16 de novembro de 2022

TENHA SUCESSO EM 2023: FAÇA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA SUA EMPRESA!

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Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

Já é tempo de planejar as metas da sua empresa para 2023. Com um bom planejamento você vai diminuir os riscos e também se preparar para imprevistos. Outra vantagem é que irá determinar o quanto pretende crescer e como irá fazer para atingir o que planejou.

Veja estas dicas de como fazer um bom planejamento estratégico para 2023:

O QUE É – planejamento estratégico é um plano de ação que estrutura tudo que a empresa precisa fazer para alcançar o seu pleno desenvolvimento. É como se fosse um mapa com um caminho para atingir o sucesso. Com esse documento você saberá qual a situação atual da sua empresa e como fará para chegar aonde pretende em curto, médio e longo prazos. Você vai definir metas e terá uma visão mais ampla e estratégica do seu negócio.

IMPORTÂNCIA – uma ideia só passa a ser realidade quando é colocada no papel. Ou seja, quando é escrita e definida como meta. O planejamento estratégico permite a elaboração de planos de ação e haja a organização necessária para saber se uma ideia será viável e trará os resultados necessários.

OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS – outra vantagem do planejamento estratégico 2023 é que poderá preparar o seu financeiro para o próximo ano. Para isso, será necessário um estudo de como andam as finanças da sua empresa. A partir disso, será possível observar pontos em que há gastos desnecessários e que podem ser otimizados para que a empresa consiga ter mais austeridade financeira e fazendo com que sobre mais capital para investir em outros lugares.

IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS FORTES E FRACOS – o planejamento estratégico permite saber quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio e onde a sua empresa pode melhorar. A visão de alguém de fora também pode ajudar a identificar esses pontos.

DICAS DE COMO FAZER O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2023

FAÇA O DIAGNÓSTICO DA EMPRESA – isso permite que tenha uma visão completa e ampla do empreendimento. E como estão as finanças, desempenho, processos, satisfação dos clientes, posicionamento da mara e outros.

FAÇA A ANÁLISE SWOT – é uma sigla para (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats). Ou seja, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a sua empresa. Strengths: permite que você avalie os pontos em que você possui vantagem em relação os seus concorrentes; Weaknesses: aqui, é necessário analisar os pontos fracos da empresa, ou seja, como insatisfação dos clientes, por exemplo; Opportunities: avaliação de eventos, ações ou tendências que podem aumentar o faturamento da empresa;         Threats: são os pontos de ameaça ao seu negócio, que muitas vezes você não tem controle sobre.

DEFINA UMA MISSÃO – quais os valores da sua empresa. O que ela pretende trazer de benefícios à população.

ESTABELEÇA METAS – faça uma análise de onde quer chegar. Atenção: objetivos e metas são coisas diferentes. Objetivos da empresa são mais amplos e indicam onde a empresa deseja chegar no futuro. Após definir os seus objetivos, será necessário pensar o que se deve fazer para chegar lá e dividir em pequenos passos, que no caso são as metas. Por isso, as metas costumam ter um prazo para serem cumpridas.

ANALISE SUA VISÃO E METAS DE LONGO PRAZO – você deve saber para onde está indo e por quê. . Quando você está definindo metas, elas devem estar em busca desse destino. Se você ainda não tem uma visão clara ou sente que a sua está desatualizada, talvez seja hora de dar outra olhada. Defina o que terá de fazer em 2023 para alcançar as metas mais abrangentes. Seja específico em suas metas: em vez de aumentar a receita, estabeleça aumentar as vendas em 10%.

FAÇA UM PLANO ORÇAMENTÁRIO – para concretizar as metas é preciso ter capital. Por isso, é fundamental elaborar um planejamento orçamentário. Ou seja, um plano onde são feitas todas as projeções de entradas e saídas de capital. Assim será possível prever quais serão os gastos e o quanto é esperado de entrada na empresa.  Também será possível saber quanto você precisará de investimento ou arrecadação para novos projetos.

ELABORE INDICADORES DE DESEMPENHO – utilize indicadores-chave de desempenho, também conhecidos como KIPs. Eles quantificam o sucesso da empresa em diversos setores. Existem  algumas categorias de indicadores chave, como: Indicadores de produtividade: que irão analisar como está o rendimento dos processos dentro da empresa; Indicadores de qualidade: eles analisam como o serviço ou produto está sendo entregue, e junto aos indicadores de produtividade dão uma visão ampliada de como andam o seu operacional; Indicadores de capacidade: buscam analisar a competitividade da empresa, ou seja, como ela consegue responder ao processo por meio da relação de saídas em um determinado período do tempo; Indicadores estratégicos: dão informações relacionadas a como se encontra a empresa de maneira geral. Ou seja, mostra como a empresa está em relação ao que foi planejado.

EXEMPLOS DE KIPS – Indicadores de Lucratividade; Retorno Sobre Investimento (ROI); Ticket Médio; Conversão em Vendas; Faturamento por pessoa; Produtividade; Taxa de turnover.