16 de janeiro de 2023

WHATSAPP: VENDA MAIS EM 2023!

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Autor: Milton Correia Junior – Jornalista e redator.

Neste ano que está começando, é fundamental que o MEI, o micro e o pequeno empresário utilizem o WhatsApp para incrementar suas vendas. Cerca de 99% dos brasileiros têm esse aplicativo em seus celulares e 76% o utilizam para interagir com as marcas.

Veja estas dicas de como vender mais em 2023 utilizando o WhatsApp:

WHATSAPP BUSINESS – permite que você tenha acesso a catálogo de produtos, etiquetas, mensagens automatizadas, etc. e que construa um perfil da sua empresa. Porém, não permite integração por API nem a associação a um chatbot. Já o WhatsApp Business Platform   permite a conexão de agentes simultâneos para respostas manuais e integrações com chatbots para conversas automatizadas.

USE UM NÚMERO PROFISSIONAL – jamais utilize seu número pessoal. Você deverá ter um número apenas para a sua empresa. Você pode determinar em quais horários está disponível para atendimento online pelo app e informar que o número serve para vender pelo WhatsApp e não para receber chamadas.

LEVE SEU CANAL DE VENDAS PARA MAIS PESSOAS – amplie o alcance das vendas pelo WhatsApp divulgando em anúncios do Google Ads, por e-mail marketing e na meta descrição e title de seu site. Mais pessoas passam a ver que o seu negócio também se encontra no app, o que encurta ainda mais a distância entre empresa e prospect ou empresa e cliente.

TENHA UM COLABORADOR – se for possível, deixe a comunicação pelo WhatsApp a cargo de um funcionário ou colaborador da sua empresa. Isso evita que clientes fiquem no vácuo, sem resposta e acabam desistindo de comprar da sua empresa.

EVITE SPAM – eles também podem acontecer pelo WhatsApp. Ou seja, não envie comunicações e propagandas indevidas e excessivas. Só use o app para se comunicar com sua base de leads (possíveis clientes que se interessam pelos seus produtos e serviços). Não envie mensagens de bom dia, boa noite, com ou sem imagens fofas, gifs de bichinhos fofos e outras comunicações que nada tem a ver com sua proposta de negócio.

PEÇA O OPT-IN DOS USUÁRIOS – é uma autorização expressa dos usuários permitindo que você envie comunicações para eles em determinados casos. Isso garante que suas comunicações estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

CRIE CATÁLOGO DE PRODUTOS – com fotos, descrição, preço e link para realizar a compra. Esse recurso facilita  a descoberta de novos itens pelos seus usuários e permite a compra com uma experiência melhor e mais simplificada. Se você tiver a função de pagamentos já implementada, o processo pode ser concluído no próprio WhatsApp.

AUTOMATIZE COM CHATBOTS – com a WhatsApp Business Platform você pode começar a automatizar suas comunicações com o uso de chatbots. Isso oferecerá muito mais escala para seu atendimento e uma experiência muito mais fluida, rápida e engajadora. Você pode programar um chatbot que irá responder às principais dúvidas do usuário, fazer recomendações personalizadas e até para incentivar cross-sells e upsells de produtos e serviços.

FAÇA USO DOS RECURSOS MULTIMÍDIA – use emojis, vídeos, localizações, listas de opções, botões e outros recursos multimídia para fazer com que seu conteúdo chame ainda mais atenção dos usuários. Faça um mix de conteúdos com informações educativas, promoções, dicas de como usar melhor o produto comprado, tira-dúvidas, entre outros.

INTEGRE SEU WHATSAPP – a outros canais de comunicação como SMS, e-mail, voz, notificações push, etc., e assim criará uma estratégia omnichannel. Desta forma evita o envio de informações repetidas e  poderá reforçar algumas informações, promoções e convites em canais diferentes para ter mais assertividade e chances de o usuário ver seu conteúdo.

DIVULGUE SEU NÚMERO DE WHATSAPP – é fundamental divulgar esse número em anúncios nas redes sociais, materiais de marketing, no seu site, entre outros.

DÊ O NÚMERO DA SUA EMPRESA – assim, fica a critério dos clientes a opção de adicionar o seu número, o que reduz a insatisfação e os bloqueios.

UTILIZE LISTAS DE TRANSMISSÃO – com elas é possível mandar uma única mensagem para até 256 contatos diferentes. Dá a sensação de conversa de um para um e não aquele incômodo que são correntes de grupos de WhatsApp.

OFEREÇA CONTEÚDO RELEVANTE – envie conteúdo de valor aos prospects e clientes para estreitar o relacionamento. Seja ele áudio, texto, vídeo ou até mesmo um resumo dos últimos posts do seu blog. Conteúdo relevante é aquele que gera interesse no público. Assim sendo, procure oferecer sempre o que ele quer receber. E não deixe de pedir feedbacks, de tempos em tempos, para entender o que pode ser melhorado.

UTILIZE O WHATSAPP WEB – Também dá para usar o WhatsApp no computador. Assim, fica mais fácil gerenciar sua lista de transmissões.

DÊ SUPORTE – utilize o WhatsApp para dar suporte ao cliente. Muitos preferem enviar mensagem do que ficar esperando muito tempo para serem atendidos pelo telefone. Aproveite as vantagens de recursos como mensagens de voz e envio de documentos para oferecer todo o suporte que eles precisam. E para responder suas dúvidas, resolver seus problemas e demonstrar agilidade, empatia e profissionalismo.

ORGANIZE SEUS CLIENTES – para evitar que você perca um cliente que não lembra o nome ou o histórico em meio a tantos outros, renomeie os contatos de acordo com o estágio de relacionamento. Assim, qualquer confusão é reduzida e você pode até mesmo agrupar clientes para os quais vende com mais frequência.

CRIE UM CRONOGRAMA DE MENSAGENS – com uma lista enorme de clientes, é natural que o seu negócio terá contatos em diferentes estágios. Por isso a abordagem deverá ser personalizada com cada um. Ou seja, você não pode enviar a mesma mensagem para todos os seus contatos. Assim, ter um cronograma de mensagens ajuda a entender em qual momento devem se relacionar com seu negócio. Pense em um documento para prever quando e como abordar cada um deles, conforme o modo com o qual avança pelo funil de vendas,

CONSTRUA SUA AUDIÊNCIA VIA INSTAGRAM E FACEBOOK – insira em seu perfil o número de contato para vendas pelo WhatsApp e também nos posts. Isso contribui para que mais e mais pessoas percebam que seu negócio está disponível por lá.

CAPTURE O NÚMERO DE WHATSAPP COM RECOMPENSA DIGITAL – é quando uma empresa oferece algo em troca do contato e do começo de relacionamento do cliente com o negócio. Basta criar um material rico que gere interesse, como um ebook, por exemplo. A partir daí, sua tarefa é condicionar o download ao registro do celular do usuário.

CRIE UMA CAMPANHA DE VENDAS PARA O WHATSAPP – pode ser uma carta de vendas em versão resumida. Usar uma linguagem persuasiva e repassá-la aos contatos, aumentará as chances de vendas. Não se esqueça de exaltar os diferenciais do seu negócio e mostrar para o cliente por que é a melhor opção para atender à necessidade dele.

USE GATILHOS MENTAIS PARA AUMENTAR AS CONVERSÕES – são técnicas de convencimento do usuário. Isto é, de incentivá-lo à tomada de decisão. O gatilho mental de urgência que induz o cliente a fazer uma conversão imediata para não perder a oportunidade de compra. O de escassez que estimula o cliente a comprar antes que o produto ou serviço acabe. Aprender a mexer com as emoções do cliente é tão importante quanto aprender como vender pelo WhatsApp.

COMPARTILHE INFORMAÇÕES IMPORTANTES – o WhatsApp tem uma funcionalidade que se chama Status. É um espaço interessante para publicar informações de destaque. No entanto, essa publicação só ficará disponível por apenas 24 horas. Pode ser uma boa ideia para divulgar uma promoção, por exemplo.