sites alguém cria um objetivo e pede uma quantia em dinheiro. Cada pessoa colabora com o que pode e, dependendo do caso, pode receber recompensas de acordo com o valor doado.

VENDAS EM REDES SOCIAIS

Esta é a maneira de vender  produtos e serviços que mais cresce nos últimos anos. Já é possível criar sua loja através do Facebook e Instagram. Por lá você consegue cadastrar imagens, descrições e linkar com o sistema da sua loja virtual ou outros serviços de pagamentos.

QUAIS REDES SOCIAIS UTILIZAR

Facebook – é uma das redes mais qualificadas para desenvolver uma boa estratégia de social commerce. A plataforma conta com uma ferramenta onde você pode criar sua loja virtual dentro da própria rede. Dá para adicionar produtos, montar uma galeria e linkar com sua loja virtual.

Facebook Shop –  trata-se de uma vitrine virtual da sua loja online. Nele, você pode configurar o catálogo dos produtos vendidos no seu e-commerce. O Facebook Shop possui uma integração com o Instagram, WhatsApp e Messenger. O Facebook Shop é diferente do Marketplace. Enquanto o primeiro é um shopping online, o segundo se assemelha a uma lista de classificados de jornal.

Vantagens da integração – seu público pode comprar pelo Insta ou Face, proceder com pagamentos de forma rápida e segura, além de tirar dúvidas em tempo real pelo Messenger ou WhatsApp. Também é possível fazer o social commerce de outras maneiras na rede, como investir na criação de conteúdo, divulgar reviews e opiniões de seus usuários, além, é claro, de investir em anúncios no Facebook.

Facebook Pay – use esse serviço. O Facebook Pay é o sistema digital de pagamentos do Facebook e processa as transações feitas nos aplicativos da empresa para Android e iPhone (iOS).

Instagram – ao configurar sua loja no Facebook, ela já fica disponível no Insta. A grande vantagem das lojas no Instagram é que você pode postar fotos e marcar os seus produtos, tanto no feed, quanto nos Stories. Assim fica muito mais fácil e prático para os usuários clicarem em tudo que você divulgar.

O Instagram também pode ser usado como uma excelente ferramenta de relacionamento com o público. Você pode publicar novidades, a rotina dos bastidores e até mesmo compartilhar o conteúdo gerado pelo usuário, aumentando a prova social e a autoridade da sua marca.

Pinterest – é outra rede que funciona muito bem para estratégias de social commerce. É possível usar a plataforma quase da mesma forma que a loja do Instagram, pelo Pinterest Shopping. Os recursos da loja do Pinterest são extensos e permitem que você faça todo o processo de vendas, inclusive contando criação de anúncios e análise de tráfego.

5 DICAS DE COMO ADOTAR O SOCIAL COMMERCE NO SEU NEGÓCIO

FOQUE NOS SEUS MELHORES PRODUTOS COM O MENOR CUSTO – nem sempre é possível colocar on-line todos os produtos que estão disponíveis na loja física ou no e-commerce. Por isso, a importância de focar apenas naqueles produtos que geram maior lucratividade. Isso vale também para a criação de anúncios: foque nos anúncios para os produtos que trazem um melhor resultado.

UTILIZE AS FERRAMENTAS CERTAS PARA A SUA ESTRATÉGIA – é importante que você conheça cada rede social e como cada ferramenta funciona e de que forma ela pode te ajudar. Você precisará usar ferramentas para edição de imagens, vídeos, gestão de redes sociais e geração de relatórios, entre outras funcionalidades. Sabendo o que usar e qual o momento certo, você tem um ganho de produtividade imenso.

FAÇA PARCERIA COM INFLUENCIADORES – se você souber usar bem o poder do marketing de influência conseguirá aproveitar a credibilidade de um influenciador para ganhar seguidores e clientes para o seu negócio. Algumas pesquisas mostram que a opinião de influenciadores já é a segunda maior responsável pela decisão de compra das pessoas, perdendo apenas para a opinião de amigos e parentes.

INCENTIVE O UGC –  incentive o User Generated Content (UGC), aquele conteúdo gerado pelo usuário. Compartilhe a opinião dos seus clientes, marque seus posts, crie uma conversa, responda e até mesmo envie produtos e mimos para que eles se sintam felizes e se tornem advogados da sua marca.

FIQUE ATENTO À REPUTAÇÃO DA SUA MARCA – É importante que você faça o monitoramento da marca, não apenas vendo o que seus clientes comentam nos seus posts, mas também o que eles podem estar falando em outros cantos da Internet. Você pode procurar por palavras-chaves nas redes sociais, pesquisar as reclamações e reputação da sua marca no Reclame Aqui ou usar ferramentas específicas de monitoramento para fazer uma pesquisa completa sobre sua empresa na Internet.

AVALIE SUA ESTRATÉGIA E PROPONHA MELHORIAS – as redes sociais mudam bastante. A estratégia de social commerce que faz sucesso hoje, pode não funcionar mais amanhã. Por isso, sempre reavalie as suas estratégias, acompanhe as novidades do mercado digital, traga novidades para suas lojas virtuais e não deixe de fazer promoções e conferir o processo de finalização de compra, para evitar que seus clientes abandonem muitos produtos no carrinho.